5 erros nas redes sociais que as empresas (ainda) cometem

Não é de hoje que as redes sociais se tornaram um ponto importante (ou fundamental) para lançamento de produtos e divulgação das marcas e empresas. Basta lembrar quantas vezes você pesquisou ou descobriu um produto, restaurante ou serviço enquanto rolava a timeline do seu Facebook ou Instagram!

Mesmo com essa importância, ainda temos muitas marcas, e não estamos só falando das menores, que cometem erros cruciais em suas estratégias e comunicação digital, entre eles:

NÃO RESPONDER OS CLIENTES

Uma vantagem das redes sociais é ter a resposta imediata do público, com interações e comentários. Assim é necessário que a marca também esteja preparada para responder essas interações, para que nenhum comentário fique sem ser visto nos canais. Pior ainda é quando críticas e dúvidas ficam sem respostas, o que pode agravar uma crise de imagem ou dar a impressão que a marca não valoriza seus consumidores.

REDES SOCIAIS ABANDONADAS

Já procurou uma marca que estava com as informações incompletas ou posts de anos atrás sem atualização? Para evitar essa sensação de abandono é necessário manter a atualização constante dos canais, com conteúdos relevantes. Além disso, antes de sair criando perfis em diferentes redes vale avaliar o objetivo e perfil de cada uma (seja estratégico!): dependendo do seu público uma atuação forte no Linkedin pode ser mais indicado do que um perfil no Snapchat, por exemplo.

NÃO CONHECER O PÚBLICO

Das imagens escolhidas até a segmentação na hora dos anúncios, tudo nas redes sociais deve ser focado no público desejado. Assim, quanto mais dados você tiver sobre o seu consumidor (ou do público que gostaria de atingir), mais fácil será adotar uma comunicação e estratégias alinhadas.

ERROS NO CONTEÚDO

Erros de ortografia, links que não abrem, conteúdos que não condizem com a realidade da marca, colocar hashtags em excesso… antes de publicar qualquer informação nas redes sociais é necessário avaliar se aquela postagem tem relevância para o público e com a estratégia que a marca quer adotar. Consumidores estão cada vez mais exigentes e percebem quando a marca não está sendo transparente nos conteúdos ou nos valores divulgados. Outro erro muito comum são as marcas que só falam de seus produtos, o que se torna cansativo para os seguidores depois de um período. Procure conteúdos relevantes, variados e que façam associação com o dia a dia do público desejado, para despertar empatia e identificação de valores.

IGNORAR OS RESULTADOS

Outra vantagem das redes sociais é ter dados cada vez mais detalhados sobre o crescimento, interações e resultados obtidos por cada conteúdo, mas nada adiantará só olhar os gráficos sem entender o que eles querem dizer. É preciso analisar esses números! Monitorar os resultados te ajudará a seguir com boas ações ou corrigir estratégias que não estejam funcionando com agilidade. Ignorar os números e persistir em erros pode prejudicar permanentemente suas redes.

Viu como criar e manter as redes sociais atrativas é importante? É por isso que temos uma equipe de especialistas que te ajuda a alinhar esses canais com os objetivos da marca.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

vendas no whatsapp

10 dicas para melhorar suas vendas no Whatsapp

Realizar vendas no Whatsapp pode ser uma maneira de alavancar os resultados da sua empresa. Por meio do aplicativo de

Como a pesquisa por voz vai impactar o SEO?

Tecnologias estão em constante evolução, impactando nosso hábitos diários. Com dispositivos móveis sempre na mão, até a maneira que realizamos

gerar leads b2b

5 métodos comprovados para gerar leads B2B

Gerar leads B2B não é apenas uma necessidade, mas uma estratégia fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Saiba como!
real impacto da Covid-19

Estudo revela o real impacto da Covid-19 nas PMEs

Com a pandemia do Covid-19 desde março no Brasil, muitos setores foram impactados devido a mudança repentina de comportamento na

omnichannel

Omnichannel: como funciona a integração das lojas físicas com os e-commerces?

As separações entre as lojas físicas e os e-commerces podem prejudicar a experiência do seu consumidor, quer saber como?
busca paga

Busca paga e busca orgânica: diferenças, vantagens e desvantagens

O crescimento da publicidade no Brasil segue em potencial e a procura por anúncios de busca paga e busca orgânica