Vendas online: por que a sua marca precisa abraçar essa oportunidade?

Diferentes perfis de público reunidos em um comportamento de consumo que cresce a cada ano: esse é o cenário que está sendo construído pelo varejo online. O hábito de comprar pela internet, que antes apresentava reticências pelo público, é hoje praticado através de diversas plataformas, do desktop ao mobile: resultado da combinação de inúmeros fatores, dentre eles, a possibilidade de comparação rápida de preços e a variedade das ofertas disponibilizadas para vendas online. O panorama é excelente e oferece uma oportunidade valiosa para as marcas no ambiente digital: é tempo de lucrar.

Um estudo encomendado pelo Google junto à empresa Forrester Research revela que as vendas online no Brasil devem dobrar até 2021. De acordo com a companhia, o segmento terá crescimento médio de 12,4% ao ano e atingirá um total de R$ 85 bilhões em vendas — um salto de 5,4% para 9,5% em participação de mercado. Os números surpreendem e reforçam ainda mais a necessidade de investimento no ambiente digital para a potencialização dos lucros.

Conhecer mais sobre o perfil do consumidor digital também é essencial para o sucesso das marcas nas vendas online. De acordo com dados do Sebrae Nacional, pessoas entre 35 e 49 anos lideram o ranking de compradores, com 36% de share, seguidos por indivíduos entre 25 e 34 anos, que somam 32%. O que poderia parecer difícil, não é. Consumidores entre 50 e 64 anos provaram também estar conectados e representam 16% dessa movimentação de compras.

O momento da decisão

A internet tem peso até mesmo em vendas online foram fechadas offline. Ainda de acordo com o estudo, 19% das vendas offline sofrem influência do meio digital. De acordo com a pesquisa Instagrammers no Brasil de 2016, 8 a cada 10 pessoas já tiveram compras inspiradas por algo que viram na internet. O fator já é claro para as gigantes do setor, que realizam atualizações constantes em suas ferramentas com o objetivo de gerar negócios. Como prova, Instagram Shopping e Facebook Market Place lideram o top of mind de recursos recém saídos do forno e reafirmam a atenção das plataformas para a oportunidade emergente. O notável crescimento de redes de inspiração, como Instagram e Youtube, também refletem um comportamento cada vez mais enraizado na sociedade atual: a busca por referências.

Uma mudança rápida

Transformações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas modificaram visivelmente o comportamento do consumidor ao longo do tempo. Com um volume de informações e ofertas cada vez mais expressivo, o decisor de compra deixou de ser um receptor passivo de conteúdos publicitários para se tornar um crítico exigente das melhores oportunidades. Menos influenciado por argumentos e extremamente bem informado, o novo comprador é, hoje, fisgado por estratégias de comunicação 360º: um trabalho diário e pautado na construção de histórias relevantes, que envolvem a marca em um contexto maior: a rotina do consumidor.

Para os que pretendem aumentar a sua fatia de mercado através de vendas online, o momento é mais que oportuno. Galgar os melhores resultados em um ambiente cada vez mais concorrido é tarefa que compete aos detentores do know-how de compreender a sinergia entre o melhor posicionamento nos mecanismos de busca, o conteúdo mais atrativo e as melhores estratégias digitais.

Dicas para vendas online

Utilizar uma estratégia de sucesso no comércio eletrônico é a chave do sucesso para todas as empresas que querem aproveitar as vendas online. Isso ajuda você a gerar reconhecimento da marca, aumentar o número de conversões e impulsionar suas vendas. Segundo as últimas tendências em ecommerce digital marketing strategy, para se destacar da multidão e superar sua concorrência, certifique-se de implementar as melhores estratégias de marketing para seu comércio eletrônico:

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Diminuir a taxa de rejeição

Como diminuir a taxa de rejeição do seu blog

Diminuir a taxa de rejeição está entre os principais objetivos de quem busca aprimorar suas estratégias de marketing de conteúdo,

automação no Instagram

Entenda o fim da automação no Instagram

O fim da automação no Instagram e a mudança na API da plataforma foram alvos de dúvidas para diversos profissionais.
estratégia

4 tendências que você deve considerar na estratégia de marketing digital

Fique atento às novas tendências que você deve considerar em suas estratégias de marketing digital para este ano!
gerar mais leads no LinkedIn

Como gerar mais leads no LinkedIn?

Descubra como gerar mais leads no LinkedIn, aprenda a fortalecer a presença de sua empresa e impulsionar sua estratégia de
google e-e-a-t

Quer ranquear melhor? Entenda o Google EEAT (E-E-A-T)

O Google E-E-A-T se tornou um dos conceitos mais importantes para quem deseja conquistar visibilidade orgânica nos resultados de busca.
livros de marketing digital

10 livros de marketing digital para aprimorar suas estratégias

Livros de marketing digital são fundamentais para quem quer se manter atualizado nessa área. Além de nos ajudar a aprofundar