Velocidade do site: 5 dicas para melhorar seu desempenho

Para avaliar a velocidade do site, precisamos considerar o tempo que a página leva para ser completamente exibida em um dispositivo móvel ou em desktop. Buscar maneiras de agilizar o carregamento é importante, porque isso é um fator de rankeamento no Google, por isso, empresas que desejam ter sucesso no digital precisam encontrar maneiras de melhorar sua página.

Vivemos numa sociedade cada vez mais dinâmica e objetiva. As pessoas querem respostas rápidas e vivem um estilo de vida cada vez mais intenso, que é projetado no que esperam da velocidade do site. Você sabia que um estudo realizado pela KissMetrics revelou que 47% dos internautas desejam que as páginas carreguem em até 2 segundos? Além disso, 50% dos visitantes simplesmente vão embora caso o site demore mais de 03 segundos para carregar e apenas 1 segundo de atraso na resposta da página pode ocasionar uma queda de 7% nas conversões.

Os dados não deixam dúvidas de que para oferecer uma boa experiência online, a marca precisa cuidar da velocidade do site. Mas não para por aí! A rapidez do carregamento também impacta nos resultados de vendas, mesmo que indiretamente, já que o desempenho do site pode beneficiar ou prejudicar as estratégias digitais.

Por que a velocidade do site é importante para o SEO?

Não é segredo para ninguém que o Google prioriza páginas que oferecem uma boa experiência ao usuário, o que muita gente não sabe é que a velocidade do site é um fator significativo para a avaliação. Se as pessoas abandonam a página porque cansaram de esperar o carregamento, o mecanismo de busca olhará para isso e entenderá que a marca não está entregando bons resultados. Assim como a velocidade outros pontos que envolvem uma boa construção de um site afetam o seu posicionamento, como adaptação para dispositivos móveis e até mesmo quando o seu site não é seguro para a navegação.

É fundamental que a empresa acompanhe a taxa de abandono e a classificação do site nos resultados de buscas, além disso, verificar o desempenho do site com frequência também pode ajudar a evitar problemas. Algumas ferramentas ajudam na avaliação, entre elas: Page Speed ​​Insights, WebPageTest.org, GT Metrix e outras que estão disponíveis gratuitamente. Se for constatado que a velocidade do site está baixa, o indicado é que você faça correções nas estruturas das páginas.

Ajustes para melhorar a velocidade do site

Otimize imagens

Atualmente, o formato Webp é o mais otimizado e indicado para a conversão das imagens, porque mantém a qualidade do arquivo. Você pode utilizar plugins do WordPress para compactar o que for preciso como por exemplo o Smosh.it que indicamos anteriromente. Existem opções gratuitas e pagas, portanto, escolha o que se adequa melhor a sua realidade.

Se você não puder usar o Webp, recomendamos o uso de JPGs para fotos e PNGs para arquivos em que você não deseja perder qualidade ao compactá-los. Uma das maneiras mais fáceis de otimizar imagens é redimensioná-las para a largura em que serão exibidas na página, isso pode ser feito em qualquer editor de imagens.

Minimize HTML, CSS, JavaScript

Os sites costumam carregar uma enorme quantidade de arquivos Javascript e CSS que podem sobrecarregar o navegador e ocasionar a lentidão. Portanto, é importante que você minimize os códigos para garantir uma boa velocidade de site.

Use uma Rede de distribuição de conteúdo (CDN)

Os CDN são uma ótima maneira de acelerar o seu site, porque armazenam cópias dos arquivos em servidores e as deixam disponíveis para download sempre que for necessário. Como os arquivos não estão armazenados em sua página, a sobrecarga é menor e seus resultados não são prejudicados.

Use o cache do navegador

Se configurado corretamente, o cache do navegador permite que o usuário visualize as páginas do seu site sem ter que baixar novamente todos os arquivos, o que melhora a velocidade do site. O principal problema é que, ao permitir que os arquivos sejam armazenados em cache no computador da pessoa, você não tem a garantia de que as informações apresentadas serão as mais atualizadas.

O armazenamento em cache pode acelerar o desempenho em até 10x! Como faz uma diferença considerável no desempenho da sua página, não deixe de habilitar a função. Caso não consiga configurar sozinho no WordPress, procure um profissional capacitado para a tarefa.

Dica extra para melhorar a velocidade do site: reduza a quantidade de plugins.

Apesar dos plugins ajudarem na personalização, exagerar na dose pode prejudicar a velocidade do site. Basta pensar que quanto mais plugins, mais códigos serão carregados em seu site e isso aumentará a carga do servidor e os tempos de resposta.

Uma maneira de determinar quais plugins devem ser ativados ou desativados em seu site é desabilitá-los aos poucos enquanto testa a velocidade do site para ver quais melhorias podem ser feitas. Além disso, verifique se algum dos seus plugins podem ter diferentes funcionalidades, pois essa é outra maneira de determinar quais deles devem ser removidos.

Quanto mais se estuda e entende sobre as estratégias digitais que convertem em vendas, mais evidente é a importância de oferecer a melhor experiência possível para o cliente. Para isso, a velocidade do site tem muita importância! Cuide do desempenho da sua página e garanta que o usuário se sentirá satisfeito ao consumir as informações.

Precisa melhorar a velocidade do site da sua marca?
Fale com a Webcompany Marketing Digital!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Google Tag Manager

Como funciona o Google Tag Manager (GTM) e o que fazer com ele

O Google Tag Manager (GTM) é uma ótima ferramenta para implementar o rastreamento e monitoramento de websites. Se você precisa

Meta descrição tudo o que você precisa saber

Meta descrição: tudo o que você precisa saber

A meta-description, ou meta descrição, em português, é um componente indispensável em uma estratégia de marketing. Afinal, esse conteúdo ajuda

site hackeado

Site hackeado: razões que podem colocar seu projeto em risco

Ter um site hackeado pode ser tão ruim quanto ter sua casa roubada. Talvez você pense que estamos exagerando, mas

Como criar stickers para o Instagram

Como criar stickers para o Instagram

As redes sociais são fundamentais nas estratégias de marketing digital, por isso, as empresas precisam saber como criar stickers para

SEO local

Qual a importância do SEO local?

Empresas que têm como foco atender o público local, geralmente encontram oportunidades nos momentos de necessidade imediata. Como assim? Pense

quantas páginas

Quantas páginas meu site deve ter?

Descubra quantas páginas seu site deve ter para atrair mais tráfego e gerar resultados com base nas necessidades do seu
logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?