Robô de conversa: diálogos dos chatbots precisam de ajustes constantes

Muito além do desenvolvimento de códigos, o chatbot eficiente precisa ter o foco na conversa e nas pessoas com quem ele irá interagir. Assim, desenvolver robôs de conversa em português que soem menos artificiais exige um cuidado constante com termos, dúvidas frequentes e avaliação das interações.

Robôs de conversa: chatbots em português podem ser amigáveis

Tanto para a empresa quanto para consumidores, os chatbots oferecem uma solução eficiente no atendimento online, com interações programadas, disponíveis 24 horas por dia nos chats e aplicativos de mensagens. Para evitar interações “robotizadas”, porém, é necessário um cuidado especial na linguagem e no fluxo de conversa, para que o usuário consiga ser guiado intuitivamente para a resolução dos problemas dentro do próprio chat.

Falar o mesmo idioma do público, assim, vai além de colocar todas as interações em português, mas “chatear” com o usuário, com os termos que eles mais utilizam, destacando os problemas mais comuns, oferecendo opções que sejam claras para guiar até o fim do problema. Pensar assim, na estrutura de uma conversa inteira, começando com a saudação, passando pelos tópicos de dúvidas, até finalizar a troca de mensagens com um brinde ou cupom de desconto, é indispensável.

Para conseguir esse atendimento eficiente é necessário um ajuste e avaliação constante: quanto maior a quantidade de dados que você tem dos clientes que interagem com o seu chatbot, mais rápido e eficiente vai se tornando o diálogo, fazendo correções e atualizando os termos que as pessoas mais utilizam. Justamente pela possibilidade de desenvolver conversas mais dinâmicas e com tom de voz que condiz com a marca e com o público, o chatbot vai muito além de uma central de ajuda online e foge do contato mecanizado que muitos canais de atendimento ainda oferecem.

Mesmo com todos esses benefícios, é importante ter em mente que nem sempre o robô será capaz de promover um atendimento humanizado e 100% eficaz. Com isso, é de suma importância disponibilizar outras formas de atendimento para os clientes. No caso de situações mais complexas, é bom garantir que um humano possa resolver os possíveis problemas apresentados.

Para não ter mais dúvidas, acompanhar as novidades e possibilidades dos chatbots para diferentes segmentos, confira semanalmente nosso blog!

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato com a gente.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Whatsapp Business

Como configurar o WhatsApp Business para minha empresa?

O WhatsApp Business foi desenvolvido especialmente para pequenas empresas, com o objetivo de otimizar o contato com os clientes. Saiba
O que é Marketing H2H (Human to Human)?

O que é Marketing H2H (Human to Human)?

O H2H ou human to human, é o marketing que se concentra na conexão direta com os clientes, geralmente através

frequência de postagem

Qual a frequência de postagem ideal nas redes sociais?

Já se perguntou por que algumas marcas conseguem engajamento explosivo nas redes sociais enquanto outras parecem falar sozinhas no vácuo

conta verificada no instagram

Conta verificada no Instagram: será que você também pode ter?

Ter uma conta verificada no Instagram é o desejo de muitos usuários da plataforma. Seja sincero, você já notou o

5 maneiras que o marketing para a indústria pode se beneficiar do digital

5 maneiras que o marketing digital para a indústria é fundamental

A indústria como segmento é muito dinâmica, tem um ritmo acelerado e em constante mudança. Quando se trata de marketing

Vantagens de um chatbot

Vantagens de um chatbot: é hora de modernizar o seu negócio!

Os chatbots estão por todos os lugares e já fazem parte da nossa rotina diária. Seja pelo WhatsApp, Facebook Messenger