O que o Machine Learning tem a ver com Marketing Digital?

Machine Learning é um tipo de Inteligência Artificial que pode aprender sozinha a partir da coleta de uma grande quantidade de dados e tomar decisões inteligentes aprendendo com o comportamento do usuário. Os algoritmos analisam estatisticamente esses dados, resultando em previsões e respostas que sejam mais assertivas.

Não é novidade que os dados são muito importantes para o marketing digital, afinal é necessário analisar os resultados e aprender com eles para gerar insights e criar diálogos com o consumidor. É exatamente nesse processo que o Machine Learning pode ajudar: encontrando quais são os usuários que podem gerar rentabilidade para a empresa de forma mais rápida e assertiva.

A primeira coisa que um sistema baseado em Machine Learning faz é analisar os dados que você já possui dos seus consumidores e com base nisso, ele busca outros perfis similares. Com essa tecnologia, é possível buscar essas pessoas com segmentação diferente da demográfica, baseada em dados de consumo, acesso em sites e preferências na internet.

Um exemplo prático é o Trivago. A empresa tinha o objetivo de fazer com que seus clientes mais qualificados realizassem transações através do aplicativo. Usando uma machine learning alimentada pelo Google, conseguiram otimizar a segmentação e assim ter um resultado de 20% de aumento em seus usuários qualificados via Android e IOS.

Além de encontrar usuários qualificados, essa tecnologia também encontra a melhor forma de fazer com que eles engajem com a marca, combinando a mensagem certa, o tom de voz e o layout que mais agrada cada um.

Já deu pra notar que o Machine Learning faz uma grande diferença na hora de atingir o público certo com o conteúdo otimizado para ele. Mas para que ela funcione bem é essencial que haja uma alimentação de dados com informações certas e relevantes. Esse processo é fundamental para o bom funcionamento da tecnologia.

O uso do Machine Learning está cada vez mais frequente em empresas que buscam tomar decisões mais assertivas com base nos dados coletados e essa tendência promete crescer cada vez mais.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

4 estratégias

4 principais estratégias de marketing digital para sua empresa

Através de estratégias de Marketing Digital você pode explorar um universo de possibilidades como chamar a atenção de um cliente

Como escrever um texto para blog

Como escrever um texto para blog?

Os profissionais de marketing mais antenados já entenderam que saber como escrever um texto para blog é fundamental para os

Gmail ads: a novidade e seus benefícios

Já pensou enviar um email marketing sem ter a lista dos emails?
remover um site do google

Como remover um site do Google?

Já imaginou querer remover um site do Google, mas descobrir que não tem mais acesso a ele? Pode parecer um

seo vai acabar

O SEO vai acabar?

Recentemente, uma dúvida tem rondado o mundo do marketing digital: o SEO vai acabar? Alguns apontam a ascensão da inteligência

real impacto da Covid-19

Estudo revela o real impacto da Covid-19 nas PMEs

Com a pandemia do Covid-19 desde março no Brasil, muitos setores foram impactados devido a mudança repentina de comportamento na

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?