Chatbot na saúde ajuda a salvar vidas

Em poucos anos os chatbots se tornaram referência de atendimento automatizado e eficiente para diferente áreas e empresas. Para o setor da saúde, porém, os chatbots oferecem benefícios que poderão melhorar tanto a rotina dos médicos, quanto na qualidade de vida dos pacientes.

Exemplos práticos de chatbot na saúde começam a aparecer e mostram que os bots podem ir muito além de um simples atendimento!

COMO OS CHATBOTS NA SAÚDE PODEM AUXILIAR?

Hoje a Inteligência artificial e os avanços nos  chatbot na saúde já estão inovando a maneira que os médicos e pacientes interagem e, dentro de alguns anos, é possível que você agende suas consultas apenas com a ajuda de um robô.

Para clínicas, o  chatbot na saúde oferece vantagens para facilitar o atendimento com respostas padronizadas e que conseguem resolver problemas de agendamento ou dúvidas frequentes. Hoje aproximadamente 59,3% dos pacientes tentam agendar consultas fora do horário comercial e, caso tivessem o atendimento por chatbot, poderiam ver os horários já disponíveis ou tirar dúvidas pontuais, só com a troca de mensagens, sem precisar baixar nenhum aplicativo ou fazer login para isso.  

Já para os médicos, há a possibilidade do  chatbot na saúde funcionar como um banco de dados mundial que consegue analisar diferentes sintomas e pacientes, auxiliando no tratamento e um diagnóstico ainda mais preciso. Nessa linha, há duas startups britânicas: Your.MD e Babylon Healt, que têm o objetivo de evitar consultas presenciais que não sejam necessárias, tirando as dúvidas frequentes dos pacientes apenas com os dados certificados e promovendo mais qualidade de vida.  

LAURA: Inteligência Artificial que ajuda na qualidade de vida!

No Brasil, o robô Laura atua em hospitais desde 2016 e já atendeu cerca de 1,2 milhão de pacientes, com resultados expressivos e a redução de 25% na taxa de mortalidade hospitalar. Laura tem a média de salvar, no mínimo, uma pessoa por dia.

Na prática, Laura ajuda tanto a equipe assistencial quanto oferece atendimento aos pacientes hospitalizados, captando informações dos pacientes a cada 3,8 segundos. O robô utiliza inteligência artificial para verificar se há algum risco de piora da situação dele e informa a equipe caso haja uma alteração. Quanto mais precoce o tratamento, maiores são as chances de melhorar, o que explica o sucesso de Laura pelos hospitais brasileiros.

Como sempre indicamos, entretanto, nenhum  chatbot na saúde irá substituir o papel de um clínico geral ou robotizar as relações entre médicos e pacientes, que muitas vezes envolvem sensibilidade além do domínio técnico. Os chatbots serão concebidos para orientar pacientes, ajudar equipes médicas e permitir que dúvidas comuns sobre a saúde sejam resolvidas com apenas algumas mensagens, promovendo mais qualidade de vida de uma maneira acessível e prática.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

gmail ads

Como anunciar no Gmail Ads?

Os anúncios do Gmail Ads é uma oportunidade única de alcançar consumidores diretamente em seus emails, criando uma experiência integrada.
atlas

OpenAI Atlas: o navegador que integra ChatGPT e desafia o Chrome

A OpenAI acaba de lançar o ChatGPT Atlas, seu próprio navegador web com inteligência artificial integrada. Faça o download!
aviso de cookies

Como colocar aviso de cookies no site

Se você tem um site, saiba como implementar um aviso de cookies adequado para estar em conformidade com as leis

Momentos que importam: o poder do AGORA no digital

Consumidores querem informações rápidas para tomarem decisões. Para isso, manter a presença digital é cada vez mais indispensável. Aquela época

Empresários felizes com o resultado financeiro de suas empresas, avaliado pelo ROI e ROA

Qual a diferença entre ROI e ROAS?

As siglas ROI e ROAS, são utilizadas para definir métricas financeiras importantes para mensurar o retorno financeiro de estratégias.
Como atrair clientes locais online de forma inteligente

Como atrair clientes locais online de forma inteligente?

Se você é dono de um negócio, sabe que ter uma presença online forte é essencial para o sucesso. Afinal,