As soluções tecnológicas apresentam benefícios para diversos segmentos, principalmente para setores que têm a personalização e relacionamento com o cliente como garantia de sucesso, como é o caso do setor de turismo, onde as empresas precisam estar antenadas ao comportamento do público para se antecipar e oferecer os serviços adequados adequando o chatbot e o setor de turismo.
As companhias aéreas brasileiras, por exemplo, já utilizam o robô para facilitar o check-in de vôo, o procedimento oferece comodidade e agiliza o processo de identificação do viajante. A tecnologia no setor de turismo pode ser usada de diferentes maneiras, entre elas para melhorar a personalização dos serviços oferecidos, como é o caso da operadora Contiki, que desenvolveu um chatbot, apelidado de Tiki, para ajudar agentes e clientes a navegar pelos seus oito Travel Styles por meio do Facebook Messenger. A ideia é que a ferramenta tenha discernimento para identificar as ofertas de viagens que melhor se encaixem com o perfil do viajante em questão.
O chatbot e o setor de turismo são aliados no aumento das vendas, podendo ser utilizado para enviar promoções, sugestão de pacotes e aumentar o movimento em baixa temporada.
Chatbot e o setor de turismo
Facilidade nas reservas: se integrado ao sistema da empresa, o chabot é capaz de fornecer suporte instantâneo e até reservar a data pelo cliente. Isso facilita o procedimento de reservas, além de diminuir a taxa de desistência, causada por falta de informação e dificuldades de acesso.
Serviço de quarto: o sistema permite que você seja proativo e sugira produtos que possam interessar o cliente. Além de facilitar no momento dos pedidos, que podem ser feitos na plataforma indicada e pelo smartphone. Com o chatbot você surpreende os clientes a cada interação.
Redução de custos: o uso do chatbot dispensa a equipe de atendimento de alguns serviços básicos como agendar reservas, fazer check-in ou aplicar uma pesquisa de satisfação. Esses funcionários podem concentrar seus esforços em tarefas mais complexas, reduzindo custos de atendimento e visando a melhoria da empresa como um todo.
Conhecimento do público alvo: o histórico gerado pelas interações entre o cliente e o bot, pode ser utilizados para ações futuras. Dados sobre as preferências e comportamento do público, por exemplo, podem ser utilizados pela equipe de vendas, que poderá sugerir um pacote personalizado e assertivo.
Serviços personalizados: o conhecimento do público alvo permite que você personalize o atendimento e ofereça serviços de acordo com o perfil do consumidor. No momento do atendimento o bot poderá indicar eventos, locais e produtos que possivelmente seu cliente irá gostar.
Continue acompanhando nossos conteúdos e descubra como o chatbot pode acompanhar e atender as mudanças no comportamento do consumidor.