A Inteligência Artificial afeta o mercado e as profissões?

Quando falamos na aplicação da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, um receio comum é que as máquinas possam, gradualmente, assumir funções de colaboradores, o que causaria desemprego e o fim de algumas ocupações atuais.  O que pouco analisamos, porém, são as novas possibilidades, oportunidades e profissões que essa tecnologia trará já nos próximos anos, causando uma mudança em diversas áreas.

Inteligência artificial X profissionais

Primeiro, essa mudança não é algo novo, nem exclusivo da Inteligência Artificial ou dos chatbots. As evoluções tecnológicas sempre causaram mudanças no mercado, com o fim e o surgimento de novas oportunidades. Basta lembrar, por exemplo, que até décadas passadas existia a função da telefonista, responsável para completar todas as ligações, até que esse serviço fosse automatizado e a profissão se extinguisse.

Hoje, estamos vivenciando algo semelhante: de acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 2020, 5 milhões de pessoas podem perder suas funções atuais com a aplicação da Inteligência Artificial nas empresas.

Calma, nem todo o emprego está perdido… Nessa evolução, quanto mais operacional e burocrática for a função, mais provável que ela seja substituída nos próximos anos pelo avanço da Inteligência Artificial, como o primeiro atendimento ao cliente com as interações dos chatbots, por exemplo, promovendo economia para as empresas e atendimento sete dias por semana para os clientes.

Já as profissões que envolvem criatividade, análise, planejamento, experiência do consumidor e desenvolvimento de tecnologias continuam em alta e serão, na verdade, cada vez mais solicitadas para etapas em que as máquinas não podem ainda atuar ou mesmo para deixar a experiência dessas tecnologias ainda mais personalizadas.

Preparando-se para o futuro da Inteligência Artificial!

Um paradoxo é que ao mesmo tempo que há reclamação da evolução da Inteligência Artificial no mercado de trabalho, muitas empresas já têm dificuldade em preencher vagas que exigem uma habilidade analítica ou ligadas às tendências tecnológicas, por isso, estar preparado para essas novas demanda pode ser um diferencial real para já para os próximos anos.

Na verdade, estamos em um momento em que muitos cargos ainda serão alterados,  compreendidos e desenvolvidos. O que temos certeza, porém, é que a Inteligência Artificial e a evolução dos chatbots terá um impacto significativo já nos próximos anos em diversas profissões e estar preparado para acompanhar essa mudança poderá significar a estagnação ou a evolução de carreiras.

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

anúncios digitais

Como saber se seus anúncios digitais estão funcionando?

Você já investiu em anúncios digitais e ficou se perguntando se seus anúncios digitais estão realmente funcionando? Saiba como descobrir.
Fim dos likes no Facebook

Entenda mais sobre o fim dos likes no Facebook

Vale tudo pelas curtidas? Parece que não mais! O fim dos likes no Facebook chega para marcar uma nova era

Marketing de conteúdo

10 estatísticas de marketing de conteúdo que você deve saber

Conforme o marketing digital evolui, surgem também inúmeras maneiras de fazer com que você expanda os seus negócios e alcance

Gerenciamento de leads para indústria saiba como converter mais clientes

Gerenciamento de leads para indústria: saiba como converter mais clientes

No setor industrial, onde as vendas costumam ser complexas e de alto valor, o sucesso de uma empresa depende não

Instagram Threads

Instagram Threads: estratégias de marketing para empresas

Não sabe como aproveitar o Instagram Threads para expandir sua marca? Conheça estratégias e dicas para aproveitar ao máximo essa
Facebook Dating

Facebook Dating: saiba tudo sobre o novo “rival do Tinder”

O Facebook Dating, lançado essa semana na F8, conferência anual para desenvolvedores que acontece nos Estados Unidos, é a nova