Como criar uma estratégia digital para a sua empresa?

O digital cresce exponencialmente e as empresas precisam se posicionar nesse ambiente. A pergunta é: como fazer isso da maneira correta? É aí que entra a estratégia digital! Todo mundo já sabe que estar presente online não é “só postar uma imagem no Facebook e pronto”. Exige um plano abrangente que contempla diversas ações para alcançar os objetivos definidos.

Antes de tudo, é preciso lembrar que digital não sinônimo de redes sociais. Esses são apenas canais a serem utilizados. O ‘digital’ envolve um conjunto de ações que incluem o uso de plataformas e ferramentas online, como redes sociais, site, blog, e-mail marketing, anúncios e até aplicativos. Há muito para ser explorado! Entres as principais estratégias podemos citar o marketing de conteúdo, de busca (SEM), SEO, social media marketing, mídia online etc. Claro que nem tudo se encaixa no objetivo ou no budget da empresa, mas é possível alinhar ações que incluam as principais ferramentas, trabalhadas de forma criativa e em sintonia.

Digital Marketing Tools 2020 web

O planejamento envolve definir os objetivos, ações, escolher os canais de divulgação, os formatos que serão utilizados, conteúdos, integrações, entre outros. Os objetivos de marca podem ser, por exemplo, trabalhar o branding e consolidar a marca dentro do seu segmento, focar no relacionamento ao gerar diálogo com seu público entregando soluções, ou aumentar o número de leads, entre outros.

Alcance o público certo!

Para conseguir identificar com eficiência qual é o público e como alcançá-lo de forma correta nas plataformas digitais é preciso contar com análises e estudos a fim de segmentar quem será alcançado pela sua campanha.

Ë fundamental entender como essas pessoas se relacionam com as mídias, comportamentos de consumo digital, como sua jornada para poder definir por exemplo uma régua de relacionamento, impactando o usuário nos momentos certos.

Engajar é preciso.

Para gerar engajamento, é necessário criar histórias com a sua audiência. Uma grande oportunidade está nas redes sociais! Além da segmentação, definir quais os melhores canais e formatos de conteúdo podem ser decisivos nos resultados e na efetividade. O conteúdo é uma poderosa forma de engajar, seja distribuído por email marketing, social, blog, app…

Atrair e converter!

Clientes em potencial estão por toda parte! Com as ferramentas certas é possível atraí-los e convertê-los em leads. Adquirindo, no processo, informações importantes para que a empresa possa contatar aquela pessoa oferecendo um produto/serviço de seu interesse. São inúmeras ações que podem fazer parte dessa estratégia desde a atração com conteúdo em landing pages, anúncios com cadastro, notificações por push, customização de produtos, re-targeting e testes A/B de público que podem levar à conversão.

As ações digitais geram muitos dados e a análise dos resultados fica muito mais completa. Tendo em mente as métricas corretas de acordo com cada objetivo pode-se entender e otimizar a estratégia adotada em cada canal.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

como medir o ROI no marketing digital

Qual é a melhor maneira de medir o ROI do marketing digital?

O ROI (Retorno sobre Investimento) do marketing digital pode ser medido de várias maneiras, dependendo dos objetivos e estratégias específicas

chatbot para imobiliárias

Chatbot para imobiliárias pode aumentar as vendas

O mercado imobiliário é altamente competitivo, e capturar a atenção de clientes em potencial exige agilidade e eficiência. Muitas imobiliárias

tráfego pago

O tráfego pago pode afetar os resultados da busca orgânica?

Descubra como campanhas de tráfego pago podem influenciar indiretamente o desempenho do seu site nos resultados orgânicos do Google.
Qual é a melhor empresa que cria site de vendas

Qual é a melhor empresa que cria site de vendas?

Hoje em dia, ter um site de vendas é essencial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Mas

mais visualizações no YouTube

Como obter mais visualizações no YouTube?

Os vídeos têm conquistado cada vez mais espaço dentro das estratégias de marketing digital, todo mundo quer ter mais visualizações

elementor woocommerce

Como crio uma loja com Elementor e WooCommerce?

Lançar sua loja online com Elementor WooCommerce parece uma ideia fantástica. A fusão de um poderoso construtor de sites com