Chatbots facilitam a vida dos clientes de operadoras de telefonia

Quem nunca teve um problema com a operadora do celular? Seja uma instabilidade de conexão, cobrança indevida ou o boleto que não chegou, muitos associam as operadoras de telefonia diretamente com problemas de atendimento ao cliente ou horas e horas esperando uma solução nas ligações de call center, certo?

Com o uso dos chatbots, porém, uma nova fase de atendimento padronizado e prático pode mudar a maneira que lidamos com essas empresas!

Chatbots: um novo canal para atendimento das empresas de telefonia

Quatro empresas de telefonia figuravam no topo do ranking de reclamações do Procon em 2018, com reclamações frequentes de sinal de internet, dificuldade de cancelamento, não responder queixas ou ligações perdidas nos call centers. Uma situação que, infelizmente, muitos já vivenciamos na prática e faz com os serviços de telefonia sejam sempre associados com atendimentos ineficientes.

Com a vantagem de ter a disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias da semana e poder ser acessado diretamente pelos chats e aplicativos de mensagens, o chatbot surge como uma nova ferramenta de atendimento ao cliente para essas empresas, com padronização, qualidade e praticidade. Um vantagem real tanto para as marcas, que podem economizar nas equipes de atendimento, quanto para os clientes que terão um atendimento direto, sempre que precisar.

Os chatbots, assim, já ocupariam uma tendência de atendimento online. No levantamento realizado pela Anatel, cerca de 140 mil consumidores de todo o país foram entrevistados com o objetivo de avaliar a satisfação e qualidade dos  serviços de telecomunicações e indicou que o atendimento pela internet foi o que mais cresceu entre os anos de 2016 e 2017, o que indica uma tendência gradual do consumidor resolver as dúvidas, problemas e sugestões online, sem precisar utilizar a ligação ou ir até uma loja.

Na prática, a Oi foi uma das primeiras operadoras a oferecerem um autoatendimento por chatbot no Minha Oi, no qual os clientes podem interagir com o bot para solicitar contas, visitas técnicas, cancelamentos e dúvidas frequentes. O chatbot da operadora está disponível tanto no aplicativo da Oi quanto no Facebook Messenger e no Whatsapp. Como resultado, desde abril de 2018 foram realizados 600 mil atendimentos e um volume total de 8 milhões de mensagens trocadas com clientes da operadora, com um ótimo retorno: 78% dos assinantes que experimentaram a ferramenta a aprovaram e 94% deles não precisaram ligar depois para o call center.

Apresentando uma vantagem real tanto para as empresas quanto para os clientes que recebem um atendimento padronizado e eficiente, os chatbots poderão ajudar a tirar as operadoras de telefonia do ranking de reclamações nos próximos anos e mudar nossa percepção de atendimento.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

site hackeado

Site hackeado: razões que podem colocar seu projeto em risco

Ter um site hackeado pode ser tão ruim quanto ter sua casa roubada. Talvez você pense que estamos exagerando, mas

concorrentes no TikTok

Como descobrir e analisar concorrentes no TikTok

Descobrir e analisar concorrentes no TikTok se tornou uma tarefa indispensável para quem deseja não apenas competir, mas dominar seu
Diminuir a taxa de rejeição

Como diminuir a taxa de rejeição do seu blog

Diminuir a taxa de rejeição está entre os principais objetivos de quem busca aprimorar suas estratégias de marketing de conteúdo,

marketing digital para mercado imobiliário

Marketing digital para mercado imobiliário

Veja como investir no marketing digital para mercado imobiliário e saiba como gerar mais oportunidades para seu portfólio de imóveis.
seo para google maps

SEO para Google Maps: dicas para rankear melhor seu negócio

O SEO para Google Maps se tornou essencial para qualquer empresa com presença física. Saiba como funciona os fatores de
Como empresas de serviços podem usar marketing digital para atrair clientes

Como empresas de serviços podem usar marketing digital para atrair clientes

Se você está lendo este artigo, provavelmente está no ramo de serviços. E se você está no ramo de serviços,