O que o Machine Learning tem a ver com Marketing Digital?

Machine Learning é um tipo de Inteligência Artificial que pode aprender sozinha a partir da coleta de uma grande quantidade de dados e tomar decisões inteligentes aprendendo com o comportamento do usuário. Os algoritmos analisam estatisticamente esses dados, resultando em previsões e respostas que sejam mais assertivas.

Não é novidade que os dados são muito importantes para o marketing digital, afinal é necessário analisar os resultados e aprender com eles para gerar insights e criar diálogos com o consumidor. É exatamente nesse processo que o Machine Learning pode ajudar: encontrando quais são os usuários que podem gerar rentabilidade para a empresa de forma mais rápida e assertiva.

A primeira coisa que um sistema baseado em Machine Learning faz é analisar os dados que você já possui dos seus consumidores e com base nisso, ele busca outros perfis similares. Com essa tecnologia, é possível buscar essas pessoas com segmentação diferente da demográfica, baseada em dados de consumo, acesso em sites e preferências na internet.

Um exemplo prático é o Trivago. A empresa tinha o objetivo de fazer com que seus clientes mais qualificados realizassem transações através do aplicativo. Usando uma machine learning alimentada pelo Google, conseguiram otimizar a segmentação e assim ter um resultado de 20% de aumento em seus usuários qualificados via Android e IOS.

Além de encontrar usuários qualificados, essa tecnologia também encontra a melhor forma de fazer com que eles engajem com a marca, combinando a mensagem certa, o tom de voz e o layout que mais agrada cada um.

Já deu pra notar que o Machine Learning faz uma grande diferença na hora de atingir o público certo com o conteúdo otimizado para ele. Mas para que ela funcione bem é essencial que haja uma alimentação de dados com informações certas e relevantes. Esse processo é fundamental para o bom funcionamento da tecnologia.

O uso do Machine Learning está cada vez mais frequente em empresas que buscam tomar decisões mais assertivas com base nos dados coletados e essa tendência promete crescer cada vez mais.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Páginas pilares

Páginas pilares, a nova tendência para posicionamento e otimização do Google

Atrair um possível cliente para sua página e já no primeiro acesso dizer tudo o que ele precisa saber para

aparecer no google

Como fazer sua empresa aparecer no Google

Sua empresa aparecer no Google não acontece por acaso. Existe toda uma estratégia por trás disso, e é isso que
marketing digital para lançamento de produtos

Como funciona o marketing digital para lançamento de produtos?

Você já se perguntou como grandes empresas lançam produtos que se tornam um sucesso absoluto? Como elas conseguem gerar tanto

linkedin ads

LinkedIn Ads ou Google Ads? Qual o melhor para B2B?

A escolha entre LinkedIn Ads e Google Ads pode determinar o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing B2B.
Diagnóstico de Marketing Digital entenda o conceito e a importância

Diagnóstico de Marketing Digital: entenda o conceito e a importância

Você já ouviu falar em Diagnóstico de Marketing Digital? Essa é uma ferramenta essencial para quem quer melhorar o seu

Publicidade para Indústrias

Publicidade para indústrias: como alcançar seu público-alvo no digital

O mercado industrial, tradicionalmente dependente de métodos de marketing como feiras de negócios e visitas comerciais, está passando por uma