Como aproveitar as oportunidades, datas e feriados no seu planejamento digital?

Começo de ano, momento ideal para planejar e observar as oportunidades de se aproximar ainda mais do dia a dia dos clientes ou adequar sua comunicação digital. Para isso, as celebrações, feriados, datas comemorativas e eventos regionais podem ser a brecha perfeita para planejar campanhas, conteúdos e produtos específicos para cada tipo de celebração!

Muito além das datas tradicionais: saiba o que seu pública procura!

O marketing sazonal, explorando datas comemorativas e feriados, é uma técnica que extrapola o meio digital, como demonstram os centros comerciais decorados para festas como o Natal, dia dos namorados ou o Dia das Mães, por exemplo. Além de ajudar na fidelização dos clientes, esse tipo de abordagem associada às datas ajuda a manter a comunicação atualizada e inserida no dia a dia dos consumidores, que estarão buscando produtos específicos para cada ocasião.

Para aproveitar o melhor desse tipo de abordagem, é necessário montar um planejamento seja anual, semestral ou trimestral o quanto antes, indicando todas as datas que possam ser associadas com seus serviços, públicos e o tipo de abordagem que será realizada em cada uma delas. Assim, muito além de datas já tradicionais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa ou Natal, é necessário buscar datas específicas que tenham sintonia com seus serviços e possam gerar conteúdos de curiosidades ou mesmo de algum serviço específico.

Assim, além de datas e feriados, pesquisar estreias do cinema, festivais de música, festas regionais e premiações que atraem o interesse do público pode ser uma maneira de se destacar e estar inserido no contexto que seus clientes vivem. Os conteúdos, dessa forma, podem ser desde o horário do funcionamento da sua loja em determinado feriado, até uma campanha com descontos para produtos selecionados no Dia dos Namorados, por exemplo.

Com nosso cliente, a Casa do Yakisoba, um dos mais tradicionais pontos de comida oriental de Campinas, a comunicação é alinhada com as principais estreias do cinema e datas comemorativas, o que ajuda a ressaltar o dinamismo, receptividade e modernidade das unidades, que contam com tablets para realizar os pedidos, além de atrair novos fãs nas redes sociais com um humor diferenciado, sempre associado com grandes eventos.

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Assim, tudo pode ser uma oportunidade de relacionar sua marca com bons momentos, porém, é necessário avaliar a relação de cada data e oportunidade com o seu público, para a estratégia não ficar forçada ou soar como incoerente. Portanto, como sempre indicamos, para aproveitar as melhores oportunidades do marketing digital, conhecer bem o seu público e ter um planejamento com antecedência podem ajudar, e muito, a conquistar resultados cada vez melhores.