SEO para indústrias: como melhorar seu resultado orgânico

Impulsionar o crescimento orgânico através do SEO para indústrias é um objetivo que exige esforços, mas que traz resultados compensadores. Se você pensar que o tráfego orgânico é um dos canais de aquisição de clientes mais importantes para o mercado industrial, vai entender por que todos buscam mais visibilidade orgânica em todas as etapas do ciclo de compra: essa é uma maneira comprovada de acelerar o crescimento.

Chamamos de SEO para indústrias a estratégia que tem como objetivo aumentar o tráfego e melhorar o posicionamento em mecanismos de pesquisa orgânicos, como o Google. Quando feito com qualidade, os benefícios são enormes. Por exemplo, o site da empresa pode chegar a pessoas que estão em busca dos serviços oferecidos por ela. O famoso “aparecer para a pessoa certa na hora certa.”

Quatro principais pilares do sucesso de SEO para indústrias:

Apesar do marketing digital para indústrias ser diferente do feito para uma empresa que compra B2C (business-to-consumer, onde os consumidores compram de uma empresa), os conceitos básicos de SEO são os mesmos:

  • SEO técnico
  • Conteúdo
  • SEO on-page
  • SEO off-page

Vale lembrar que, independente do perfil de negócio, as pessoas compram de pessoas. A diferença está no processo de compra, uma vez que os compradores de indústrias passam por um movimento mais detalhado, que precisa ser considerado na hora de elaborar estratégias.

Três diferenças entre SEO para indústrias e SEO de varejo para você ficar de olho

Quando for pensar em SEO fique de olho nas diferenças do público. A forma como os produtos e serviços são comprados é muito diferente para os consumidores e isso muda tudo.

As principais diferenças que impactam no SEO para indústrias são:

O funil de vendas é mais complexo
O funil de vendas é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente assim que ele entra em contato com a empresa até a hora que conclui a compra. Seja qual for a área de atuação da empresa, será necessário conquistar a confiança do cliente. Para as indústrias essa fase é bem detalhada, no entanto, mais particularidades representam mais oportunidades. Do ponto de vista de SEO, o funil de vendas complexo permite que você ganhe tráfego direcionado quando está presente em cada etapa.

Palavras-chave de baixo volume
Dentro do funil de vendas das indústrias existem muitos termos de pesquisa diferentes que clientes em potencial procuram para encontrar fornecedores. Os problemas que os clientes enfrentam são mais complexos e se expressam de forma mais variada, não tem como generalizar.

É comum que as palavras-chave apareçam com um volume menor no SEO para indústrias do que o esperado por um profissional que está acostumado a lidar com empresas varejistas, mas é necessário encontrar termos específicos para segmentar um público e oferecer conteúdos que os leve para a próxima etapa do funil.

Baixas taxas de conversão
Outro desafio enfrentado pelos profissionais de SEO para indústrias são as baixas taxas de conversão, que também são comuns para o lead industrial. Como as vendas normalmente têm valor muito mais alto do que os profissionais de marketing de B2C estão acostumados a conversão tende a ser bem mais complexa diminuindo assim a taxa por envolver muito amis estudo e menos impulso.

O ideal é ter uma estratégia inteligente, concentrada em atrair o tráfego ideal para o site. Estabeleça um nicho, conheça o público e mostre que você é a solução para o problema dele!

Estratégias de SEO para indústrias

  1. Crie personas qualificadas: Quanto mais personalizada for a sua estratégia, melhores serão os retornos. Você precisa entender quem é o seu cliente potencial e trabalhar em cima das dores e desejos dele.
  2. Entenda seu funil de vendas: Antes de encontrar as palavras-chave que as personas usam e que serão úteis para se posicionar, é necessário entender como funciona o funil de vendas exclusivo da sua empresa.
  3. Faça pesquisas de palavras-chave relacionadas às suas personas: Você precisa descobrir quais são as consultas de pesquisa feitas pelas pessoas para encontrar empresas como a sua em todas as etapas do funil de vendas.
  4. Mapeie uma estratégia de palavra-chave para atingir compradores em diferentes etapas do funil: o foco precisa ser oferecer a melhor experiência para o usuário, sempre! Definir um grupo de conteúdo que gira em torno de um assunto central e inserir links para uma página pilar, que por sua vez tem links para o conteúdo, ajuda na educação do lead.
  5. Crie e otimize páginas de destino de serviços ou produtos: o objetivo final do SEO para indústrias é gerar vendas, não dá para fugir disso. Isso significa que sua página de vendas precisa estar bem apresentável, com um design atrativo e informações claras. Quando o usuário chegar ali, precisa ter vontade de concluir a compra.
  6. Crie uma estratégia de conteúdo que possa ser ampliada: ter uma estratégia de conteúdo que possa ser ampliada e que aumente a visibilidade do funil é importante para o SEO de indústrias. Na maioria dos casos, essa estratégia de conteúdo envolve o blog, mas você pode ficar à vontade para diversificar os canais.
  7. Promova seu conteúdo para ganhar backlinks: Os backlinks continuam a ser parte fundamental de qualquer estratégia de SEO bem-sucedida, pois são um dos três principais fatores de posicionamento do Google. Para que o conteúdo se posicione, ele precisa ter links em outros sites que façam referência a ele. Parte dos esforços de distribuição deve ser por email para incentivar outras pessoas a fazer isso.

A internet é o meio mais utilizado para realizar pesquisas atualmente. Investir em uma estratégia de SEO para indústrias é a forma mais interessante de aproveitar as possibilidades do digital para gerar contratos rentáveis para as empresas. O marketing digital é o futuro e os negócios industriais que aceitaram esse fato já estão se destacando.

Ainda não tem uma estratégia de SEO para indústria?
Fale com os especialistas da Webcompany Marketing Digital!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como aparecer no Google com alta relevância

Como aparecer no Google com alta relevância? Conheça as estratégias

Conquistar um lugar na primeira página do Google é o sonho de qualquer pessoa que tem um site, e por

O que é SERP e como melhorar seus resultados de busca?

A SERP nada mais é do que a página de resultados exibida pelo Google. Embora haja milhões de páginas, o

Você sabe o que é CAC e LTV Entenda por que não acompanhar essas métricas pode prejudicar o seu negócio

Você sabe o que é CAC e LTV? Entenda por que não acompanhar essas métricas pode prejudicar o seu negócio

No mundo dos negócios, especialmente no ambiente digital, entender e monitorar métricas financeiras e de desempenho é de grande importância.

Geração Z

Geração Z: sua marca está pronta para conversar com ela?

Afinal, o que quer a Geração Z? Essa é a pergunta que não quer calar! Se você ainda nem conhece

Como a internet afetou as eleições de 2018?

Fake News, anúncios nas redes sociais, chatbots… vivemos a eleição brasileira com maior presença online dos últimos tempos. Em tempos

redes sociais

Você está aproveitando todo o potencial das redes sociais para seu negócio?

Aprenda a definir objetivos eficazes para redes sociais, aumentar o engajamento, gerar leads e fortalecer a presença da sua marca