Inteligência Artificial no Marketing e a era da estratégia

Inteligência Artificial no Marketing: como se sobressair profissionalmente na era machine learning.

Você consegue imaginar como vai estar a sua vida profissional em 5 anos? A pergunta clichê das entrevistas de emprego já precisa ser reformulada, afinal, podemos realmente prever o andamento do Mercado em tempos com tantas evoluções tecnológicas? Com o futuro do Marketing Digital caminhando em direção à automação — ou seja, processos automáticos que substituem ações que antes eram feitas manualmente —, profissionais estratégicos tendem a ser cada vez mais valorizados. Nesse sentido, como a Inteligência Artificial no Marketing vai mudar o futuro da profissão? Essa é a pergunta que muita gente faz, inclusive muitos de nós.

Toda mudança, via de regra, gera preocupação. Na era do rádio, o medo era da chegada da televisão. Com a popularização da internet, muitos temeram que a TV fosse eliminada da nossa rotina. Com a evolução da internet, temos receio de perder o controle da situação e de sermos dominados pela máquina. Apesar de a Inteligência Artificial estar avançando, esse panorama nos mostra que as coisas são, ao invés de extinguidas, modificadas. Na batalha da Inteligência Artificial no Marketing vencerão os profissionais que souberem adaptar o seu currículo e melhorar suas habilidades. Uma coisa é fato: precisamos trocar o medo pela capacitação.

Profissionais estratégicos serão mais valorizados que nunca. Algumas funções podem sim ser automatizadas, mas pensar fora das linhas de códigos de programação para propor ações 360° é uma capacidade (e deverá ser pelo menos até os próximos anos) humana. Em relação ao trabalho a curto e médio prazo dos profissionais de Marketing, podemos dizer que estamos na era da estratégia. Ao passo em que as inovações de machine learning avançam, crescem também a demanda e a necessidade de uma assistência completa ao cliente.

Para o Think With Google, entramos em tempos nos quais o atrito entre marca e consumidor pode representar um fracasso e mensagens de massa serão ignoradas pelo público. Isso significa que precisamos aprender a pensar de forma cada vez mais “cuidadosa” em relação aos consumidores, valorizando a individualidade e entendendo o poder de voz que eles têm — tendo em vista a repercussão potencial gigante que cada um de nós tem nas redes sociais. Dessa forma, marcas que quiserem alcançar o sucesso devem conhecer a fundo o seu consumidor.

De acordo com pesquisa feita pela Tata Consultancy Services com 835 executivos e 13 segmentos da indústria distribuídas em quatro regiões do mundo, 7% das organizações destinaram ao menos US$ 250 milhões cada uma para IA no ano de 2016. Obviamente, esse interesse só tende a crescer. Segundo estudo da PwC Global Consumer Insights 2018, das mil pessoas ouvidas no Brasil, 59% gostariam de comprar dispositivos com capacidade de processamento de dados e aprendizagem. Não tem como, e nem por que fugir, certo? Tecnologias de Inteligência Artificial são, e serão cada vez mais, excelentes aliadas de profissionais que entendem a importância de oferecer aos clientes um dos bens mais valiosos: a estratégia.

A Webcompany é uma agência digital que alia profissionais com alta capacitação a tecnologias eficientes para trazer estratégias digitais eficientes para a sua marca. Entre em contato com a gente!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como o chatbot, o robô de conversa, pode ajudar a alavancar as vendas?

O robô de conversa, os conhecidos chatbots, podem ir muito além do primeiro atendimento ao cliente, se transformando em uma

otimização da taxa de conversão

10 estratégias para otimização da taxa de conversão de seu site

A otimização da taxa de conversão permite que negócios aumentem sua receita sem necessariamente gastar mais com publicidade. Saiba como!
Marketing no LinkedIn

Marketing no LinkedIn: Qual a estratégia para minha marca?

Saber como fazer um bom trabalho de marketing no LinkedIn tem impacto direto nos resultados da sua estratégia digital, porque

mobile marketing

3 pilares essenciais do mobile marketing para seu negócio

Você sabia que mais de 92% dos brasileiros acessam a internet principalmente pelo celular? Pois é, os smartphones mudaram completamente

Digitalização na indústria por que você deve focar nessa estratégia

Digitalização na indústria: por que você deve focar nessa estratégia

A digitalização na indústria envolve a integração de tecnologias digitais em todas as áreas da operação industrial, desde a fabricação

A força do mobile no Brasil

Além do crescimento do uso dos dispositivos móveis, o conceito de mobilidade toma uma importância crucial no dia a dia