Lead generation o que é? Veja como o chatbot pode te ajudar

Atrair potenciais clientes e estreitar o relacionamento até uma conversão é o objetivo do lead generation nas estratégias do marketing digital. O desafio é estabelecer uma relação de interesse e confiança entre empresa e usuários, com um contato frequente. É justamente nessa brecha que o uso de chatbots podem ajudar, e muito, na geração e manutenção de leads qualificados.

LEAD GENERATION: CHATBOTS DO ATENDIMENTO AO RELACIONAMENTO

Leads são os potenciais clientes que já demonstram interesse na sua marca ou serviço e cadastram dados pessoais (como nome, telefone, e-mail e endereço) em um formulário para receberem mais informações, se cadastrar na newsletter ou fazer download de um e-book, por exemplo. O objetivo de conseguir esses dados é estreitar o relacionamento, indicando promoções, lançamentos de produtos e novos conteúdos que façam esses usuários voltarem mais vezes para o seu site, até que eles se tornem clientes assíduos.

Com o objetivo de capturar esses dados e manter o contato com potenciais clientes, os chatbots são soluções automatizadas para a lead generation. Através de interações pré-definidas, os chatbots oferecem um formulário de cadastro para o usuário que desejar mais informações sobre um serviço ou produto, por exemplo. Tudo isso de maneira rápida, com apenas algumas mensagens trocadas.  

De acordo com Neil Patel, autor do livro Hustle, best seller nos EUA, os chatbots conseguem reter entre 40 a 60% dos leads, enquanto nos aplicativos a taxa não passa dos 40%, resultado das interações rápidas dos chatbots.

LEAD GENERATION: VANTAGENS COM CHATBOTS  

A principal vantagem que os chatbots apresentam sobre outros canais para lead generation, é oferecer novos contatos com potenciais clientes por mensagens, dentro de aplicativos e chats. Não é necessário nem abrir o e-mail ou acessar uma rede social para receber novidades sobre a marca, evitando distrações.

Para nutrir esse lead e estimular um relacionamento, o chatbot pode enviar novas mensagens para os clientes sempre que houver um novo conteúdo disponível no blog, no lançamento de produtos ou na promoção de um item que ele já pesquisou, por exemplo, tornando a interação mais pessoal, frequente e direta.  

Como indicamos semanalmente aqui no blog, os chatbots podem ter finalidades muito além do atendimento instantâneo dos clientes e utilizá-los para captura e nutrição de leads é uma maneira de estreitar relacionamento, conseguir melhores resultados, dar credibilidade para a marca e converter visitantes em clientes que se tornam embaixadores dos seus produtos.

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Stickers para Instagram

Stickers para Instagram: saiba como criar itens personalizados para a sua empresa

Os stickers para Instagram vieram revolucionar a forma de se comunicar pela rede social! Quer aprender a fazer stickers personalizados?

Chatbots para WhatsApp: um novo canal para as empresas

Imaginar uma rotina sem a agilidade e praticidade do WhatsApp já é improvável para muitas pessoas que utilizam o aplicativo

Vídeos para redes sociais: estratégia de marketing digital que cresce a cada ano

O brasileiro consome cada vez mais vídeos, sobretudo, no Youtube e em outras redes sociais, como indica a pesquisa Video

jornada de compra do B2B

Por dentro da Jornada de compra do B2B

Se você pretende começar 2021 direcionando seu trabalho e investimento de marketing digital de forma mais efetiva, sugerimos que comece

As melhores tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

As tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

No mundo acelerado de hoje, onde a tecnologia avança a passos largos, as empresas de todos os portes precisam se

Como produzir vídeos para marcas nas redes sociais?

Conheça algumas dicas fundamentais para não errar na hora de produzir conteúdo em vídeo para marcas nas redes sociais.