Criar uma campanha de performance é um requisito básico para ter sucesso com o marketing digital. Logo, se você deseja alcançar melhores resultados nas ações online, deve dar a devida atenção a esse tópico tão relevante.
As campanhas de performance representam a espinha dorsal das estratégias de marketing, complementando ações orgânicas, como o marketing de conteúdo. Essa abordagem direcionada e mensurável impulsiona o alcance e gera resultados tangíveis.
É interessante destacar que, de acordo com um estudo do Gartner, mais da metade (50,1%) dos diretores de marketing já estão investindo significativamente em estratégias de performance. Ou seja, esse tipo de tática tem importância reconhecida na conquista de objetivos comerciais.
É chegado o momento de você saber o que é e como criar uma campanha de performance de sucesso. Fique por aqui e saiba tudo!
O que é uma campanha de performance?
Uma campanha de performance no marketing digital é uma estratégia onde os anunciantes pagam com base nos resultados obtidos.
Diferente dos métodos convencionais, como anúncios na TV, nos quais o pagamento é feito pela exposição presumida a uma audiência, o marketing de performance se concentra nas ações reais dos usuários.
Nesse tipo de abordagem, o pagamento pelo anúncio está vinculado à execução de ações específicas pelo público-alvo.
Isso pode incluir desde a simples visualização do anúncio até a realização de compras, preenchimento de formulários ou outras interações que sejam os objetivos da campanha.
Essa abordagem voltada para resultados é essencial para gestores de marketing digital. Afinal, promovem maior controle sobre os investimentos e possibilitam uma maximização eficaz do retorno sobre o dinheiro gasto em publicidade.
Como criar uma campanha de performance de sucesso?
Para criar uma campanha de performance de sucesso, a equipe de marketing precisa desenvolver uma série de ações. Veja, abaixo, um passo a passo que elaboramos:
1º passo: estabeleça objetivos claros
Defina metas específicas para a campanha, como aumentar o tráfego no site, gerar leads qualificados ou impulsionar as vendas.
Lembre-se que as metas mensuráveis ajudam a orientar a estratégia e avaliar o sucesso da campanha.
2º passo: conheça a sua audiência-alvo
Realize uma pesquisa detalhada para entender quem é o seu público, seus comportamentos, interesses e necessidades.
Isso é importante para direcionar a mensagem correta e escolher os canais mais eficazes para alcançá-los.
3º passo: selecione as plataformas e canais adequados
Escolha os canais de marketing apropriados com base no seu público-alvo. De acordo com o perfil que se deseja alcançar pode-se apostar em anúncios pagos em redes sociais ou no Google Ads, por exemplo.
O importante é escolher os canais mais adequados para cada perfil de público. O Tik Tok, por exemplo, é uma das redes mais atrativas para jovens com idades de 16 a 24 anos. Logo, se você vende para essa faixa etária, talvez seja uma boa ideia utilizá-lo.
4º passo: crie conteúdo relevante e persuasivo
Desenvolva anúncios e conteúdos que sejam atrativos para sua audiência e estejam alinhados com os objetivos da campanha.
Certifique-se de que sua mensagem seja clara, direta e capaz de gerar engajamento. Para isso, contar com especialistas em conteúdo é fundamental.
5º passo: defina métricas e KPIs
Estabeleça métricas de sucesso, como taxa de conversão, CTR (Click-Through Rate), ROI (Retorno Sobre o Investimento) e outros indicadores-chave relevantes.
Essas métricas ajudarão a avaliar o desempenho da campanha. Assim, é possível fazer adaptações, conforme as respostas da recepção da audiência.
6º passo: implemente e monitore a campanha
Execute a campanha conforme planejado e acompanhe de perto os resultados em tempo real.
Monitore métricas-chave, faça ajustes e otimize continuamente com base nos insights obtidos.
7° passo: faça testes e otimizações
Realize testes A/B para comparar diferentes elementos da campanha, como textos, imagens ou segmentações de público.
Tais testes são excelentes para aprimorar constantemente a eficácia da campanha.
8º passo: analise os resultados e ajuste a estratégia
Ao final da campanha, analise os resultados obtidos em relação aos objetivos estabelecidos.
Identifique pontos fortes, áreas de melhoria e utilize esses insights para ajustar futuras estratégias de marketing.
Quais as vantagens desse tipo de estratégia?
No que se refere às vantagens de uma campanha de estratégia de performance incluem-se:
- Mensuração precisa dos resultados;
- Pagamento por ações concretas;
- Otimização contínua;
- Direcionamento eficaz ao público-alvo;
- Controle de investimentos;
- Maior retorno sobre o gasto em publicidade; e
- Flexibilidade para ajustes em tempo real.
Sabemos que desenvolver uma campanha de performance de sucesso exige certos cuidados e conhecimentos. Nesse sentido, contar com uma assessoria especializada é muito importante.
Vamos saber mais? Então, leia agora o nosso artigo que explica o que é e como contratar a sua assessoria de marketing digital.