Os chatbots vão deixar o jornalismo ainda mais dinâmico!

Apesar de serem conhecidos como “robôs de atendimento”, as aplicações dos chatbots avançam em diferentes segmentos e funções, oferecendo um apoio inteligente e estratégico. Muito além de “secretária eletrônicas 2.0”, os chatbots começam a ser utilizados também no jornalismo, oferecendo interações mais dinâmicas, contextualizadas e complexas.

Chatbots: Jornalistas Robô

Especialmente neste período, em que o jornalismo e a mídia passam por uma transição entre “físico” e online, os chatbots oferecem uma nova abordagem para atrair leitores, com dinamismo e interações mais pessoais. Para os grandes meios de comunicação, que neste momento estão tendo que se adaptar às necessidades desse novo público, contar com chatbots que possam entrar em contato com leitores e assinantes diretamente por aplicativos de mensagens poderá ser um diferencial estratégico para continuarem relevantes.

Como resultado, ter um chatbot que envie diariamente direto no seu celular – pelos aplicativos de mensagens – as manchetes dos cadernos ou temas do seu interesse seria suficiente para aumentar o interesse em ler as matérias completas. Com essa sensação de notícias imediatas e próximas dos leitores, os chatbots têm a vantagem de já estarem nos apps de mensagens que os leitores estão usando em seus celulares, sem que eles precisem abrir outros sites, apps ou redes sociais para terem acesso aos conteúdos.

Há também outros exemplos de chatbots já em prática dentro do jornalismo. Por exemplo: chats que são configurados pelos próprios jornalistas para que o leitor daquela matéria possa interagir com algumas perguntas pré-estabelecidas, tendo mais informações e links referentes àquela reportagem e podendo se aprofundar no assunto com alguns cliques. Assim, além de tirar dúvidas pontuais sobre o tema, os chatbots oferecem um contexto maior para o leitor ter a total compreensão do tema.

Para quem acha que a ideia ter robôs trabalhando para oferecer notícias parece algo saído de um filme de ficção, grandes marcas como a BBC e a Forbes já começaram seus experimentos oferecendo essa nova maneira de alcançar e informar leitores, especialmente em notícias mais complicadas que exigem um repertório vasto de informações.

É importante ressaltar que os chatbots não substituem a ação humana, portanto, a apuração, redação e correlação entre assuntos que os jornalistas realizam hoje continuarão sendo indispensáveis para que os chatbots consigam enviar as informações corretas para os leitores.

Dessa forma, os chatbots já são fundamentais em nossa rotina. Mesmo que em muitos casos a gente não saiba que eles estão por trás de muitas estratégias.

Quer saber mais como os chatbots podem ter aplicações que vão muito além do atendimento eficiente ao cliente? Entre em contato com a gente.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

investir em marketing digital

Quanto devo investir em marketing digital?

Investir em marketing digital deixou de ser diferencial e começou a ser necessário para a sobrevivência dos negócios nos dias

marketing digital

O que é Marketing Digital?

Marketing digital representa muito mais do que apenas criar um perfil no Instagram ou investir em anúncios no Google. Entenda!
cpc

O que é CPC? (Custo por Clique)

Entenda como o modelo CPC revolucionou a publicidade e como calcular essa métrica que oferece transparência total sobre seu investimento.
marketing digital para franquias

Marketing digital para franquias: como ter sucesso

O marketing digital para franquias vem tendo um papel cada vez mais importante no escopo do negócio. Confira 5 dias
auditoria técnica de SEO

5 itens para verificação na auditoria técnica de SEO

Confira uma lista essencial de auditoria técnica de SEO para corrigir erros de rastreamento, links quebrados, conteúdo duplicado e muito
aquisição de novos clientes

6 estratégias para aquisição de novos clientes

A aquisição de novos clientes não é uma tarefa fácil, requer muito conhecimento em marketing digital, estudo e prática para