Todo chatbot utiliza inteligência artificial? Esclareça essa e outras dúvidas comuns

Ao mesmo tempo em que ganha atenção da mídia e interesse do público, os chatbots ainda geram muitas dúvidas sobre suas funções e capacidades. Para desmistificar alguns pontos dessa ferramenta, esclarecemos algumas dúvidas comuns sobre essa tecnologia:

  • Todo chatbot utiliza inteligência artificial?

Muitos pensam que os chatbots e a inteligência artificial são sinônimos, o que não é correto. É possível desenvolver chatbots que utilizam inteligência artificial para elaborar respostas personalizadas a cada interação; e há chatbots baseados em scripts, que apresentam uma série de opções clicáveis, gerando um fluxo de conversa previamente estruturado. A escolha de cada solução depende do contexto, da complexidade das interações e do tempo disponível para o projeto, sendo estas as duas maneiras eficientes da ferramenta, quando bem planejadas e executadas.

  • Chatbots servem apenas para grandes empresas?

Com a vantagem de atender milhares de mensagens ao mesmo tempo, independentemente do horário, os chatbots normalmente são atribuídos a grandes empresas de telefonia, bancos, franquias ou empresas de tecnologia. Porém, como já indicamos aqui no blog, cada vez mais empresas pequenas e médias aproveitam as vantagens dos chatbots. Seja qual for o tamanho de sua empresa, se apresenta um volume de atendimento relevante, essa ferramenta pode ser muito eficiente.

  • Chatbots devem fingir que são humanos?

Os chatbots não devem fingir que são humanos, e recomenda-se que digam logo nas primeiras interações que a ferramenta conta com um “assistente virtual”, “auxiliar online” ou “bot de conversa”. A indicação é que o chatbot seja personalizado, possua nome, personalidade e linguagem própria, mas que nunca engane o cliente, fingindo ser uma pessoa do outro lado do chat.

  • Com os chatbots as empresas não precisam contratar ninguém para cuidar do atendimento ao cliente?

Mesmo com evoluções constantes da tecnologia, que apresentam cada vez mais recursos e possibilidades, os chatbots ainda não conseguem substituir totalmente o atendimento humano. Por isso, os chatbots têm sido utilizados como uma ferramenta agregada às equipes de atendimento ao consumidor. Dessa forma, o bot lida com interações mais frequentes, sendo responsável por esclarecer dúvidas e erros comuns; enquanto a equipe lida com casos mais complexos, em que a percepção e sensibilidade humana são indispensáveis.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

google e-e-a-t

Quer ranquear melhor? Entenda o Google EEAT (E-E-A-T)

O Google E-E-A-T se tornou um dos conceitos mais importantes para quem deseja conquistar visibilidade orgânica nos resultados de busca.
Manutenção de Sites Wordpress

Guia completo de manutenção em WordPress

Manter seu site WordPress funcionando de maneira eficiente e segura é essencial para garantir uma boa experiência aos visitantes e

criar sites para indústria

Qual é a melhor agência para criar sites para indústria?

No cenário competitivo da indústria, ter um site robusto e eficiente é essencial para se destacar. Um site bem construído
Como criar uma campanha de performance de sucesso

Como criar uma campanha de performance de sucesso?

Criar uma campanha de performance é um requisito básico para ter sucesso com o marketing digital. Logo, se você deseja

Chatbots não são iguais – conheça a importância de definir a personalidade do seu!

À primeira vista um atendimento realizado por “robôs” pode até parecer um contato bem impessoal, porém, com os avanços da

ChatGPT: o que é e como funciona essa IA?

O ChatGPT é um chatbot que utiliza inteligência artificial, variante do modelo de linguagem GPT-3, desenvolvido pela startup OpenAI. O