Conheça 3 exemplos de chatbots para empresas

Os chatbots estão em todos os lugares e já fazem parte do nosso dia a dia. Neste artigo, vamos ver chatbot exemplos de usos distintos dessa ferramenta poderosa, capaz de aprender, de aperfeiçoar, de vender e até mesmo de ajudar ao próximo. Os chatbots, ou simplesmente, bots, podem ser usados em diferentes áreas como na saúde e na educação. Mas, quando há criatividade e vontade de solucionar os problemas de forma real, o céu é o limite. Empresas, bancos e até prefeituras já se beneficiam – e obviamente beneficiam o seu público – com o uso de bots inteligentes.

Os Chatbots nada mais são que robôs de interação que estão modificando nossa relação com o atendimento de maneira geral. Disponíveis 24 horas por dia, eles fazem o primeiro atendimento de todas as solicitações dos clientes, mas sua utilização não para por aí! Eles podem muito mais!

Chatbot exemplos

Assistentes de Perguntas Frequentes (FAQ)

Sua empresa recebe um volume alto de perguntas, diariamente? Ter um bot que ajuda o seu time de SAC com as perguntas frequentes é uma solução imprescindível. Ela ajuda a operação a ganhar velocidade, sem perder qualidade e, ao mesmo tempo, dá fôlego aos atendentes que podem focar sua atenção em casos mais complexos e que necessitem de atenção especial.

Mas, muito se engana quem acredita que basta migrar o seu material de FAQ para a interface do Chatbot. É fundamental que você ofereça uma experiência conversacional. Ou seja, o seu consumidor precisa ser atendido de forma adequada, com contexto e com respostas adequadas.

Essa solução pode ser muito eficiente para aqueles negócios que recebem perguntas fora do horário de atendimento do SAC.
Por exemplo, um restaurante que recebe aos sábado inúmeras perguntas sobre reservas, cardápios, promoções… Ou qualquer outra empresa que necessite sanar rapidamente as dúvidas. Hoje em dia, com tudo na palma da mão, o consumidor está cada vez mais exigente e ter um chatbot não é mais um diferencial, é uma necessidade real.

Geração de leads

Os chatbots podem, facilmente, ser integrados às estratégias de geração de leads de qualquer empresa.

Para converter leads com chatbots, o bot pode ser programado para incluir perguntas ao decorrer das interações ou, então, oferecer um formulário estruturado para que os usuários respondam os campos de uma só vez.

Os chatbots, dessa forma, conseguem qualificar os leads e direcioná-los para as equipes de vendas quando eles já mostraram mais interesse.

Bots para equipes

Segundo estudos de Ciência Cognitiva, cada vez que alguém é interrompido no trabalho a pessoa demora em torno de 15 minutos para restabelecer a concentração. Os chatbots voltados para dúvidas internas são aliados em prol da produtividade nas empresas.

Ele poderia ajudar, por exemplo, com projetos. Um colaborador com uma dúvida em relação a um deadline, ou pendência de uma tarefa poderia ser respondido por um bot. Imagine que incrível ter um chatbot na sua empresa que ajuda seus funcionário com questões usuais. Isso pouparia tempo e esforço da sua equipe, além de aumentar a produtividade de todos!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

conteúdo viral

Você realmente precisa de um conteúdo viral?

Descubra por que tentar criar conteúdo viral pode ser inútil e como focar em qualidade e consistência pode gerar melhores
aumentar as vendas em uma loja fisica

Como aumentar as vendas de uma loja física com o marketing digital

Aumentar as vendas de uma loja física está diretamente ligado à sua presença na internet. Essa relação não faz sentido

posicionamento de valor

O que é posicionamento de valor para sua empresa?

O posicionamento de valor é fundamental para que as marcas comuniquem de por que devem ser escolhidas em detrimento da
O que é o Google Meu Negócio

O que é o Google Meu Negócio: recursos que toda empresa deveria usar

Quem busca se destacar no mercado e investir na presença digital da marca precisa saber o que é o Google

crescimento

5 estratégias comprovadas para o crescimento de sua empresa

Fazer uma empresa crescer hoje em dia parece cada vez mais complicado. Conheça estratégias comprovadas para o crescimento de seu

Ainda mais colorido e divertido – Conheça o novo site da Riclan!

Adaptado às novas tendências e com fácil navegação, o novo site da Riclan valoriza ainda mais os deliciosos produtos!