Precisa melhorar seu e-mail marketing? Confira essas dicas!

Quem trabalha com marketing digital sabe da importância de melhorar seu e-mail marketing, afinal, essa é uma das melhores ferramentas para manter a proximidade e engajar seus clientes ou leads. Embora todos entendam isso, ainda restam dúvidas quanto às melhores maneiras de tornar o contato mais assertivo.

O email marketing é uma estratégia digital que se baseia no disparo de emails para um determinado público que chegou até a empresa por uma campanha de captação de leads ou cadastros de vendas. Por muito tempo, ele foi sinônimo de spam e comunicações indesejadas, mas graças ao avanço das automações e as descobertas de como melhorar seu e-mail marketing o canal se mostrou eficiente para entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.

O que você precisa saber antes de tentar melhorar seu e-mail marketing?

  • Conhecer o público-alvo é fundamental: Todo mundo gosta de sentir que o marketing é feito sob medida, com a sensação de que tudo foi dito especialmente para nós, mas isso só é possível quando você tem a persona bem definida. Por isso, antes de sair disparando e-mails, tenha claro com quem você está conversando.
  • E-mail marketing não é sinônimo de propaganda: Durante muitos anos, essa forma de contato foi vista como uma comunicação invasiva, mas o e-mail marketing evoluiu, as formas de linguagem e conteúdos mudaram e ele passou a ser percebido como uma oportunidade de manter proximidade dos clientes.
  • Você não deve enviar o mesmo e-mail para todos os clientes: As plataformas de envio permitem que você personalize de maneira individual as mensagens que serão enviadas, então, por que não explorar esse recurso? A personalização é uma das coisas que devem estar no seu radar enquanto estiver buscando maneiras de melhorar seu e-mail marketing e aumentar suas vendas.

3 dicas práticas para você aplicar e melhorar seu e-mail marketing

Seja autêntico e claro ao falar

Dia após dia, a necessidade de transparência e autenticidade é reforçada no mundo dos negócios. Pense que, assim como você, seu cliente é inteligente e tem uma visão de mundo, ou seja, ele saberá quando você está sendo sincero ou não. Por isso, tenha a certeza de que o conteúdo do seu e-mail corresponde ao que está escrito na linha de assunto.

As informações não devem ser confusas ou prometer coisas que a empresa não pode cumprir. Ser direto ao transmitir a mensagem também melhora a experiência do leitor, que deve saber exatamente o que você quer que ele faça depois de ler seu e-mail – trabalhe com call-to-actions!

Monitore os resultados

Uma das melhores coisas da automação de marketing é poder avaliar o resultados e buscar melhorias em tempo real. Ao disparar e-mails, preocupe-se em monitorar os números. Entre as taxas mais básicas que devem ser analisadas estão: taxa de entrega, cliques e conversão.

Acompanhar o sucesso é a forma mais eficiente de melhorar seu e-mail marketing, porque os números não mentem. Às vezes, um título que parecia muito atraente na sua visão, não tem uma performance tão boa. Os resultados te ajudarão a entender o formato com o qual seus possíveis clientes se envolvem mais.

Pense em pessoas, não apenas em números

Considerar que há pessoas do outro lado da mensagem é fundamental para manter o foco em estabelecer e nutrir conexões reais com os clientes. Se toda vez que você for conversar com uma pessoa ela sentir que você está querendo vender alguma coisa, é bem provável que perca o interesse em se relacionar. Mantenha um tom de voz genuíno e empático. Uma das tendências de marketing para os próximos anos é a humanização, não esqueça disso!

Sempre que estiver procurando maneiras de melhorar seu e-mail marketing, pense que ele deve reforçar como você pode tornar a vida do público melhor, mesmo que seja com uma mensagem inspiradora no começo do dia. Sua marca deve encantar e criar conexões, pois são essas coisas que geram vendas no final do dia!

Entre em contato com os especialistas da Webcompany e entenda como melhorar seu e-mail marketing

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Design Responsivo

Design Responsivo ou Design Adaptativo, qual o melhor para o meu site?

Em uma realidade em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e passam boa parte do seu dia navegando

seo vai acabar

O SEO vai acabar?

Recentemente, uma dúvida tem rondado o mundo do marketing digital: o SEO vai acabar? Alguns apontam a ascensão da inteligência

site hackeado

Site hackeado: razões que podem colocar seu projeto em risco

Ter um site hackeado pode ser tão ruim quanto ter sua casa roubada. Talvez você pense que estamos exagerando, mas

inbound marketing

Quais são os tipos de inbound marketing?

Descubra os principais tipos de inbound marketing para atrair, engajar seu público e aumentar suas vendas com estratégias eficazes.
vantagens de investir em gestão de redes sociais para indústria

5 vantagens de investir em gestão de redes sociais para indústria

Investir em gestão de redes sociais para indústria não é apenas sobre ter uma presença online; trata-se de usar essas

Chatbots vão substituir as pessoas no trabalho?

Sempre que uma nova tecnologia surge para automatizar processos é normal que as pessoas fiquem preocupadas com suas funções, o

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?