Chatbots: 5 funções além do atendimento ao cliente

Muito além do atendimento eficiente aos clientes, os chatbots surgem com novas funções e objetivos

Pela eficiência e padronização, muitas vezes restringimos nosso conceito das funções dos chatbots apenas ao atendimento ao consumidor, quase como uma postura passiva de receber dúvidas e interações. Na prática, os chatbots podem ter funções que vão muito além do atendimento ao cliente, colaborando em diversas áreas, para diversos tipos de empresas.

Confira 5 funções do Chatbot que vão além do atendimento ao cliente.

Agendamento ou delivery

Já há chatbots em apps de mensagens, como o Facebook Messenger, com a missão de reservar hotéis ou fazer pedidos de comidas só pela troca de mensagens. Na página do Burger King Argentina, você pode fazer pedido de delivery do seu lanche preferido, com apenas alguns cliques, sem precisar baixar outro aplicativo para isso. Você tem um restaurante? Veja como os chatbots podem ajudar te ajudar.

Geração de Leads

Conseguir cadastrar informações como o e-mail, telefone, região e área de atuação dos seus clientes em potencial é fundamental  para as estratégias de inbound e para sua equipe de vendas. Há chatbots que já atuam com o objetivo de reter visitantes no site ou em chats e, através de perguntas por mensagens, conseguem obter as principais informações dos clientes com praticidade.

Novidades e Relacionamento

Depois que o cliente envia a primeira mensagem no Facebook Messenger ou futuramente no WhatsApp, o chatbot pode manter novos contatos, especialmente com novos produtos ou promoções, estimulando um relacionamento contínuo com o cliente e, consequentemente, podendo estimular vendas .

Pesquisas de satisfação

Pesquisas de satisfação são importantes para  melhorias de serviços, análise de mercado, entendimento do público. Porém, muitas pessoas ainda associam essas pesquisas com formulários longos ou dezenas de cliques, o que dificulta a participação. Com a vantagem de responder às questões sem sair dos aplicativos de mensagens, os chatbots transformam os longos questionários em uma maneira dinâmica de ter esse retorno. Inclusive, como já indicamos, 74% dos participantes de pesquisas por chatbots acharam mais fácil responderem diretamente pelos aplicativos, de acordo com os primeiros testes realizados pelo Opinion Box.

Chatbots como personagens  

Falar com um robô exerce uma curiosidade nas pessoas e algumas marcas estão aproveitando esse fascínio e a vantagem de interagir com o chatbot de uma maneira bem humorada, personalizada com personagem, com nome, gírias, personalidade… Na página da Prudence, a Conselheira Prudence, por exemplo, tem  o objetivo de dar dicas sobre saúde sexual e sempre oferece um dos produtos da marca associados com as dúvidas ou temas que foram escolhidos durante as interações. Essa é uma maneira divertida de passar um conteúdo sério e estar presente no dia a dia dos clientes.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Dia dos pais: dicas para sua marca aproveitar a data na internet

Você sabia que em 2018 as vendas no Dia dos Pais foram as melhores dos últimos 6 anos? No e-commerce,

o que são backlinks

O que são backlinks e como eles impactam sua estratégia digital

Muitas pessoas não sabem o que são backlinks, mas isso não muda o fato de que eles são responsáveis por

plano de marketing para e-commerce

5 ações para um plano de marketing para e-commerce

Já sabemos que as transformações sociais, tecnológicas e de comportamento do consumidor acontecem em um ritmo muito acelerado, e é

publicidade no Facebook

Publicidade no Facebook: entenda quanto investir para ter bons resultados

A publicidade no Facebook é uma parte importante do plano de mídia das marcas. Ela contribui para propagar publicações, atrair

marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital para pequenas empresas funciona?

Se você é dono de uma pequena empresa, já deve ter ouvido falar sobre o potencial da taxa de conversão
Instagram no Brasil

Como usar stickers de links no Instagram?

Os stickers de link são uma ótima opção para você compartilhar seus produtos para os seguidores. Confira como utilizar a