Como usar o Google Trends para encontrar o melhor momento de mercado

Quando você está criando um novo produto, serviço ou marca, pode ser um desafio saber quando é o melhor momento para lançar seu produto. É importante considerar fatores como seu público-alvo e estratégia de canal antes de lançar seu produto. Com isso em mente, vamos analisar algumas das formas mais comuns de usar o Google Trends para saber mais sobre a época do ano em que seu público alvo prefere comprar seus produtos e serviços. 

Google Trends
Google Trends

Ver tendências gerais da Internet no Google Trends

Se você estiver procurando ver rapidamente que tipo de interesse seu produto está gerando na Internet em geral, você pode usar o Google Trends para ver o nível de interesse geral nos termos relacionados ao seu produto. 

Embora o volume de buscas possam não ser exatamente indicativos do interesse que as pessoas têm por seu produto, isso pode lhe dar uma ideia geral do potencial de mercado. Se você estiver procurando por tendências nos termos relacionados a seu produto, você pode digitar as palavras-chave de seu produto e olhar o volume da busca por esses termos. Se você tem uma categoria ampla, por exemplo, “viagens”, você também pode olhar as tendências relacionadas ao nível de interesse geral para viagens como um todo.

Descubra palavras e frases sazonais populares em seu mercado

Se seu produto é sazonal ou está associado a uma época específica do ano, você pode usar o Google Trends para ver palavras e frases sazonais que são populares em seu segmento de mercado. As palavras e frases sazonais incluem aquelas relacionadas ao Natal, Páscoa, Dia das Mães, verão, e outros termos relacionados. 

Utilizar as bases de dados de tendências do Google Trends

A ferramenta é ótima para ver o interesse geral da Internet nos termos de seu produto e nas palavras e frases sazonais, mas e quanto ao resto dos termos relacionados e aos canais fora da internet? 

Você pode ampliar ainda mais sua visão combinando as palavras e frases sazonais de seu mercado, com outros termos como “Filmes” ou “TV” do Google Trends para ver os principais termos relacionados a filmes e programas de TV. 

Examine os dados de tendências no Google Trends antes de lançar seu produto

Com as ferramentas certas, você pode olhar as tendências da Internet para os termos relacionados ao seu produto e saber o que as pessoas estão procurando e no que elas estão interessadas. 

Você também pode usar os dados do Google Trends para ver que tipo de conteúdo relacionado está sendo gerado nos websites de seus concorrentes, que palavras-chave estão tendo tendências e sendo usadas nas mídias sociais, e muito mais.

Ao examinar os dados do Google Trends para sua indústria, você pode entender melhor o que seu mercado específico está buscando, que conteúdo está tendo tendências e que palavras-chave e marcas estão obtendo tração. 

Conclusão

Com os dados corretos, você pode usar o Google Trends para ver o que as pessoas estão procurando em seu mercado, quais são os principais termos relacionados ao seu produto, e ver qual é a tendência geral da Internet em seu mercado. Munido destes dados, você pode usá-los para prever a época de vendas, lançar seu produto no melhor momento do mercado e aumentar o conhecimento da marca com conteúdo relevante.

Quer se posicionar à frente de seus concorrentes?
Fale com um de nossos especialistas!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

seo contínuo

O papel do SEO contínuo em sua estratégia de marketing

Sem um trabalho de SEO contínuo, seus resultados de marketing digital vão estagnar, e o tráfego orgânico tenderá a diminuir

Webcompany lança campanha “Ypê: Vale Mais Cuidar” na web

Conheça o projeto de ativação do novo posicionamento da Ypê nos meios digitais.

O que é o RD Station?

O RD Station é uma ferramenta de automação para criar campanhas de Marketing Digital eficientes, nutrir leads qualificados, gerar oportunidades

Monitoramento de redes sociais e Social Listening: entenda as diferenças

Através do Monitoramento de redes sociais e Social Listening é possível acompanhar de perto – e em tempo real! –

melhorar a velocidade do site

Velocidade do site: 5 dicas para melhorar seu desempenho

Para avaliar a velocidade do site, precisamos considerar o tempo que a página leva para ser completamente exibida em um

setembro amarelo

Setembro amarelo: como um chatbot pode ajudar na saúde mental

Você sabia que um chatbot pode ser um excelente aliado em campanhas sociais e de saúde pública? Acompanhe o nosso