Além do SAC: chatbots podem ser utilizados em pesquisas!

Seja para o lançamento de um produto, melhorias de serviços ou análise de mercado, pesquisas podem dar importantes direcionamentos. Para pequenas e médias empresas, porém, realizar pesquisas que demandam tempo, recursos e análises parece algo muito fora da realidade, mas não para os chatbots.   

Com a evolução dos chatbots realizar pesquisas e enquetes diretamente nos aplicativos de mensagens pode se tornar algo acessível para qualquer marca aplicar e conseguir utilizar os dados com rapidez e eficiência, quer ver?    

Como funcionam as pesquisas com os chatbots?

Embora muito associada às interações com clientes, a tecnologia dos chatbots possibilita diferentes usos e aplicações, como o desenvolvimento de pesquisas de satisfação, por exemplo. Ao interagir com o bot, o entrevistado pode tanto percorrer por respostas pré-determinadas quanto inserir comentários pessoais sobre o tema pesquisado.

Entre as vantagens de utilizar os chatbots para realizar pesquisas está na facilidade e popularidade dos Apps de mensagens como o Facebook Messenger, permitindo que o entrevistado responda sem precisar logar-se, abrir o e-mail ou realizar um cadastro.

Por ser um canal que as pessoas já costumam utilizar para falar com marcas e tirar eventuais dúvidas, receber uma pesquisa por mensagens pode parecer mais ágil e interativo, o que pode aumentar o número de participantes e respostas precisas. Como incentivo para participarem, é possível até liberar algum benefício para os usuários que chegarem ao fim das pesquisas, como um cupom de desconto, créditos de compras ou mesmo uma oferta exclusiva.

De acordo com os primeiros testes realizados pela Opinion Box, 74% das pessoas que participaram de pesquisas por chatbots acharam mais fácil responderem as perguntas pelos apps de mensagens, sendo um canal mais interativo e rápido que os métodos tradicionais.

Assim, utilizar os chatbots muito além do SAC é uma possibilidade, aproximando ainda mais as marcas do dia a dia dos consumidores e trazendo dados que até então eram exclusividade de grandes marcas para todos.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como criar stickers para o Instagram

Como criar stickers para o Instagram

As redes sociais são fundamentais nas estratégias de marketing digital, por isso, as empresas precisam saber como criar stickers para

conversão de clientes

Conversão de clientes: como vender mais com inbound marketing

Conversão de clientes, negócios fechados, vendas realizadas, cada empresa tem seu termo para explicar e comemorar a entrada de novos

vendas no whatsapp

10 dicas para melhorar suas vendas no Whatsapp

Realizar vendas no Whatsapp pode ser uma maneira de alavancar os resultados da sua empresa. Por meio do aplicativo de

Bot no Facebook Messenger para processos seletivos

Sua próxima entrevista de emprego pode ser com um robô! Se você acha que isso parece cena de filme de

Site Mobile: o impacto das novas mudanças do Google para o Marketing Digital

A importância de começar um projeto já otimizado para mobile.

O que um chatbot gostaria de falar para você?

Algumas pessoas demoram um tempinho para saber o que querem fazer ou a verdadeira vocação, mas no meu caso, desde