O WhatsApp se tornou parte da rotina de quem está online, seja para falar com amigos, colegas de trabalhos ou familiares, em diversos momentos do dia. Para os negócios, o desenvolvimento de chatbot para WhatsApp Business consolidará o app como um canal de atendimento ao cliente eficiente, beneficiando principalmente as grandes empresas.
De acordo com a pesquisa do SEBRAE, que entrevistou 6 mil empresários de pequenas e médias empresas no Brasil, 72% deles já utilizam o aplicativo como ferramenta de negócios, para se comunicar diretamente com clientes sobre serviços (59%), atendimento (59%) e vendas (43%).
Se hoje muitos utilizam o app de uma maneira “amadora”, não muito diferente de um contato pessoal, o desenvolvimento de chatbot para WhatsApp Business irá padronizar e oferecer atendimento eficiente mesmo fora do horário comercial, o que será um diferencial para grandes empresas que recebem centenas de contatos diariamente.
Por que desenvolver chatbot para WhatsApp Business?
Lançado em meados de 2018, o WhatsApp Business não é o aplicativo de mensagem que estamos acostumados a falar com nossa família ou amigos.
Essa nova plataforma do WhatsApp foi desenvolvida justamente para facilitar o atendimento ao cliente das empresas. Nos primeiros meses, havia limitações bem conhecidas ao acesso da API oficial do WhatsApp, restrita apenas para algumas empresas e desenvolvedores aqui no Brasil, mas agora a situação começa mudar com a abertura gradual do Whatsapp Business para um público maior.
Especialmente para empresas que recebem um grande volume de interações, a possibilidade de desenvolver chatbot para WhatsApp Business será uma vantagem competitiva, o que pode ajudar a fidelizar clientes e transformar o canal no principal meio de contato de SAC. Chatbots, na prática, conseguem atender inúmeros contatos ao mesmo tempo, com mensagens padronizadas e sem a necessidade de sair do WhatsApp, o que é uma facilidade e praticidade para o cliente.
No geral, o desenvolvimento de chatbot para WhatsApp Business irá automatizar a parte mais trabalhosa das interações, resolvendo as dúvidas e problemas que sejam mais comuns, só deixando para as equipes de atendimento aquelas interações que realmente precisam de uma sensibilidade humana.
Para as empresas, estar atento para essas novas tecnologias e formas de comunicação é importante para fortalecer a presença digital e atender os cliente pelos canais que eles já utilizam diariamente para interagir entre eles. Desenvolver chatbot para WhatsApp Business, dessa forma, irá trazer vantagens tanto para empresas quanto para os clientes em rotinas cada vez mais atribuladas.
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