A Inteligência Artificial afeta o mercado e as profissões?

Quando falamos na aplicação da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, um receio comum é que as máquinas possam, gradualmente, assumir funções de colaboradores, o que causaria desemprego e o fim de algumas ocupações atuais.  O que pouco analisamos, porém, são as novas possibilidades, oportunidades e profissões que essa tecnologia trará já nos próximos anos, causando uma mudança em diversas áreas.

Inteligência artificial X profissionais

Primeiro, essa mudança não é algo novo, nem exclusivo da Inteligência Artificial ou dos chatbots. As evoluções tecnológicas sempre causaram mudanças no mercado, com o fim e o surgimento de novas oportunidades. Basta lembrar, por exemplo, que até décadas passadas existia a função da telefonista, responsável para completar todas as ligações, até que esse serviço fosse automatizado e a profissão se extinguisse.

Hoje, estamos vivenciando algo semelhante: de acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 2020, 5 milhões de pessoas podem perder suas funções atuais com a aplicação da Inteligência Artificial nas empresas.

Calma, nem todo o emprego está perdido… Nessa evolução, quanto mais operacional e burocrática for a função, mais provável que ela seja substituída nos próximos anos pelo avanço da Inteligência Artificial, como o primeiro atendimento ao cliente com as interações dos chatbots, por exemplo, promovendo economia para as empresas e atendimento sete dias por semana para os clientes.

Já as profissões que envolvem criatividade, análise, planejamento, experiência do consumidor e desenvolvimento de tecnologias continuam em alta e serão, na verdade, cada vez mais solicitadas para etapas em que as máquinas não podem ainda atuar ou mesmo para deixar a experiência dessas tecnologias ainda mais personalizadas.

Preparando-se para o futuro da Inteligência Artificial!

Um paradoxo é que ao mesmo tempo que há reclamação da evolução da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, muitas empresas já têm dificuldade em preencher vagas que exigem uma habilidade analítica ou ligadas às tendências tecnológicas, por isso, estar preparado para essas novas demanda pode ser um diferencial real para já para os próximos anos.

Na verdade, estamos em um momento em que muitos cargos ainda serão alterados,  compreendidos e desenvolvidos. O que temos certeza, porém, é que a Inteligência Artificial e a evolução dos chatbots terá um impacto significativo já nos próximos anos em diversas profissões e estar preparado para acompanhar essa mudança poderá significar a estagnação ou a evolução de carreiras.

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como uma agência especialista pode ajudar a criar campanhas de marketing viral

Como uma agência especialista pode ajudar a criar campanhas de marketing viral

Você já se perguntou como algumas marcas conseguem gerar um buzz tão grande nas redes sociais, com seus conteúdos se

Web design o que é: entenda como ele é fundamental para melhorar as conversões em seu site

Para entender melhor web design o que é, tente pensar nele como a extensão prática do design, de forma que

Hotmart já está saturada? Descubra se vale a pena investir na plataforma

Já parou para pensar se a Hotmart já está saturada? Visto o aumento no número de produtos digitais e de

Marketing de conversação

Marketing de conversação: como ele pode te ajudar a vender mais

Capaz de transformar usuários em leads qualificados e melhorar o processo de venda da marca, o marketing de conversação se

marketing digital para 2021

Tendências de Marketing digital para 2021

O ano começa com reflexos do turbilhão de emoções que foi 2020. Como pensar em um trabalho de marketing digital

Answer Engine Optimization

O que é AEO (Answer Engine Optimization) ?

Com o advento das IAs, surge uma nova fronteira no marketing digital: o Answer Engine Optimization (AEO). Conheça tudo a