O que o termo de pesquisa “para mim” diz sobre o consumidor 2.0?

O consumidor atual tem motivos de sobra para estar mais confiante que nunca. A busca pelo produto perfeito, que antes era feita de loja em loja, hoje é solucionada por poucos toques em smartphones. Com a possibilidade de pesquisas cada vez mais específicas e direcionadas para o perfil de cada usuário, a decisão do comprador digital é, de maneira crescente, resultado da fórmula exata entre oferta e demanda: tudo isso, com o máximo de personalização.

Dados recentes do Google demonstram que buscas genéricas por mercadorias estão em queda e dão lugar à procura por respostas mais completas, relevantes e que gerem o menor esforço possível. Segundo informações da multinacional, frases como “melhores tênis de corrida para mim”, nos EUA, cresceram mais de 120% no último ano. Meios termos estão ficando para trás: agora, vale a lei do “para mim”.

Um funil de informações

Com uma quantidade extremamente alta de informações, encontrar o produto ideal poderia não ser tarefa fácil se não fossem as estratégias digitais. Ainda segundo dados do Google, as buscas mobile com o termo “para mim” representaram um crescimento de mais de 60% nos EUA durante os últimos dois anos, e não é apenas isso que está em jogo. De acordo com o levantamento, os norte-americanos estão procurando na internet o que devem ou não fazer. Buscas com o termo “eu deveria” aumentaram mais de 65% no mesmo período. Se a frase “perto de mim” representa a procura por comodidade, searchs como “para mim” e “eu” revelam uma extensão da experiência de exclusividade no cotidiano: um verdadeiro funil de informações, onde só passa quem está pronto para a era do “meu”.

Anunciantes mais adaptados ao ambiente digital tendem a se sobressair. O motivo é que o consumidor 2.0 procura mais que respostas: fato já percebido por quem adaptou seus planejamentos digitais para o novo cenário. Ferramentas de diagnóstico de cabelo para quem deseja renovar o visual, desenvolvida pela American Kennel, e questionários para ajudar pessoas a selecionarem a raça mais adequada de cão segundo o seu perfil, feita pela Pedigree, são apenas alguns exemplos de soluções eficazes já utilizadas para fisgar com maestria o consumidor sedento por respostas dos novos “conselheiros digitais”: as marcas. Você já aproveitou essa nova oportunidade? Saia na frente: entre em contato conosco e trace uma estratégia realmente efetiva para encontrar quem está à procura do que você tem a oferecer.

 

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

como usar hashtags

Como usar hashtags para engajar seu público

As marcas que desejam ampliar o alcance dos seus conteúdos e melhorar o engajamento devem estudar sobre como usar hashtags

Glossário de Marketing Digital: entenda a diferença entre os principais termos

Não fique mais na dúvida! Nosso Analista de Marketing Digital, Eduardo Stangherlin, nos ajudou a montar um Glossário de Marketing

marketing no agronegócio

Marketing no Agronegócio: estratégias para potencializar resultados

Entenda como o marketing no agronegócio pode impulsionar seus resultados com estratégias eficientes para destacar seu negócio no setor rural.
dicas de como divulgar um produto no Instagram

3 dicas de como divulgar um produto no Instagram

Saber como divulgar um produto no Instagram se tornou algo primordial para as empresas que desejam aumentar as vendas. Só

remover um site do google

Como remover um site do Google?

Já imaginou querer remover um site do Google, mas descobrir que não tem mais acesso a ele? Pode parecer um

Como medir o sucesso das suas ações de marketing digital?

Os números que fazem sentido para o seu negócio dentro das suas ações de marketing digital.