Todo chatbot utiliza inteligência artificial? Esclareça essa e outras dúvidas comuns

Ao mesmo tempo em que ganha atenção da mídia e interesse do público, os chatbots ainda geram muitas dúvidas sobre suas funções e capacidades. Para desmistificar alguns pontos dessa ferramenta, esclarecemos algumas dúvidas comuns sobre essa tecnologia:

  • Todo chatbot utiliza inteligência artificial?

Muitos pensam que os chatbots e a inteligência artificial são sinônimos, o que não é correto. É possível desenvolver chatbots que utilizam inteligência artificial para elaborar respostas personalizadas a cada interação; e há chatbots baseados em scripts, que apresentam uma série de opções clicáveis, gerando um fluxo de conversa previamente estruturado. A escolha de cada solução depende do contexto, da complexidade das interações e do tempo disponível para o projeto, sendo estas as duas maneiras eficientes da ferramenta, quando bem planejadas e executadas.

  • Chatbots servem apenas para grandes empresas?

Com a vantagem de atender milhares de mensagens ao mesmo tempo, independentemente do horário, os chatbots normalmente são atribuídos a grandes empresas de telefonia, bancos, franquias ou empresas de tecnologia. Porém, como já indicamos aqui no blog, cada vez mais empresas pequenas e médias aproveitam as vantagens dos chatbots. Seja qual for o tamanho de sua empresa, se apresenta um volume de atendimento relevante, essa ferramenta pode ser muito eficiente.

  • Chatbots devem fingir que são humanos?

Os chatbots não devem fingir que são humanos, e recomenda-se que digam logo nas primeiras interações que a ferramenta conta com um “assistente virtual”, “auxiliar online” ou “bot de conversa”. A indicação é que o chatbot seja personalizado, possua nome, personalidade e linguagem própria, mas que nunca engane o cliente, fingindo ser uma pessoa do outro lado do chat.

  • Com os chatbots as empresas não precisam contratar ninguém para cuidar do atendimento ao cliente?

Mesmo com evoluções constantes da tecnologia, que apresentam cada vez mais recursos e possibilidades, os chatbots ainda não conseguem substituir totalmente o atendimento humano. Por isso, os chatbots têm sido utilizados como uma ferramenta agregada às equipes de atendimento ao consumidor. Dessa forma, o bot lida com interações mais frequentes, sendo responsável por esclarecer dúvidas e erros comuns; enquanto a equipe lida com casos mais complexos, em que a percepção e sensibilidade humana são indispensáveis.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

gerar mais leads no LinkedIn

Como gerar mais leads no LinkedIn?

Descubra como gerar mais leads no LinkedIn, aprenda a fortalecer a presença de sua empresa e impulsionar sua estratégia de
marketing no linkedin

Como as marcas podem fazer marketing no LinkedIn?

Descubra como usar o marketing no LinkedIn para gerar leads, fortalecer sua marca e alcançar decisores com estratégias práticas.
estratégia

4 tendências que você deve considerar na estratégia de marketing digital

Fique atento às novas tendências que você deve considerar em suas estratégias de marketing digital para este ano!
showcase page linkedin

Showcase page LinkedIn: como utilizá-las?

A rede social anunciou nos últimos dias duas formas de apresentar produtos: as atualizações de páginas e as Showcase Page
otimização de sites

Otimização de sites: 5 sinais de que seu site precisa de uma revisão

A preocupação com a otimização de sites tem crescido entre as empresas. Grandes marcas têm entendido a importância de garantir

Diferenciais tornam o Instagram Stories o novo queridinho das empresas!

Formato se torna cada vez mais popular, com novas possibilidades de anúncios para diferentes segmentos.