Além do SAC: chatbots podem ser utilizados em pesquisas!

Seja para o lançamento de um produto, melhorias de serviços ou análise de mercado, pesquisas podem dar importantes direcionamentos. Para pequenas e médias empresas, porém, realizar pesquisas que demandam tempo, recursos e análises parece algo muito fora da realidade, mas não para os chatbots.   

Com a evolução dos chatbots realizar pesquisas e enquetes diretamente nos aplicativos de mensagens pode se tornar algo acessível para qualquer marca aplicar e conseguir utilizar os dados com rapidez e eficiência, quer ver?    

Como funcionam as pesquisas com os chatbots?

Embora muito associada às interações com clientes, a tecnologia dos chatbots possibilita diferentes usos e aplicações, como o desenvolvimento de pesquisas de satisfação, por exemplo. Ao interagir com o bot, o entrevistado pode tanto percorrer por respostas pré-determinadas quanto inserir comentários pessoais sobre o tema pesquisado.

Entre as vantagens de utilizar os chatbots para realizar pesquisas está na facilidade e popularidade dos Apps de mensagens como o Facebook Messenger, permitindo que o entrevistado responda sem precisar logar-se, abrir o e-mail ou realizar um cadastro.

Por ser um canal que as pessoas já costumam utilizar para falar com marcas e tirar eventuais dúvidas, receber uma pesquisa por mensagens pode parecer mais ágil e interativo, o que pode aumentar o número de participantes e respostas precisas. Como incentivo para participarem, é possível até liberar algum benefício para os usuários que chegarem ao fim das pesquisas, como um cupom de desconto, créditos de compras ou mesmo uma oferta exclusiva.

De acordo com os primeiros testes realizados pela Opinion Box, 74% das pessoas que participaram de pesquisas por chatbots acharam mais fácil responderem as perguntas pelos apps de mensagens, sendo um canal mais interativo e rápido que os métodos tradicionais.

Assim, utilizar os chatbots muito além do SAC é uma possibilidade, aproximando ainda mais as marcas do dia a dia dos consumidores e trazendo dados que até então eram exclusividade de grandes marcas para todos.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Youtube na Smart TV: tendências e transformações

Com rotinas atribuladas e conectadas, o Youtube na Smart TV avança como forma de consumir conteúdos em vídeo, do entretenimento
rich media

Rich media: entenda o que é e como explorar

O formato rich media não está nos seus planos de investimento? Saiba que existem bons motivos para incluir o mesmo

Descubra 5 curiosidades sobre os Chatbots!

Para não ficar por fora desta tendência separamos cinco curiosidades sobre os chatbots, expansão e futuro para você! A ideia

prompts para Gemini

Guia prático para criar prompts para Gemini IA do Google

Você sabia que um bom prompt pode ser a chave para transformar uma ideia vaga em um resultado surpreendente com

senhas

As senhas da sua empresa estão seguras?

Ter o controle dos logins da sua empresa é mais do que uma prática administrativa. Confira nossas dicas para manter
Facebook Business Suite

Facebook Business Suite: entenda como o aplicativo funciona

O Facebook Business Suite é uma novidade que chegou para facilitar a vida das marcas que têm um trabalho intenso