4 maneiras de reduzir o cancelamento de assinaturas de e-mail

O e-mail marketing é uma das ferramentas de comunicação mais importantes, por isso, as empresas precisam cuidar de reduzir o cancelamento de assinaturas, manter uma comunicação bem alinhada e acompanhar de perto as razões dos descadastramentos. Se as pessoas estão deixando de ler seus e-mails, confira as dicas que trouxemos neste artigo!

Quem já trabalha com marketing entende que quando se trata de e-mail marketing, o desafio sempre será reduzir o cancelamento de assinaturas, porque nem sempre as pessoas se manterão interessadas no seu assunto. Em um momento ou outro, os usuários irão cancelar a assinatura, isso é natural. O que deve ser observado é a frequência dos cancelamentos e se o número está cada vez maior, porque se existe mais gente cortando relações do que mantendo proximidade, é sinal de que algo não está bem ajustado.

Antes de tentar reduzir o cancelamento de assinaturas, tente entender quais foram as motivações das pessoas!

Para te ajudar nessa descoberta, trouxemos os motivos mais comuns pelos quais as pessoas querem deixar de receber um e-mail marketing.

Eles já tiveram acesso ao benefício desejado

Pode ser que você tenha oferecido uma isca muito boa em troca do e-mail da pessoa, isso é bom. Ela se interessou, se cadastrou e recebeu o material que ela queria, mas isso não significa que ela deseja receber mais e-mails enviados por você. O usuário se descadastrar logo após receber o que era desejado é normal.

A segmentação não foi bem feita

Quando bem segmentados, os e-mails têm uma taxa de abertura muito maior do que os que são enviados aleatoriamente. Além disso, o ROI (Retorno sobre o investimento) é melhor, simplesmente porque você apresenta para a pessoa um assunto ou produto que é do interesse dela. O contrário também é válido, se a pessoa não se interessa pelo que tem recebido, não faz sentido continuar recebendo.

A frequência está mal definida

Não erre pelo excesso, mas também não faça falta. Essa é a frase perfeita para reduzir o cancelamento de assinaturas do seu e-mail marketing. Se você enviar e-mails diários, a audiência ficará incomodada e mais propensa a se descadastrar, por outro lado, não entrar em contato com a frequência suficiente, como apenas um por mês, gera cancelamento porque as pessoas poderão não se lembrar de você. Equilibre as datas de envio para trabalhar o reconhecimento de marca e construir um relacionamento com a audiência.

Estratégias para reduzir o cancelamento de assinaturas

Use Double Opt-In

Uma lista de opt-in dupla é aquela em que os assinantes devem confirmar que desejam começar a receber os contatos, geralmente clicando em um link que é enviado após a inscrição. Essa etapa oferece a garantia de uma lista de qualidade, a oportunidade de se comunicar com os assinantes imediatamente após eles se inscreverem e também deixa claro para o usuário que em breve outros e-mails chegarão. Ferramentas como o RD Station ajudam a implementar essa opção.

Tenha uma boa segmentação

O princípio para os bons resultados no marketing digital é falar a coisa certa, para a pessoa certa, na hora certa, por isso, segmentar é fundamental. Personalizar os e-mails com base no interesse do assinante pode aumentar as taxas de abertura em 14,3% e resultar em taxas de cliques mais altas. Quanto mais específica for a segmentação, mais personalizado será o conteúdo enviado. Eles nunca vão querer se livrar de você, porque sentirão que está falando diretamente com eles.

Personalize o conteúdo

Depois de segmentar os contatos, é hora de mapear o conteúdo que será enviado para cada grupo. Isso ajudará na entrega de informação relevante no momento certo, melhorando o relacionamento e evitando as chances do usuário querer cancelar por conta da falta de interesse.

Faça a pessoa sentir que seu e-mail é exclusivo

Se o usuário entender que aquela mensagem foi enviada especialmente para ele, isso ajudará a reduzir o cancelamento de assinaturas. Não envie e-mails que contenham apenas conteúdos que podem ser encontrados no seu site, produza materiais exclusivos para sua lista, pense em premiações, dicas inovadoras, etc. As pessoas vão entender o valor de permanecer inscrito em sua lista e ficarão felizes em receber seu e-mail.

Manter um relacionamento próximo com sua base de contato traz inúmeros benefícios para a empresa, principalmente no que diz respeito ao trabalho de marca e número de negociações. Siga produzindo materiais de qualidade, aprimore o planejamento de envios e esteja engajado em reduzir o cancelamento de assinaturas.

Precisa de ajuda para reduzir o cancelamento de assinaturas?
Fale com a Webcompany Marketing Digital!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Marketing de engajamento

Marketing de engajamento: o caminho para o alcance e autoridade

A vida na internet acontece a todo instante. Com tantas experiências disponíveis, o marketing de engajamento cresce e oferece às

Por que o remarketing é importante na sua estratégia de marketing digital?

O que toda empresa quer? Vender. E como tornar isso um pouco mais fácil? A empresa deve se fazer presente
agência de growth marketing

Sua agência de growth marketing está trazendo resultados?

Imagine que você está montando um time de futebol. Você escolhe seus jogadores com base apenas na aparência ou pergunta

O que é transformação digital na indústria

A Importância da Transformação Digital na Indústria para as empresas atuais

A transformação digital está reformulando a maneira como as empresas industriais operam e competem no mercado global. Tecnologias como Internet

Marketing de Conteúdo x Marketing para Mídias Sociais: você sabe a diferença?

O Marketing de Conteúdo e o Marketing para Mídias Sociais são estratégias presentes no planejamento das marcas que já entenderam

chatbot magazine luiza

Chatbot Magazine Luiza: conheça o grandioso sucesso da Lu

O chatbot Magazine Luiza, ou a Lu para os mais íntimos, foi criado pela rede varejista para ajudar no atendimento

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?