Nós sempre comentamos que uma das grandes vantagens do marketing digital é poder fazer testes e acompanhar os resultados com facilidade, certo?
Mesmo com todas as ferramentas disponíveis, muitas empresas ainda menosprezam a importância do teste A/B no marketing digital, o que pode aprimorar, e muito, a performance dos anúncios e o engajamento do público-alvo.
TESTE A/B: ALIADO DO MARKETING DIGITAL
O teste A/B é uma metodologia extremamente fácil de aplicar em várias estratégias de marketing digital. Com ela, é possível realizar comparações de duas versões do mesmo conteúdo, peça, landing page, e-mail marketing… para determinar aquela que apresentam a melhor performance.
O teste A/B é uma vantagem para identificar problemas e apontar soluções de uma forma rápida, já que diferentes públicos se comportam de uma maneira distinta no meio online. Assim, algo que funciona muito bem para uma empresa pode ser um fracasso para outras, sendo necessário adotar a prática do teste A/B.
A principal vantagem associada ao teste A/B é que, no futuro, você pode já criar peças com maior precisão e atendendo as necessidades do seu público.
TESTE A/B: COMO APLICAR?
O teste A/B é feito com duas versões diferentes de um conteúdo com alteração de uma única variável, seja o título, chamada de texto ou imagem escolhida, por exemplo. Essas duas versões são exibidas para o público-alvo desejado durante um período de tempo, com o acompanhamento de qual terá o melhor desempenho. Quando a empresa descobre qual das campanhas é mais atrativa, ela consegue direcionar a maior parte do investimento para essa versão e conseguir melhores resultados.
Para ter êxito, é importante determinar a duração do seu teste A/B, o público-alvo que receberá as variações e, obviamente, acompanhar os resultados das duas campanhas com atenção. Ter bem claro qual é o seu objetivo, seja aumentar a conversão, capturar leads ou estimular o engajamento, é fundamental para conseguir medir o desempenho.
O teste A/B pode ser aplicado em diferentes ferramentas:
TESTE A/B EM LANDING PAGE
Seja para captura de leads ou distribuir conteúdos, a lading page é uma ferramenta de marketing digital cada vez mais usual. Para fazer um teste A/B com landing page é importante verificar mudanças de template que sejam capazes de aumentar as taxas de conversão, como botões de call-to-action, imagens, formulários de conversão… É importante realizar testes para verificar qual das páginas funciona melhor para o seu público.
TESTE A/B EM ANÚNCIOS
O teste A/B também pode ser um aliado no momento de fazer suas campanhas no Google AdWords ou nas redes sociais, com o melhor retorno sobre o investimento. É importante ter claro qual o objetivo da campanha, seja taxa de clique ou exibição de vídeo, por exemplo. Assim, teste diferentes chamadas de texto, imagens e cores para ver qual delas terá melhor retorno dentro do período analisado.
TESTE A/B NO E-MAIL MARKETING
Com caixas de entrada cada vez mais lotadas de anúncios, conseguir se destacar entre os e-mails pode não ser uma tarefa fácil. Teste diferentes títulos, templates, imagens e call-to-action até definir o padrão que seja mais vantajoso para o seu público e tipo de serviço. Para algumas empresas colocar títulos mais diretos como “Desconto turbinado só por hoje” pode trazer mais cliques, enquantos para outras estimular a curiosidade com títulos como “vai deixar essa oportunidade escapar?”, pode ser mais vantajoso.
FUJA DAS FÓRMULAS
Não há fórmulas mágicas no marketing digital, uma vez que diferentes serviços e públicos podem ter comportamentos bem diferentes no meio online. É por isso que adotar o teste A/B como padrão pode ser eficiente para conseguir melhores resultados e entender, na prática, o que seu público gosta de ler, engajar ou compartilhar.
Esse esforço de testar, acompanhar e ajustar campanhas de acordo com a performance não deve ser encarado como um fardo, mas grande vantagem que temos no marketing digital.
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