Google Discover: saiba mais sobre essa novidade que chegou para melhorar seus resultados

Você sabia que um conteúdo pode ser encontrado organicamente sem que as pessoas o procurem? É isso que os anúncios do Google Discover fazem: visam ajudar as pessoas a encontrar informações sobre seu produto antes de procurá-lo

Em um estudo recente, o Google descobriu que 76% dos consumidores gostam de descobrir coisas inesperadas ao fazer compras. E 85% das pessoas tendem a tomar uma ação relacionada ao produto dentro de 24 horas após a descoberta, lendo resenhas, comparando preços ou características do produto – às vezes, tudo ao mesmo tempo. Diante dessas informações, a empresa percebeu que era necessário acrescentar algumas funcionalidades na plataforma de anúncios, para aproveitar o alto potencial de ROI que ela oferece. E assim surgiu O Google Discover – uma novidade que irá exibir assuntos de seu interesse no iPhone, Android e no site para celular.

Google discover

Como funciona o Google Discover?

Em sua essência, o Google Discover é um feed de notícias de artigos relevantes com base no seu histórico de navegação e pesquisa. Ele mostra ao usuário uma seleção de conteúdos com base nas interações dele no ambiente digital, seja interagindo com outros produtos do Google ou pesquisando informações no buscador. O diferencial em relação ao que já é feito atualmente é que, agora, se o mecanismo entender que um conteúdo pode ser interessante para o usuário, o Discover o mostrará, mesmo que não haja uma pesquisa.

Para as marcas, isso representa uma oportunidade de aumentar o alcance dos seus materiais e atrair novos clientes, já que o Google pode entregar seu conteúdo para usuários com interesses em comum. A distribuição será feita no feed Discover do Google no celular e no aplicativo, nos anúncios do Gmail e nos feeds do YouTube Discover, sempre com o visual adaptado para cada local. Já existem mais de 800 milhões de pessoas usando o Google Discover para encontrar novos conteúdos, e isso é apenas o começo. Estamos falando de uma grande ferramenta de mídia!

E a segmentação dos anúncios nesta plataforma?

Por natureza, esses anúncios são baseados em uma segmentação mais profunda do que a intenção de pesquisa de um usuário, levando em consideração o algoritmo e as informações acumuladas no histórico do comportamento. Portanto, as opções de segmentação seguem o mesmo caminho.

Anunciantes e marcas podem segmentar pelo interesse, mercado, afinidade ou podem também criar públicos-alvo mais personalizados, como já são feitos os anúncios de display atualmente. O Google também coletará dados de uma variedade de atividades nas plataformas de propriedade do Google, como atividades de pesquisa, histórico de exibição do YouTube, visitas a sites na rede de exibição do Google e outros para indicar o melhor público-alvo dentro desses destinos. Em relação ao pagamento, como a maioria dos produtos de anúncios do Google, os anunciantes serão cobrados por clique.

De que forma o Google Discover acrescentará as estratégias de marketing digital?

Como um anúncio ativo, essa ferramenta é útil para impactar aqueles consumidores que ainda nem sabem que precisam do seu produto ou serviço. Isso não quer dizer que você deve abandonar o trabalho de otimização para ser encontrado de forma orgânica, mas sim mesclar táticas diferentes em sua estratégia de marketing para ajudar seu público a descobrir seu produto.

Por enquanto, o aplicativo existe apenas em dispositivos Android e é mais facilmente acessível em telefones Google Pixel, mas não deve demorar muito para que a funcionalidade do Google Discover exista em todos os navegadores móveis do Google.

Da equipe comercial, passando pelo marketing de conteúdo e chegando as estratégias de mídia online, todos os esforços e ferramentas que completam o pacote para melhorar o reconhecimento de marca, o retorno sobre investimento em mídia e aumentar as vendas, como é o caso do Google Discover, são bem-vindos.

Sua marca ainda não investe em anúncios digitais?
Fale com a nossa equipe!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como criar um planejamento de marketing online

Como criar um planejamento de marketing online?

Você já se perguntou como algumas empresas parecem estar sempre na frente, dominando o mercado? A resposta está em um

WordPress

Porque devo ter um site em WordPress?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) e através dele é possível realizar toda a manutenção do

objetivos de mídia

Objetivos de mídia: saiba quais são os mais utilizados nas estratégias digitais

Com tantas possibilidades para trabalhar a comunicação das marcas na internet, planejar e executar campanhas de sucesso têm sido uma

Chatbots para prefeituras auxiliam moradores e turistas

Quando pensamos nos chatbots associamos com grandes empresas que recebem milhares de interações com dúvidas de clientes, certo? Além de

chatbot customizado

Turbine o atendimento ao cliente da sua imobiliária com um chatbot customizado

Você faz parte do time que está com vontade de integrar um serviço de atendimento ao cliente via chatbot para

O que é SEO para e-commerce e por que implementar

O que é SEO para e-commerce e por que implementar?

Investir em SEO para e-commerce há tempos deixou de ser um diferencial! Hoje em dia, tal estratégia é algo básico