Pesquisa por imagem: a importância desse recurso no SEO

“Será que a pesquisa por imagem é realmente importante para as estratégias de SEO?” Sem dúvida alguma, a nossa resposta para essa pergunta é SIM!

Isso se justifica porque a otimização de imagens contribui para assegurar uma experiência de navegação agradável para os usuários.

Além disso, as ilustrações facilitam a identificação dessas informações pelo algoritmo do Google. Ou seja, elas ajudam a deixar o conteúdo do seu site no topo!

Quer saber mais sobre isso? Então, continue com a gente para desvendar todos os segredos da pesquisa por imagem em estratégias de SEO.

Qual é a importância de inserir imagens no seu site e no seu blog?

Inserir imagens no site e no blog é imprescindível pelos múltiplos benefícios que essa ação oferece.

A crescente demanda por buscas visuais, com um aumento anual de 10%, conforme o Internet Live Stats, torna as imagens um componente essencial para a visibilidade online.

Por conta disso, empresas de comércio eletrônico estão direcionando esforços ao tráfego proveniente do Google Imagens, devido ao potencial de atrair um público interessado visualmente em seus produtos.

Os robôs do Google também exploram imagens ao indexar páginas, considerando-as para a classificação nos resultados de busca. Esse conteúdo visual não apenas cativa, mas também influencia a priorização nos resultados.

Além disso, a predominância do processamento visual no cérebro humano é inegável. Cerca de 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, conforme aponta o Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia. Sendo assim, a informação visual é processada 60 mil vezes mais rapidamente do que o texto, capturando a atenção do usuário de maneira instantânea e eficaz.

Portanto, a inclusão estratégica de imagens enriquece o conteúdo, aumenta a atratividade, o engajamento e a probabilidade de alcançar e impactar positivamente o público-alvo.

Pesquisa por imagem: é possível ser localizado a partir desses resultados?

A pesquisa por imagem oferece uma oportunidade única de ser identificado a partir dos resultados visuais. Porém, para que isso seja conquistado, uma série de otimizações devem ser realizadas.

Conforme Moisés Cardoso destaca no livro “Marketing em máquinas de busca (SEO)“, renomear os arquivos de imagem é uma prática essencial para informar aos robôs de busca sobre o seu conteúdo. Isso porque os mecanismos de pesquisa se baseiam em palavras.

Ele também recomenda evitar a acentuação e os espaços em branco no nome do arquivo, optando por underlines (“_”). Isso é importante para evitar a substituição por caracteres estranhos ao postar.

Ainda de acordo com esse especialista, caso a imagem seja apenas ilustrativa, deve ser posicionada em um dos cantos do texto para auxiliar na organização visual da página.

Ele afirma que a centralização ou destaque deve ser dado para fotos ou imagens produzidas pela própria empresa. São exemplos: infográficos, fotografias dos produtos, ilustrações etc.

Como uma agência especializada pode ajudar a sua empresa a trabalhar as imagens corretas no Marketing Digital?

Uma agência especializada pode contribuir significativamente para o seu negócio ter uma boa estratégia visual e resultados eficientes na pesquisa por imagem em SEO.

As agências de Marketing Digital contam com especialistas em SEO, que têm o conhecimento necessário para escolher as imagens mais relevantes, considerando as palavras-chave e a intenção de pesquisa do público-alvo.

Isso contribui para aprimorar a visibilidade nos mecanismos de busca. Como explicamos, os robôs de busca consideram a relevância das imagens ao classificar os resultados.

Há também os redatores, que trabalham em conjunto com os designers para criar conteúdo visual e textual coeso e atraente. Eles colaboram na produção de legendas, descrições e textos informativos, otimizando a compreensão do conteúdo da imagem pelos motores de busca.

Os designers, por sua vez, são responsáveis por criar imagens visualmente atraentes e impactantes, alinhadas com a identidade visual da marca. Eles se concentram em imagens de alta qualidade, garantindo que o aspecto visual seja cativante e representativo do conteúdo.

A união dos conhecimentos desses e outros profissionais que atuam em agências especializadas fazem com que as empresas se destaquem nos resultados de pesquisa por imagem.

Dada tal relevância, você não pode deixar de investir nisso, concorda? Então, entre já em contato com o nosso time! Nós temos a expertise necessária para colocar o seu negócio no topo dos buscadores.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

algoritmo do instagram

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Entender como funciona o algoritmo do Instagram não é apenas uma questão de curiosidade técnica, mas sim uma necessidade estratégica.
o que é palavra chave

O que é palavra chave e porque você precisa prestar atenção nela

Quando uma marca passa a trabalhar com otimização para motores de busca, em outras palavras, o SEO, um dos pontos

estratégia de marketing digital

Como definir uma estratégia de marketing digital bem-sucedida

Descubra elementos essenciais para definir uma estratégia de marketing digital eficaz e fortalecer a presença online do seu negócio.
brand awareness

Brand Awareness e a importância da construção de uma marca

O verdadeiro poder do brand awareness reside na sua capacidade de transformar investimentos em marketing em resultados exponenciais.
Empresários felizes com o resultado financeiro de suas empresas, avaliado pelo ROI e ROA

Qual a diferença entre ROI e ROAS?

As siglas ROI e ROAS, são utilizadas para definir métricas financeiras importantes para mensurar o retorno financeiro de estratégias.
criar sites para indústria

Qual é a melhor agência para criar sites para indústria?

No cenário competitivo da indústria, ter um site robusto e eficiente é essencial para se destacar. Um site bem construído