Como aproveitar as oportunidades, datas e feriados no seu planejamento digital?

Começo de ano, momento ideal para planejar e observar as oportunidades de se aproximar ainda mais do dia a dia dos clientes ou adequar sua comunicação digital. Para isso, as celebrações, feriados, datas comemorativas e eventos regionais podem ser a brecha perfeita para planejar campanhas, conteúdos e produtos específicos para cada tipo de celebração!

Muito além das datas tradicionais: saiba o que seu pública procura!

O marketing sazonal, explorando datas comemorativas e feriados, é uma técnica que extrapola o meio digital, como demonstram os centros comerciais decorados para festas como o Natal, dia dos namorados ou o Dia das Mães, por exemplo. Além de ajudar na fidelização dos clientes, esse tipo de abordagem associada às datas ajuda a manter a comunicação atualizada e inserida no dia a dia dos consumidores, que estarão buscando produtos específicos para cada ocasião.

Para aproveitar o melhor desse tipo de abordagem, é necessário montar um planejamento seja anual, semestral ou trimestral o quanto antes, indicando todas as datas que possam ser associadas com seus serviços, públicos e o tipo de abordagem que será realizada em cada uma delas. Assim, muito além de datas já tradicionais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa ou Natal, é necessário buscar datas específicas que tenham sintonia com seus serviços e possam gerar conteúdos de curiosidades ou mesmo de algum serviço específico.

Assim, além de datas e feriados, pesquisar estreias do cinema, festivais de música, festas regionais e premiações que atraem o interesse do público pode ser uma maneira de se destacar e estar inserido no contexto que seus clientes vivem. Os conteúdos, dessa forma, podem ser desde o horário do funcionamento da sua loja em determinado feriado, até uma campanha com descontos para produtos selecionados no Dia dos Namorados, por exemplo.

Com nosso cliente, a Casa do Yakisoba, um dos mais tradicionais pontos de comida oriental de Campinas, a comunicação é alinhada com as principais estreias do cinema e datas comemorativas, o que ajuda a ressaltar o dinamismo, receptividade e modernidade das unidades, que contam com tablets para realizar os pedidos, além de atrair novos fãs nas redes sociais com um humor diferenciado, sempre associado com grandes eventos.

Assim, tudo pode ser uma oportunidade de relacionar sua marca com bons momentos, porém, é necessário avaliar a relação de cada data e oportunidade com o seu público, para a estratégia não ficar forçada ou soar como incoerente. Portanto, como sempre indicamos, para aproveitar as melhores oportunidades do marketing digital, conhecer bem o seu público e ter um planejamento com antecedência podem ajudar, e muito, a conquistar resultados cada vez melhores.