Lead generation o que é? Veja como o chatbot pode te ajudar

Atrair potenciais clientes e estreitar o relacionamento até uma conversão é o objetivo do lead generation nas estratégias do marketing digital. O desafio é estabelecer uma relação de interesse e confiança entre empresa e usuários, com um contato frequente. É justamente nessa brecha que o uso de chatbots podem ajudar, e muito, na geração e manutenção de leads qualificados.

LEAD GENERATION: CHATBOTS DO ATENDIMENTO AO RELACIONAMENTO

Leads são os potenciais clientes que já demonstram interesse na sua marca ou serviço e cadastram dados pessoais (como nome, telefone, e-mail e endereço) em um formulário para receberem mais informações, se cadastrar na newsletter ou fazer download de um e-book, por exemplo. O objetivo de conseguir esses dados é estreitar o relacionamento, indicando promoções, lançamentos de produtos e novos conteúdos que façam esses usuários voltarem mais vezes para o seu site, até que eles se tornem clientes assíduos.

Com o objetivo de capturar esses dados e manter o contato com potenciais clientes, os chatbots são soluções automatizadas para a lead generation. Através de interações pré-definidas, os chatbots oferecem um formulário de cadastro para o usuário que desejar mais informações sobre um serviço ou produto, por exemplo. Tudo isso de maneira rápida, com apenas algumas mensagens trocadas.  

De acordo com Neil Patel, autor do livro Hustle, best seller nos EUA, os chatbots conseguem reter entre 40 a 60% dos leads, enquanto nos aplicativos a taxa não passa dos 40%, resultado das interações rápidas dos chatbots.

LEAD GENERATION: VANTAGENS COM CHATBOTS  

A principal vantagem que os chatbots apresentam sobre outros canais para lead generation, é oferecer novos contatos com potenciais clientes por mensagens, dentro de aplicativos e chats. Não é necessário nem abrir o e-mail ou acessar uma rede social para receber novidades sobre a marca, evitando distrações.

Para nutrir esse lead e estimular um relacionamento, o chatbot pode enviar novas mensagens para os clientes sempre que houver um novo conteúdo disponível no blog, no lançamento de produtos ou na promoção de um item que ele já pesquisou, por exemplo, tornando a interação mais pessoal, frequente e direta.  

Como indicamos semanalmente aqui no blog, os chatbots podem ter finalidades muito além do atendimento instantâneo dos clientes e utilizá-los para captura e nutrição de leads é uma maneira de estreitar relacionamento, conseguir melhores resultados, dar credibilidade para a marca e converter visitantes em clientes que se tornam embaixadores dos seus produtos.

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

maturidade digital

Qual é o grau de maturidade digital do seu negócio?

Entenda o que é maturidade digital, descubra em que estágio sua empresa está e saiba como evoluir com ações práticas
veo

Como usar o Veo, gerador de vídeos de IA do Google?

Descubra como usar o Veo, o poderoso gerador de vídeos de IA do Google, para criar clipes profissionais em minutos!

Como otimizar suas campanhas com palavras-chave de marca e concorrentes

Em um mercado digital cada vez mais competitivo, a habilidade de utilizar estrategicamente palavras-chave de marca e de concorrentes em

Instagram likes: sua marca será impactada com o fim dos likes?

O Instagram anunciou na última quarta-feira (17) que começou a ocultar o Instagram likes das fotos publicadas na rede social.

cpc

O que é CPC? (Custo por Clique)

Entenda como o modelo CPC revolucionou a publicidade e como calcular essa métrica que oferece transparência total sobre seu investimento.
chatbot gratis

Chatbot grátis: restrições que podem prejudicar o seu negócio

Com o avanço da tecnologia e o crescente número de bots de conversas, há inúmeros tutoriais e softwares para criação