Pesquisa por voz: praticidade para quem pesquisa e oportunidade para quem vende

Você achou que digitar uma pergunta no google e encontrar uma resposta rápida era uma das coisas mais mágicas da tecnologia? Imagine só nem precisar escrever! A pesquisa por voz é uma tecnologia que permite aos usuários realizar uma pesquisa na Internet, fazendo uma pergunta verbal em um smartphone, dispositivo inteligente ou computador.

A funcionalidade surgiu com o objetivo de simplificar e otimizar a vida das pessoas, que trocam o ato digitar pelo de simplesmente falar, e por conta da facilidade, está conquistando o mundo inteiro, inclusive os brasileiros. Não é a toa que temos escutado falar bastante na Siri, Alexa e outros assistentes de voz.

Em uma pesquisa tradicional por digitação, uma pessoa precisa pegar o celular e escrever o termo “custo marketing digital”. Quando a pesquisa é feita por voz, o usuário pode seguir o ritmo de uma conversa, sem economizar nas palavras, falando “quanto custa para fazer marketing digital”. A principal vantagem do segundo formato é que ela costuma ser mais parecida com a forma que a pessoa fala normalmente, trazendo a sensação de conforto e proximidade.

Para as marcas que desejam ser encontradas no mecanismo de buscas, o mais importante é prestar atenção no fato de que as pessoas pesquisam de maneira diferente ao falar e ao digitar. Isso significa que sua estratégia de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing precisa estar alinhada com o que seu público-alvo costuma pesquisar e, claro, devem fornecer a resposta que eles precisam.

Será que a pesquisa por voz veio para ficar? Os dados mostram que sim!

Um artigo publicado na revista Exame apontou que as compras de supermercado respondem por mais de 20% dos pedidos feitos por voz, além disso, 60% dos usuários de smartphones tentaram pesquisar por voz pelo menos uma vez nos últimos 12 meses que antecederam a pesquisa. E, ao contrário do que dizem por aí, a pesquisa por voz não é coisa dos mais velhos, já que 55% dos adolescentes utilizam o recurso diariamente.

Com números tão positivos, está claro que a pesquisa por voz tem o potencial de virar o marketing digital de cabeça para baixo. Hoje em dia, o google mostra os 10 sites melhores ranqueados, a pesquisa por voz mostra apenas um, o mais completo. Estamos diante de um desafio, melhor dizendo, de uma competição ainda mais acirrada entre as marcas.

Como preparar a sua marca para ser selecionada nos resultados da pesquisa por voz?

  • Escreva conteúdo em um tom natural de conversação.
  • Faça uma lista de perguntas e responda em seus materiais.
  • Concentre-se menos nas palavras-chave e mais na qualidade do conteúdo.
  • Preste atenção na pesquisa semântica.
  • Produza o conteúdo com foco na intenção do usuário.
  • Tente ser conciso, pois o tempo do seu público é escasso.
  • Inclua frases-chave mais longas para alcançar os usuários.
  • Procure trabalhar com a propriedade SPEAKABLE em schema.org para entregar identificação para seções adequadas para reprodução de áudio usando TTS (conversão de texto em fala).

Ainda é difícil de prever o futuro da pesquisa por voz, mas já sabemos que essa ferramenta tem conquistado seu espaço nas estratégias de marketing digital e seu crescimento não irá parar tão cedo.Quem trabalha com SEO sabe que não dá para descuidar e cada atualização importa. Continue otimizando!

Fale com a equipe Webcompany e prepare sua marca para ser descoberta pelos usuários!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como reduzir o CPA alto nas suas campanhas de marketing digital

Como reduzir o CPA alto nas suas campanhas de marketing digital

Um Custo por Aquisição (CPA) alto é um grande desafio para muitos anunciantes. Esse indicador mostra quanto custa para converter

Como usar hashtags

Entenda como usar hashtags para sua marca

Como usar hashtags para melhorar a performance das publicações é um assunto que sempre esteve em pauta. Colocar uma cerquilha

blog dá resultado

Ter um blog dá resultado para minha empresa?

Marcas que estão antenadas nas principais tendências de comunicação digital percebem que investir em uma estratégia de blog dá resultado,

aumentar meu faturamento com marketing digital

Como aumentar meu faturamento com marketing digital?

“Quero aumentar meu faturamento com marketing digital”. Se você pensou nisso nos últimos meses, pode ter certeza que está no

Entenda como é possível criar campanhas de marketing com alta conversão

Como é possível criar campanhas de marketing com alta conversão?

Está cansado de investir em campanhas de marketing que não geram resultados? Você não está sozinho. Muitas empresas gastam fortunas

As melhores tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

As tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

No mundo acelerado de hoje, onde a tecnologia avança a passos largos, as empresas de todos os portes precisam se

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?