Como o SEO pode ajudar na divulgação de pequenas e médias empresas?

Muitos ainda acreditam que o SEO é uma estratégia cara, difícil e inacessível para a maioria das pequenas e médias empresas, mesmo entre aquelas que já adotam outras estratégias de marketing digital, por exemplo.

Na prática, entretanto, o SEO está longe de estar ultrapassado ou superestimado: quando feito corretamente ele pode ser importante para a correta consolidação online, especialmente para novos empreendedores ou marcas. Tudo dependerá, porém, de como você vai atuar com o SEO.

O que é SEO?

O SEO, abreviação de Search Engine Optimization (ou otimização para mecanismos de busca), busca aumentar a visibilidade de um site de maneira orgânica (sem pagar anúncios) nos mecanismos de busca, como o Google, fazendo com que o seu conteúdo seja uma referência quando os clientes procurarem determinado serviço, produto ou palavra-chave, por exemplo.

Esse recurso é fundamental já que os consumidores muitas vezes procuram nos buscadores pelos produtos e contatos de marcas. Enquanto as grandes já estão na cabeça dos clientes, as pequenas e novas empresas devem aproveitar essas oportunidades para aparecerem e despertarem a atenção de novos clientes!

Muitos ainda acreditam que apostar em SEO é só trabalhar com palavras-chaves repetidas de maneira robótica e encher os conteúdos de links sem relevância, e esquecem que o verdadeiro SEO deve também focar na facilidade de navegação dos usuários e consumidores, agregando os quesitos técnico e criativo – uma combinação que pode ajudar a alcançar melhores resultados!

Razões para investir no SEO

Seu site deve estar preparado desde o começo do projeto. Além de um design atrativo e conteúdo informativo, seu site precisa carregar rapidamente e ter termos-chaves corretamente estruturados, para que os buscadores leiam corretamente seu conteúdo, posicione-o e os consumidores encontrem o que precisam rapidamente. No posicionamento do Google, por exemplo, sites que não são responsivos são penalizados, assim, suas páginas devem funcionar bem tanto no computador quanto no celular, sem perder a velocidade, por exemplo.

As pessoas normalmente confiam no ranking de busca exibido pelo Google, assim os primeiros lugares da pesquisa parecem bem mais confiáveis e qualificados que um resultado exibido na sétima página, por exemplo. Para se ter ideia, de acordo com o Search Engine Journal, 75% dos usuários nem vão além da primeira página quando fazem uma pesquisa. Assim, caso você comece a melhorar seu posicionamento, gradualmente, também vai deixando sua marca mais forte e consolidada!

Assim, a correta estratégia de SEO também é uma oportunidade de aumentar seu alcance e, consequente também a conversão de vendas. Melhorando o posicionamento nos buscadores, mais pessoas, mesmo aquelas que ainda não conheciam diretamente sua marca ou serviços, poderão clicar e conhecer seu site, descobrindo seus produtos. E o melhor: com o tempo você conseguirá acompanhar as informações desses visitantes, como a localização, dias e períodos mais atrativos, quanto tempo passam no site, os produtos com mais atração… dados que te ajudarão tanto na comunicação quanto no desenvolvimento de novos produtos.

Dessa forma, o SEO pode ajudar, e muito, nas suas estratégias de marca. Mas é preciso se atentar aos resultados a longo prazo, eles levam tempo, e é preciso estar sempre atualizado e gerindo as estratégias de SEO de acordo com as mudanças do mercado. Converse com a gente e saiba mais!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

ferramentas de autosserviço

Por que você precisa de uma ferramenta de autosserviço em seu site?

Começamos esse artigo com uma informação importante: de 2015 a 2017, as pesquisas em dispositivos móveis com o termo “para

aquisição de novos clientes

6 estratégias para aquisição de novos clientes

A aquisição de novos clientes não é uma tarefa fácil, requer muito conhecimento em marketing digital, estudo e prática para

Gerar leads pelo facebook: saiba como começar a captar agora mesmo

Os leads são oportunidades de converter pessoas interessadas (em um produto ou serviço) em clientes.
contratar uma agência de marketing

Quando você deve contratar uma agência de marketing digital?

Saiba quando é o momento certo para contratar uma agência de marketing digital e maximize seus resultados com um negócio
o que é bounce rate

O que é bounce rate no Google Analytics?

“O que é bounce rate?”. Essa é uma dúvida comum entre os profissionais iniciantes no marketing digital ou até mesmo

marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital para pequenas empresas funciona?

Se você é dono de uma pequena empresa, já deve ter ouvido falar sobre o potencial da taxa de conversão
logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?