Além do SAC: chatbots podem ser utilizados em pesquisas!

Seja para o lançamento de um produto, melhorias de serviços ou análise de mercado, pesquisas podem dar importantes direcionamentos. Para pequenas e médias empresas, porém, realizar pesquisas que demandam tempo, recursos e análises parece algo muito fora da realidade, mas não para os chatbots.   

Com a evolução dos chatbots realizar pesquisas e enquetes diretamente nos aplicativos de mensagens pode se tornar algo acessível para qualquer marca aplicar e conseguir utilizar os dados com rapidez e eficiência, quer ver?    

Como funcionam as pesquisas com os chatbots?

Embora muito associada às interações com clientes, a tecnologia dos chatbots possibilita diferentes usos e aplicações, como o desenvolvimento de pesquisas de satisfação, por exemplo. Ao interagir com o bot, o entrevistado pode tanto percorrer por respostas pré-determinadas quanto inserir comentários pessoais sobre o tema pesquisado.

Entre as vantagens de utilizar os chatbots para realizar pesquisas está na facilidade e popularidade dos Apps de mensagens como o Facebook Messenger, permitindo que o entrevistado responda sem precisar logar-se, abrir o e-mail ou realizar um cadastro.

Por ser um canal que as pessoas já costumam utilizar para falar com marcas e tirar eventuais dúvidas, receber uma pesquisa por mensagens pode parecer mais ágil e interativo, o que pode aumentar o número de participantes e respostas precisas. Como incentivo para participarem, é possível até liberar algum benefício para os usuários que chegarem ao fim das pesquisas, como um cupom de desconto, créditos de compras ou mesmo uma oferta exclusiva.

De acordo com os primeiros testes realizados pela Opinion Box, 74% das pessoas que participaram de pesquisas por chatbots acharam mais fácil responderem as perguntas pelos apps de mensagens, sendo um canal mais interativo e rápido que os métodos tradicionais.

Assim, utilizar os chatbots muito além do SAC é uma possibilidade, aproximando ainda mais as marcas do dia a dia dos consumidores e trazendo dados que até então eram exclusividade de grandes marcas para todos.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

como colocar link no stories do Instagram

Aprenda como colocar link no stories do Instagram

Apesar de ser uma ferramenta popular, muita gente ainda não sabe como colocar link no stories do Instagram e otimizar
Marketing de engajamento

Marketing de engajamento: o caminho para o alcance e autoridade

A vida na internet acontece a todo instante. Com tantas experiências disponíveis, o marketing de engajamento cresce e oferece às

site lento

Por que seu site lento está sabotando seu negócio

Descubra como um site lento está sabotando seu negócio! Aprenda técnicas práticas e avançadas para aumentar a velocidade do seu
proteger seu site

7 dicas essenciais para proteger seu site de hackers

Confira dicas práticas de segurança para proteger seu site com senhas fortes, atualizações e ferramentas de monitoramento.
bing ads

Bing Ads: o que é e quanto custa para investir

Você já ouviu falar sobre o Bing Ads? Nunca? Calma, nós te explicamos! O Bing Ads é um serviço de

jornada do consumidor

Como a jornada do consumidor melhora seus resultados de marketing

O tempo em que as estratégias de marketing e vendas tinham foco nos produtos e na decisão final de compra