Descubra 5 curiosidades sobre os Chatbots!

Para não ficar por fora desta tendência separamos cinco curiosidades sobre os chatbots, expansão e futuro para você!

A ideia de ter uma máquina respondendo aos seus clientes parece algo muito improvável? Hoje já é possível ter interações que ajudam no atendimento ao consumidor através dos chatbots, com agilidade, praticidade e interações cada vez mais personalizadas.

Curiosidades sobre os Chatbots

1. A primeira das curiosidades sobre os chatbots é que Alan Turing, o famoso cientista da computação britânico, foi o responsável por muitos dos conceitos que seguimos hoje de tecnologia e indicou que um computador só poderia ser considerado inteligente quando pudesse conversar com uma pessoa, sem que ela percebesse algo de errado. Conhecido como “teste de Turing”, essa é a base dos chatbots, definida ainda em 1950!

2. Em 1966 o software ELIZA, que simulava uma conversação com usuários, foi criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Considerada a mãe de todos os bots, ELIZA utilizava trechos da mensagem do usuário para parecer que tinha um extenso vocabulário, agindo como uma psicóloga virtual. Incrível, né?

3. Apesar de tentativas ao longo das décadas, a necessidade de ter um chatbot no atendimento só se tornou uma tendência quando os aplicativos de mensagem como Whatsapp e o Messenger se tornaram parte do cotidiano e foram utilizados também como o canal de SAC para muitas empresas. Hoje os aplicativos de mensagens são mais utilizados que apps de redes sociais e de acordo com a Credence Research até 2019, 65% da população global usará apps com essa finalidade.

4. O Facebook anunciou no seu evento anual Facebook Developer Conference: F8, que 1.2 bilhões de usuários estão usando o Messenger e que a plataforma já possui 100.000 bots. Se parece expressivo, a expansão poderá ser MUITO maior: o Facebook tem cerca de 60 milhões de empresas no ecossistema e uma grande quantidade delas está também no Messenger. Logo, temos milhões de empresas que podem adotar os chatbots nos próximos anos para interação com os clientes na plataforma.

5. De acordo com os dados divulgados pelo Chabot Survey 2017, 61% dos entrevistados não acreditam que os chatbots irão substituir totalmente o atendimento humano, mas é inegável que eles podem lidar com os primeiros contatos e dúvidas mais comuns. Assim, apenas algumas situações específicas e complexas serão encaminhadas aos atendentes, o que irá representar uma agilidade tanto para os consumidores quanto para as empresas, com redução de custos e do tempo de atendimento.

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