Além do SAC: chatbots podem ser utilizados em pesquisas!

Seja para o lançamento de um produto, melhorias de serviços ou análise de mercado, pesquisas podem dar importantes direcionamentos. Para pequenas e médias empresas, porém, realizar pesquisas que demandam tempo, recursos e análises parece algo muito fora da realidade, mas não para os chatbots.   

Com a evolução dos chatbots realizar pesquisas e enquetes diretamente nos aplicativos de mensagens pode se tornar algo acessível para qualquer marca aplicar e conseguir utilizar os dados com rapidez e eficiência, quer ver?    

Como funcionam as pesquisas com os chatbots?

Embora muito associada às interações com clientes, a tecnologia dos chatbots possibilita diferentes usos e aplicações, como o desenvolvimento de pesquisas de satisfação, por exemplo. Ao interagir com o bot, o entrevistado pode tanto percorrer por respostas pré-determinadas quanto inserir comentários pessoais sobre o tema pesquisado.

Entre as vantagens de utilizar os chatbots para realizar pesquisas está na facilidade e popularidade dos Apps de mensagens como o Facebook Messenger, permitindo que o entrevistado responda sem precisar logar-se, abrir o e-mail ou realizar um cadastro.

Por ser um canal que as pessoas já costumam utilizar para falar com marcas e tirar eventuais dúvidas, receber uma pesquisa por mensagens pode parecer mais ágil e interativo, o que pode aumentar o número de participantes e respostas precisas. Como incentivo para participarem, é possível até liberar algum benefício para os usuários que chegarem ao fim das pesquisas, como um cupom de desconto, créditos de compras ou mesmo uma oferta exclusiva.

De acordo com os primeiros testes realizados pela Opinion Box, 74% das pessoas que participaram de pesquisas por chatbots acharam mais fácil responderem as perguntas pelos apps de mensagens, sendo um canal mais interativo e rápido que os métodos tradicionais.

Assim, utilizar os chatbots muito além do SAC é uma possibilidade, aproximando ainda mais as marcas do dia a dia dos consumidores e trazendo dados que até então eram exclusividade de grandes marcas para todos.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como vender no B2B usando o Marketing Digital

Como vender no B2B usando o Marketing Digital

O marketing B2B não é fácil. É mais desafiador do que o marketing B2C, simplesmente porque você está vendendo para

melhor agência de marketing digital

Encontre a melhor agência de marketing digital

Confie na sua equipe para escolher a melhor agência de marketing digital e garanta resultados alinhados aos objetivos de sua
diferenciais das melhores empresas de desenvolvimento de sites

3 diferenciais das melhores empresas de desenvolvimento de sites

Desenvolver um site de alta performance é um ponto essencial para marcas que desejam se destacar no mercado digital. As

Webcompany na batucada da Odery Drums

São mais de 20 anos no mercado fabricando baterias de alta performance para o mundo todo em um novo site
conversão de clientes

Conversão de clientes: como vender mais com inbound marketing

Conversão de clientes, negócios fechados, vendas realizadas, cada empresa tem seu termo para explicar e comemorar a entrada de novos

mudanças no google

7 estratégias para adaptar sua empresa às mudanças no Google

Descubra como adaptar sua empresa às mudanças no Google e prosperar no novo cenário digital impulsionado por inteligência artificial.