Chatbot na saúde ajuda a salvar vidas

Em poucos anos os chatbots se tornaram referência de atendimento automatizado e eficiente para diferente áreas e empresas. Para o setor da saúde, porém, os chatbots oferecem benefícios que poderão melhorar tanto a rotina dos médicos, quanto na qualidade de vida dos pacientes.

Exemplos práticos de chatbot na saúde começam a aparecer e mostram que os bots podem ir muito além de um simples atendimento!

COMO OS CHATBOTS NA SAÚDE PODEM AUXILIAR?

Hoje a Inteligência artificial e os avanços nos  chatbot na saúde já estão inovando a maneira que os médicos e pacientes interagem e, dentro de alguns anos, é possível que você agende suas consultas apenas com a ajuda de um robô.

Para clínicas, o  chatbot na saúde oferece vantagens para facilitar o atendimento com respostas padronizadas e que conseguem resolver problemas de agendamento ou dúvidas frequentes. Hoje aproximadamente 59,3% dos pacientes tentam agendar consultas fora do horário comercial e, caso tivessem o atendimento por chatbot, poderiam ver os horários já disponíveis ou tirar dúvidas pontuais, só com a troca de mensagens, sem precisar baixar nenhum aplicativo ou fazer login para isso.  

Já para os médicos, há a possibilidade do  chatbot na saúde funcionar como um banco de dados mundial que consegue analisar diferentes sintomas e pacientes, auxiliando no tratamento e um diagnóstico ainda mais preciso. Nessa linha, há duas startups britânicas: Your.MD e Babylon Healt, que têm o objetivo de evitar consultas presenciais que não sejam necessárias, tirando as dúvidas frequentes dos pacientes apenas com os dados certificados e promovendo mais qualidade de vida.  

LAURA: Inteligência Artificial que ajuda na qualidade de vida!

No Brasil, o robô Laura atua em hospitais desde 2016 e já atendeu cerca de 1,2 milhão de pacientes, com resultados expressivos e a redução de 25% na taxa de mortalidade hospitalar. Laura tem a média de salvar, no mínimo, uma pessoa por dia.

Na prática, Laura ajuda tanto a equipe assistencial quanto oferece atendimento aos pacientes hospitalizados, captando informações dos pacientes a cada 3,8 segundos. O robô utiliza inteligência artificial para verificar se há algum risco de piora da situação dele e informa a equipe caso haja uma alteração. Quanto mais precoce o tratamento, maiores são as chances de melhorar, o que explica o sucesso de Laura pelos hospitais brasileiros.

Como sempre indicamos, entretanto, nenhum  chatbot na saúde irá substituir o papel de um clínico geral ou robotizar as relações entre médicos e pacientes, que muitas vezes envolvem sensibilidade além do domínio técnico. Os chatbots serão concebidos para orientar pacientes, ajudar equipes médicas e permitir que dúvidas comuns sobre a saúde sejam resolvidas com apenas algumas mensagens, promovendo mais qualidade de vida de uma maneira acessível e prática.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

adaptar a LGPD

Precisa se adaptar à LGPD? Não comece sem conferir estas dicas!

De uns meses para cá, se adaptar a LGPD se tornou uma das prioridades das empresas que estão no mercado

campanhas de e-mail marketing

5 erros comuns em campanhas de e-mail marketing (e como evitar)

As campanhas de e-mail marketing continuam sendo a espinha dorsal de estratégias de marketing bem-sucedidas. Saiba como aproveitar!

Bot no Facebook Messenger para processos seletivos

Sua próxima entrevista de emprego pode ser com um robô! Se você acha que isso parece cena de filme de

concorrentes no TikTok

Como descobrir e analisar concorrentes no TikTok

Descobrir e analisar concorrentes no TikTok se tornou uma tarefa indispensável para quem deseja não apenas competir, mas dominar seu
Chatbot para Instagram

Chatbot para Instagram: é possível?

Existe chatbot para Instagram? Se essa é a sua dúvida, saiba que você não está sozinho. Nesse artigo vamos discutir

usabilidade de site

A simplicidade é melhor para a usabilidade de sites

Simplicidade no design e usabilidade de site aumenta velocidade, atrai visitantes e melhora o SEO com uma experiência mais eficiente