Como ter redução de custos com atendimento via chatbot?

Com o avanço da tecnologia, os bots oferecem a vantagem de atender durante todos os horários e com a redução de custos com atendimento via chatbot.

Para grandes empresas que recebem muitos contatos e dúvidas de usuários fora do horário comercial, manter uma equipe de atendimento ao cliente que seja padronizada e ágil sempre foi uma dificuldade.

COMO HÁ REDUÇÃO DE CUSTOS COM ATENDIMENTO VIA CHATBOT?

Para grandes empresas, manter equipes de atendimento que estejam disponíveis 24 horas por dia, mesmo nos fins de semana ou feriados apresenta um custo elevado e envolve um constante treinamento e avaliação para que todo o departamento mantenha a mesma performance. Com um atendimento disponível 24 horas por dia, direto de chats ou aplicativos de mensagens, há uma redução de custos com atendimento via chatbot, uma vez que o chatbot reduz a quantidade de profissionais dedicado ao SAC, especialmente fora do horário comercial.

Os chatbots também facilitam o atendimento pelo volume que conseguem atender: enquanto cada colaborador atende uma ligação ou e-mail por vez, os chatbots conseguem atender centenas de mensagens imediatamente, sem perder o padrão, solucionando as dúvidas e problemas mais comuns com apenas algumas mensagens. Além da redução de custos com atendimento via chatbot, pode haver também uma melhora no atendimento, porque as questões podem ser resolvidas mais rapidamente e com isso, seus clientes ficam mais satisfeitos.

Há exemplos na prática de como a redução de custos com atendimento via chatbot irá afetar o mercado. O estudo da Juniper Research indicou só no setor bancário (um dos mais favorecidos pela tecnologia), o uso de chatbots pode representar uma economia de US$ 7,3 bilhões globalmente até 2023. A previsão, dessa forma, é que já nos próximos anos a interação com chatbots se torne o canal dominante para os clientes de aplicativos bancários.

COMO A REDUÇÃO DE CUSTOS COM ATENDIMENTO VIA CHATBOT VAI AFETAR AS EQUIPES?  

Como sempre reforçamos, os chatbots não tomarão o lugar dos atendentes humanos, mas irão facilitar ainda mais o atendimento ao cliente, com benefícios tanto para as empresas quanto os usuários que poderão contar com respostas automáticas sempre que precisarem, independe do horário.

Com os chatbots já atendendo os casos mais comuns e dúvidas frequentes dos clientes, a equipe de atendimento pode se focar apenas naqueles casos que exigem a sensibilidade e atenção humana, com mais detalhes e processos. Combinados, os esforços irão otimizar ainda mais o atendimento ao cliente das grandes empresas.  

Usar redução de custos com atendimento via chatbot, assim, traz uma economia considerável para as empresas, que além de dispor menos recursos também conseguem atender aos clientes sempre que eles precisam, com eficiência.

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato conosco e entenda como o chatbot pode ajudar a sua marca.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Micro-momentos – decisões de compra estão cada vez mais velozes

Diferente de décadas passadas hoje o consumidor pode pesquisar avaliações, informações e preços direto no smartphone.
taxa de conversao

Taxa de conversão no funil de vendas – como calcular?

A taxa de conversão é uma métrica que avalia a eficiência das etapas do funil de vendas num determinado período,
Chatbots

Além do SAC: chatbots podem ser utilizados em pesquisas!

Seja para o lançamento de um produto, melhorias de serviços ou análise de mercado, pesquisas podem dar importantes direcionamentos. Para

Seu site aparece como não seguro no Chrome? Saiba o que isso significa

Já aconteceu de estar navegando recentemente e ao clicar em um link ou site aparecer um aviso similar a esse?
experiências personalizadas

Aumente suas vendas com experiências personalizadas na web

Pode parecer complicado, mas, na prática, todos podem fornecer experiências personalizadas. Confira algumas dicas que trouxemos para vocês!
chatbot significado

Chatbot significado: conheça os benefícios e reveja os principais mitos que cercam a ferramenta

Estamos em pleno ano de 2019 e você ainda não entende exatamente o que é e nem como funciona um