O que o Machine Learning tem a ver com Marketing Digital?

Machine Learning é um tipo de Inteligência Artificial que pode aprender sozinha a partir da coleta de uma grande quantidade de dados e tomar decisões inteligentes aprendendo com o comportamento do usuário. Os algoritmos analisam estatisticamente esses dados, resultando em previsões e respostas que sejam mais assertivas.

Não é novidade que os dados são muito importantes para o marketing digital, afinal é necessário analisar os resultados e aprender com eles para gerar insights e criar diálogos com o consumidor. É exatamente nesse processo que o Machine Learning pode ajudar: encontrando quais são os usuários que podem gerar rentabilidade para a empresa de forma mais rápida e assertiva.

A primeira coisa que um sistema baseado em Machine Learning faz é analisar os dados que você já possui dos seus consumidores e com base nisso, ele busca outros perfis similares. Com essa tecnologia, é possível buscar essas pessoas com segmentação diferente da demográfica, baseada em dados de consumo, acesso em sites e preferências na internet.

Um exemplo prático é o Trivago. A empresa tinha o objetivo de fazer com que seus clientes mais qualificados realizassem transações através do aplicativo. Usando uma machine learning alimentada pelo Google, conseguiram otimizar a segmentação e assim ter um resultado de 20% de aumento em seus usuários qualificados via Android e IOS.

Além de encontrar usuários qualificados, essa tecnologia também encontra a melhor forma de fazer com que eles engajem com a marca, combinando a mensagem certa, o tom de voz e o layout que mais agrada cada um.

Já deu pra notar que o Machine Learning faz uma grande diferença na hora de atingir o público certo com o conteúdo otimizado para ele. Mas para que ela funcione bem é essencial que haja uma alimentação de dados com informações certas e relevantes. Esse processo é fundamental para o bom funcionamento da tecnologia.

O uso do Machine Learning está cada vez mais frequente em empresas que buscam tomar decisões mais assertivas com base nos dados coletados e essa tendência promete crescer cada vez mais.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Chatbots para prefeituras auxiliam moradores e turistas

Quando pensamos nos chatbots associamos com grandes empresas que recebem milhares de interações com dúvidas de clientes, certo? Além de

SEO para indústria qual o poder dessa estratégia

SEO para indústria: qual o poder dessa estratégia?

No segmento da indústria, onde produtos e serviços são altamente técnicos e as vendas B2B muitas vezes envolvem ciclos longos

SEO para blog

3 pontos importantes sobre SEO para blog

Se o que você busca para a sua empresa é o sucesso em estratégias digitais, investir em SEO para blog

automação de marketing

Como fazer automação de marketing?

Aprenda como fazer automação de marketing de forma estratégica e eficiente, como otimizar seus resultados e economizar tempo
índice de maturidade digital

Como medir o índice de maturidade digital de sua empresa?

O índice de maturidade digital funciona como um diagnóstico completo do nível de adoção tecnológica dentro de uma organização.
comprar leads

Comprar leads: será que vale a pena fazer isso?

É fato que as empresas buscam atrair muitos contatos, mas será que vale a pena comprar leads para abrir negociações?