A Inteligência Artificial afeta o mercado e as profissões?

Quando falamos na aplicação da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, um receio comum é que as máquinas possam, gradualmente, assumir funções de colaboradores, o que causaria desemprego e o fim de algumas ocupações atuais.  O que pouco analisamos, porém, são as novas possibilidades, oportunidades e profissões que essa tecnologia trará já nos próximos anos, causando uma mudança em diversas áreas.

Inteligência artificial X profissionais

Primeiro, essa mudança não é algo novo, nem exclusivo da Inteligência Artificial ou dos chatbots. As evoluções tecnológicas sempre causaram mudanças no mercado, com o fim e o surgimento de novas oportunidades. Basta lembrar, por exemplo, que até décadas passadas existia a função da telefonista, responsável para completar todas as ligações, até que esse serviço fosse automatizado e a profissão se extinguisse.

Hoje, estamos vivenciando algo semelhante: de acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 2020, 5 milhões de pessoas podem perder suas funções atuais com a aplicação da Inteligência Artificial nas empresas.

Calma, nem todo o emprego está perdido… Nessa evolução, quanto mais operacional e burocrática for a função, mais provável que ela seja substituída nos próximos anos pelo avanço da Inteligência Artificial, como o primeiro atendimento ao cliente com as interações dos chatbots, por exemplo, promovendo economia para as empresas e atendimento sete dias por semana para os clientes.

Já as profissões que envolvem criatividade, análise, planejamento, experiência do consumidor e desenvolvimento de tecnologias continuam em alta e serão, na verdade, cada vez mais solicitadas para etapas em que as máquinas não podem ainda atuar ou mesmo para deixar a experiência dessas tecnologias ainda mais personalizadas.

Preparando-se para o futuro da Inteligência Artificial!

Um paradoxo é que ao mesmo tempo que há reclamação da evolução da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, muitas empresas já têm dificuldade em preencher vagas que exigem uma habilidade analítica ou ligadas às tendências tecnológicas, por isso, estar preparado para essas novas demanda pode ser um diferencial real para já para os próximos anos.

Na verdade, estamos em um momento em que muitos cargos ainda serão alterados,  compreendidos e desenvolvidos. O que temos certeza, porém, é que a Inteligência Artificial e a evolução dos chatbots terá um impacto significativo já nos próximos anos em diversas profissões e estar preparado para acompanhar essa mudança poderá significar a estagnação ou a evolução de carreiras.

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

editorias de conteúdo para as redes sociais

Como criar editorias de conteúdo para as redes sociais

Para lançar sua marca nas redes sociais, é necessário realizar um planejamento de marketing digital, onde contempla todo um estudo

O que é o Google Alerts e como utilizá-lo?

O que é o Google Alerts e como utilizá-lo?

Para atrair clientes para sua loja online, é importante estar entre os principais mecanismos de busca. Segundo informações do State

sitemap

Sitemap: tudo o que você precisa saber

No vasto universo da otimização de sites e estratégias para se destacar em mecanismos de busca, o sitemap desempenha um

As melhores tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

As tendências de marketing digital para empresas de diversos tamanhos

No mundo acelerado de hoje, onde a tecnologia avança a passos largos, as empresas de todos os portes precisam se

o que é ux

Você sabe o que é UX?

Entenda o que é UX e como ele é importante para a experiência do usuário

Os principais fatores para um site de sucesso!

O sucesso de um site vai muito além de uma aparência moderna, é necessário que ele esteja alinhado com os
logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?