Se você começou a estudar recentemente sobre marketing digital, deve ter se deparado com alguns termos específicos e não tão simples de entender à primeira vista. É o caso das siglas ROI e ROAS, métricas financeiras importantes e de acompanhamento necessário para mensurar o retorno financeiro que determinada estratégia gerou para a empresa.
O que é ROI?
Sigla para Return Over Investment. Em português: retorno sobre investimento. Como o nome já diz, esse indicador relaciona todos os custos da operação que se quer avaliar (funcionários, equipamentos, custos fixos, etc) com o retorno financeiro obtido pela empresa num determinado período. Como podemos calcular o ROI?Não precisa se preocupar caso matemática não seja o seu forte: os cálculos aqui serão bem simples!Você só precisa ter em mãos os seguintes dados:
- Custo: o valor de todas as despesas necessárias para aquela operação
- Receita: o valor que entrou no caixa da empresa, resultante das vendas
Subtraindo Receita – Custo e dividindo o resultado pelo Custo, chegaremos no ROI; para que o indicador se torne uma porcentagem, basta multiplicar por 100. A fórmula completa fica assim:ROI = ( Receita – Custo) / Custo x 100.
O que é ROAS?
Sigla para Return Over Advertising Spend. Em português: retorno sobre gastos com anúncio. Esse é o indicador do sucesso (ou não) de campanhas publicitárias. É ele quem vai te mostrar quanto lucro gerou seu investimento em anúncios feitos em mídias pagas, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkediIn Ads, além de indicar em quais canais performaram melhor. E como calculamos o ROAS? O cálculo aqui é bem parecido com o do ROI, porém utilizamos o custo e a receita específicos de uma determinada campanha:
- Custo: valor investido em anúncios pagos
- Receita: valor em conversões resultantes daquele anúncio
ROAS = ( Receita – Custo ) / Custo X 100
Qual a diferença entre ROI e ROAS?
Ambos são indicadores de rentabilidade muito importantes para mensurar o desempenho de estratégias e ações realizadas no seu negócio.
Porém, o ROAS avalia o desempenho especificamente dos anúncios pagos e a viabilidade das estratégias utilizadas na campanha. Já o ROI fornece um panorama do quanto a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento que realiza – por isso, é utilizado para medir o desempenho de diversas áreas da empresa, possibilitando avaliar quais são as maiores fontes de rendimento, as estratégias mais eficientes e os processos que necessitam de mais atenção.
O pulo do gato é que, quando aumentamos o investimento em mídia e campanhas, não necessariamente precisamos aumentar o investimento em pessoal e equipamentos. Isso torna o ROAS uma medida de escalabilidade, diferente do ROI: aumentando o investimento em mídias, com um ROAS alto, é possível aumentar também o ROI, já que o faturamento será maior para o mesmo custo fixo. Então, tenha em mente: ROI E ROAS, apesar de diferentes, são duas métricas imprescindíveis e complementares, devendo ser avaliadas continuamente para a manutenção ou modificação das estratégias de marketing da sua empresa.
Se está precisando de análise completa das métricas do seu negócio e traçar estratégias assertivas para alcançar suas metas, entre em contato e fale com um especialista em marketing digital da Webcompany, te ajudamos com resultados reais!