Black Friday: como aproveitar a data sem temer a concorrência?

Se antes o queridinho do comércio no fim do ano era o carismático Papai Noel, hoje as lojas, virtuais e físicas, possivelmente têm mais anúncios de promoções de Black Friday que da visita do bom velhinho. Com previsões otimistas para este ano, com o aumento do faturamento, é necessário avaliar as oportunidades para saber como a marca pode aproveitar essa nova data importante no calendário do consumidor.

Black Friday: sinônimo de promoção

Já consolidada como uma das datas mais importantes do comércio nacional, a Black Friday se tornou praticamente sinônimo de descontos, tanto que é cada vez mais comum ver promoções durante outros períodos que utilizam o termo “black” para atrair clientes.

Muito tradicional nos Estados Unidos, onde a Black Friday marca o começo da temporada de compras natalinas após o Dia de Ação de Graças, no Brasil a primeira edição ocorreu em 2010, ganhando ano a ano novos adeptos, entre as lojas físicas também. Mesmo com ofertas em diferentes segmentos, ainda são os eletrônicos, smartphones e itens de decoração que atraem mais consumidores, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Ao mesmo em que se consolidou como período de boas oportunidades, a Black Friday no Brasil também foi associada com manchetes não tão vantajosas, como fraudes nos preços, indisponibilidade de estoque, lojas que cancelam o pedido sem justificativa e a atuação mais ativa do Procon. Apesar disso, o número de pessoas que não confiam ou não pretendem comprar durante a Black Friday diminuiu de 38% em 2017 para 35% neste ano.

Não transforme a Black Friday em uma dor de cabeça

Com cada vez mais lojas físicas aderindo, ainda é no digital que a Black Friday encontra força. Segundo um estudo da PayU, provedora de pagamentos online, a expectativa é que pelo menos 36% das compras de Black Friday sejam realizadas pelos celulares, com estimativa da Ebit|Nielsen de que o comércio eletrônico deva faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday neste ano, alta de 15% ao ano anterior.

Se esse momento parece promissor para muitas marcas que se entusiasmam para colocar promoções online, também vale lembrar da competição bem mais acirrada: especialmente para marcas pequenas e médias disputar a timeline com gigantes do comércio pode ser desleal, já que nessa época é comum que os anúncios online encareçam pela disputa, diminuindo o potencial do seu conteúdo. Assim, caso a data não esteja na sua programação, com atenção da navegação mobile ao pós-vendas, a experiência pode ser prejudicial tanto para o cliente quanto para sua marca.

Uma estratégia para evitar esse embate direto, por exemplo, é apostar nos dias que antecedem ou precedem a Black Friday: de acordo com o Google o fenômeno dura três semanas e as marcas podem aproveitar os consumidores indecisos durante esse período para oferece produtos similares aos pesquisados e benefícios diferenciados, como frete ou kits, sem tanta concorrência. Além disso, de acordo com dados do Google, as compras da Black Friday são mais pessoais, com itens para consumo próprio, e apenas 15% dos consumidores aproveitam a data para compras de natal ou associadas com o período de fim de ano. Dessa forma, caso o perfil da sua marca seja mais voltado para produtos familiares, presentes ou compras de natal, esperar a black friday passar faz todo o sentido.

Assim, a Black Friday deve ser encarada como uma excelente oportunidade de atrair tanto novos quanto antigos clientes, mas exige planejamento, objetivos e estratégias bem definidas, da navegação ao pós-venda. Dependendo do perfil da sua marca, aproveitar os períodos que antecedem ou posteriores da data poderão ser muito mais estratégicos que entrar na onda sem preparação adequada.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

O que é gestão de ads?

Com o crescimento do marketing digital, é cada vez mais importante entender o que é gestão de ads e como

Como empresas de serviços podem usar marketing digital para atrair clientes

Como empresas de serviços podem usar marketing digital para atrair clientes

Se você está lendo este artigo, provavelmente está no ramo de serviços. E se você está no ramo de serviços,

O que é marketing 4.0

O que é marketing 4.0: confira conceitos e exemplos

Você sabe o que é Marketing 4.0? Com a rápida evolução do mercado, o marketing também evoluiu com suas formas

Empresários felizes com o resultado financeiro de suas empresas, avaliado pelo ROI e ROA

Qual a diferença entre ROI e ROAS?

As siglas ROI e ROAS, são utilizadas para definir métricas financeiras importantes para mensurar o retorno financeiro que determinadas estratégias
conta verificada no instagram

Conta verificada no Instagram: será que você também pode ter?

Ter uma conta verificada no Instagram é o desejo de muitos usuários da plataforma. Seja sincero, você já notou o

atendimento via whatsapp

Atendimento via WhatsApp: você já pensou em adotar para sua empresa?

O atendimento via WhatsApp é importante para as empresas que buscam oferecer um atendimento eficaz para seus consumidores.