Qual a diferença entre ROI e ROAS?

Se você começou a estudar recentemente sobre marketing digital, deve ter se deparado com alguns termos específicos e não tão simples de entender à primeira vista. É o caso das siglas ROI e ROAS, métricas financeiras importantes e de acompanhamento necessário para mensurar o retorno financeiro que determinada estratégia gerou para a empresa.

O que é ROI?

Sigla para Return Over Investment. Em português: retorno sobre investimento. Como o nome já diz, esse indicador relaciona todos os custos da operação que se quer avaliar (funcionários, equipamentos, custos fixos, etc) com o retorno financeiro obtido pela empresa num determinado período. Como podemos calcular o ROI?Não precisa se preocupar caso matemática não seja o seu forte: os cálculos aqui serão bem simples!Você só precisa ter em mãos os seguintes dados:

  • Custo: o valor de todas as despesas necessárias para aquela operação
  • Receita: o valor que entrou no caixa da empresa, resultante das vendas

Subtraindo Receita – Custo e dividindo o resultado pelo Custo, chegaremos no ROI; para que o indicador se torne uma porcentagem, basta multiplicar por 100. A fórmula completa fica assim:ROI = ( Receita – Custo) / Custo x 100.

O que é ROAS?

Sigla para Return Over Advertising Spend. Em português: retorno sobre gastos com anúncio. Esse é o indicador do sucesso (ou não) de campanhas publicitárias. É ele quem vai te mostrar quanto lucro gerou seu investimento em anúncios feitos em mídias pagas, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkediIn Ads, além de indicar em quais canais performaram melhor. E como calculamos o ROAS? O cálculo aqui é bem parecido com o do ROI, porém utilizamos o custo e a receita específicos de uma determinada campanha:

ROAS = ( Receita – Custo ) / Custo X 100

Qual a diferença entre ROI e ROAS?

Ambos são indicadores de rentabilidade muito importantes para mensurar o desempenho de estratégias e ações realizadas no seu negócio.

Porém, o ROAS avalia o desempenho especificamente dos anúncios pagos e a viabilidade das estratégias utilizadas na campanha. Já o ROI fornece um panorama do quanto a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento que realiza – por isso, é utilizado para medir o desempenho de diversas áreas da empresa, possibilitando avaliar quais são as maiores fontes de rendimento, as estratégias mais eficientes e os processos que necessitam de mais atenção.

O pulo do gato é que, quando aumentamos o investimento em mídia e campanhas, não necessariamente precisamos aumentar o investimento em pessoal e equipamentos. Isso torna o ROAS uma medida de escalabilidade, diferente do ROI: aumentando o investimento em mídias, com um ROAS alto, é possível aumentar também o ROI, já que o faturamento será maior para o mesmo custo fixo. Então, tenha em mente: ROI E ROAS, apesar de diferentes, são duas métricas imprescindíveis e complementares, devendo ser avaliadas continuamente para a manutenção ou modificação das estratégias de marketing da sua empresa.

Se está precisando de análise completa das métricas do seu negócio e traçar estratégias assertivas para alcançar suas metas, entre em contato e fale com um especialista em marketing digital da Webcompany, te ajudamos com resultados reais!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

As melhores tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

As tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

No mundo acelerado de hoje, onde a tecnologia avança a passos largos, as empresas de todos os portes precisam se

Quais as principais plataformas para e-commerce

Quais as principais plataformas para e-commerce?

As plataformas para e-commerce permitem que pessoas e empresas vendam seus serviços ou produtos. Afinal, as transações financeiras podem ser

Como os chatbots podem ser aliados das instituições de ensino?

Muito além da tradicional dupla de “lápis e caderno”, atualmente os tablets e celulares já fazem parte da rotina dos

plataformas de automação de marketing

As 5 melhores plataformas de automação de marketing

Descubra as 5 melhores plataformas de automação de marketing para otimizar suas estratégias digitais e aumentar resultados. Confira nossa análise
Como empresas de serviços podem usar marketing digital para atrair clientes

Como empresas de serviços podem usar marketing digital para atrair clientes

Se você está lendo este artigo, provavelmente está no ramo de serviços. E se você está no ramo de serviços,

google e-e-a-t

Quer ranquear melhor? Entenda o Google EEAT (E-E-A-T)

O Google E-E-A-T se tornou um dos conceitos mais importantes para quem deseja conquistar visibilidade orgânica nos resultados de busca.