Marketing digital: vantagens e diferenciais

Até algumas décadas atrás qualquer pessoa que quisesse divulgar um produto ou serviço pensaria possivelmente nos meios de comunicação mais populares, como a mídia impressa (dos panfletos aos anúncios de revistas), spots de rádios ou, caso o orçamento permitisse, comerciais na TV. Com o avanço da tecnologia e consumidores cada vez mais conectados, porém, atualmente há inúmeras oportunidades do marketing digital que podem ser exploradas, da timeline das redes sociais às notificações recebidas na tela do smartphone.

As diferenças entre o marketing tradicional vs marketing digital:

O marketing “tradicional” pode ser definido como tudo que não seja online, ou seja, desde os outdoors que vemos nas ruas aos vídeos de comerciais na TV. Pela popularidade desses canais, normalmente eles garantem uma boa visibilidade e atingem um público muito amplo, sem distinção da faixa etária, gênero ou interesses. Ao mesmo tempo em que falar com muitas pessoas pode ser importante para grandes marcas, também pode ser o calcanhar de Aquiles, uma vez que a mensagem pode chegar a um consumidor que tem pouco interesse sobre o serviço, sem haver uma mensuração real de quantas pessoas foram impactadas pelo anúncio.

Nessa brecha o marketing digital ganha cada vez mais força, já que além de conseguir atingir um público mais segmentado e com interesses semelhantes, também há a vantagem de ter os dados sobre a interação do consumidor quase que em tempo real, dos cliques aos comentários, sendo possível realizar ajustes necessários com mais facilidade e praticidade que antes, com um controle quase total de todo o processo. A possibilidade de personalização no contato com o consumidor pode chegar ao nível de enviar promoções ou novidades exclusivas para determinados clientes que já interagiram com a marca, algo que seria impossível na divulgação massiva pelos meios tradicionais.

Marketing digital: oportunidade para pequenas e médias empresas

O marketing digital também é uma ótima oportunidade para pequenas e médias empresas, que normalmente contam com orçamentos limitados e atuação regional. Assim, pensando na variedade oferecida entre redes sociais, SEO, e-mail marketing, notificações, links patrocinados ou até mesmo conteúdos em outros sites, é quase certo que uma das soluções oferecidas pelo marketing digital pode ser ajustada e aplicada em seu negócio, seja ele local ou multinacional. Neste novo formato não há uma brutal diferença entre um pequeno ou gigante da indústria: quando bem segmentado, planejado e executado, seu anúncio online pode ter o mesmo retorno e engajamento que uma campanha de uma marca líder de mercado.

Assim, sem desmerecer ou fazer um ranking entre as possibilidades de publicidade existentes, o que devemos cada vez mais levar em consideração é entender os diferentes objetivos e momentos que cada canal terá no dia a dia do consumidor atual, já que enquanto a mídia tradicional pode ajudar a divulgar a ideia para grande públicos, o marketing digital vai conseguir falar com públicos segmentados, oferecer conteúdos próximos da rotina e estimular uma reação, seja um like ou uma visita no e-commerce.

Dessa maneira, entender as diferenças e vantagens de cada formato pode ser, mais do que nunca, decisivo no êxito e relevância de uma marca, dentro ou fora do meio online.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

8 eventos de marketing digital em 2019 para já incluir na agenda!

Eventos são ótimas oportunidades para se atualizar e conhecer outros profissionais da área, com novidades do mercado que podem ajudar,

Como o chatbot, o robô de conversa, pode ajudar a alavancar as vendas?

O robô de conversa, os conhecidos chatbots, podem ir muito além do primeiro atendimento ao cliente, se transformando em uma

Qual é o público do TikTok no Brasil?

O TikTok no Brasil ganha cada vez mais usuários. Para se ter uma noção, a rede ganhou popularidade em 2020

jornada do consumidor

Jornada do consumidor: o mapa completo para conquistar clientes no marketing digital

Conhecer como seus clientes procuram e se identificam com seu produto faz a diferença na hora de traçar uma boa
Vídeo focado em produto

Entenda a importância de incluir o vídeo focado no produto em suas estratégias digitais

À medida que o mundo do marketing continua evoluindo, as marcas precisam lançar mão de todos os recursos e muita

melhor horário para postar no linkedin

Qual o melhor horário para postar no LinkedIn?

No mundo do marketing digital, o timing é tudo. E quando se trata do LinkedIn, a maior rede social profissional