Você sabe o que é clickbait? Essa tática muito utilizada na internet pretende gerar tráfego online, no entanto, é feita por meio de conteúdos enganosos ou sensacionalistas. O clickbait também é conhecido como caça-clique. Afinal, gera descontentamento ao quebrar a expectativa do usuário. A seguir, vamos explicar o que é clickbait e quais são os riscos de utilizá-lo!
O que é clickbait?
Podemos traduzir esse termo como isca para clique. Na prática, o clickbait é um título polêmico que atrai a atenção do usuário. Contudo, trata-se de uma propaganda enganosa, visto que as respostas para aquele assunto não são encontradas.
Isso porque o clickbait é desenvolvido para chocar, e seu conteúdo não entrega a promessa realizada no título. Geralmente, são textos repletos de clichês e informações óbvias.
Por que o uso do clickbait não é recomendado?
Agora que você sabe o que é clickbait, é muito importante entender porque essa prática não é recomendada. Separamos a seguir, os principais motivos para evitá-lo em suas redes sociais, sites e blogs.
O conteúdo a ser entregue não é verdadeiro
A primeira razão para evitar o uso de clickbait é que a prática não é correta. Isso porque, esse tipo de conteúdo vai na contramão da ética e moral com o usuário ao enganá-lo simplesmente para o acesso.
Apenas cliques não valem a pena
Ao utilizar o clickbait no seu blog ou rede social você terá uma enxurrada de acessos, e isso pode ser animador no início. Entretanto, ao criar um conteúdo popular como esse, você não terá resultados reais para sua empresa ou loja. Afinal, essa estratégia é baseada somente em números.
Quando você desenvolve estratégias digitais, é necessário qualificar os leads que acessam os conteúdos. Assim, de nada adianta milhares de acessos se nenhum deles for convertido, não é mesmo?
Você perderá clientes
Quando uma estratégia digital é desenvolvida, você pode torná-la ainda melhor considerando boas práticas de qualidade no atendimento. No entanto, muitos esquecem que ter o sucesso do cliente deve ser uma prioridade antes mesmo que ele se torne um possível cliente.
Ao oferecer um clickbait, o usuário pode sentir-se enganado e chateado. Você não quer sentimentos como esses associados à sua marca ou empresa, quer? É importante pensar que, ainda que um clickbait ofereça milhares de acessos, a maioria não continuará a engajar ao perceber que foi enganada.
Como atrair tráfego de modo saudável e constante?
Você percebeu que o clickbait não é recomendado para atrair clientes. Então, como fazer isso de forma saudável e constante? A resposta é investir em marketing de atração, ou inbound marketing.
Essa forma de publicidade online busca a relevância por meio de conteúdos ricos, confiáveis e sejam realmente úteis ao usuário. Desse modo, é possível atrair e conquistar clientes pela qualidade do que você está entregando. Assim se dá o início ao relacionamento saudável e duradouro entre cliente e marca ou empresa.
O marketing de atração é responsável por gerar 3 vezes mais leads quando comparado a links patrocinados, segundo estudo realizado pelo Content Marketing Institute, divulgado pelo HubSpot.
Quando falamos em clickbait, não há compromisso ou veracidade nos conteúdos, visto que o foco é apenas o acesso imediato. Por isso, essa não é a melhor forma de prospectar clientes, diferente do marketing de atração.
Neste conteúdo, você pôde entender o que é clickbait, porque ele deve ser evitado e como é possível atrair tráfego para seu blog ou redes socais de forma saudável e constante. Basta investir em inbound marketing.
Gostou deste assunto? Quer conferir mais informações como estas? Então, veja também como aumentar acessos em seu site!