Desenvolver chatbots: confira 5 recomendações antes de criar o seu!

Com a vantagem de oferecer um atendimento eficiente e disponível todos os dias da semana, os chatbots ajudam tanto as empresas que recebem um grande volume de interações quantos os cliente que podem resolver suas pendências por aplicativos de mensagens ao invés de ligarem ou enviarem e-mail. Para conseguir desenvolver chatbots eficientes, porém, alguns cuidados podem fazer toda a diferença, confira:

Tudo começa com um bom planejamento na hora de desenvolver chatbots

Mesmo que seja uma tecnologia nova, ao desenvolver chatbots você deve adotar a mesma preocupação e processo de planejamento que teria com outras ferramentas digitais. Assim, cair no erro de desenvolver chatbots para apenas “entrar na onda” pode apenas prejudicar a experiência do usuário, sendo necessário planejar como seu chatbot irá interagir, a personalidade dele, as dúvidas mais comuns recebidas e entender qual público estará em contato com ele diariamente.

Objetivo para desenvolver chatbots

Seja para esclarecer as principais dúvidas, ajudar com problemas no pós-vendas, fazer reserva de produtos ou mesmo servir como um entretenimento para o clientes, com dicas e conteúdos, há diferentes objetivos que você pode escolher ao desenvolver chatbots. Por isso, ter esse direcionamento bem claro evita que a ferramenta não soe mecanizada ou, que de fato, não consiga resolver as necessidades do seu público.

Mantenha um diálogo

Algumas plataformas já oferecem a possibilidade ao desenvolver chatbots para enviar novas mensagens para clientes que já entraram em contato anteriormente, o que pode ser uma estratégia interessante para divulgação de lançamentos e promoções, por exemplo. A preocupação, entretanto, é conseguir fazer com que essas mensagens não pareçam uma intromissão ou invasão, servindo com informações úteis para os clientes.

Faça conversas mais naturais

Desenhar o fluxo de conversa é necessário para evitar que a interação ao desenvolver chatbots soe robótica. Por isso, o cuidado com termos e linguagem adotada é fundamental para conseguir estruturar uma conversa com um robô que seja eficiente, rápida e, se possível, divertida. Além disso, é necessário que a comunicação seja objetiva e clara, para não gerar duplas interpretações ou equívocos, para que a maior quantidade de interações seja atendida pelos bots e menos pelas pessoas.

Resolva problemas, de verdade!

Tirando os chatbots com objetivo de entretenimento, como conselheiros amorosos ou com dicas de produtos, a maioria dos clientes que acessam esse canal estarão interessados em resolver um problema ou terem suas dúvidas sanadas no menor tempo possível. Por isso, ao desenvolver chatbots não basta apenas ser rápido e tecnológico, se o atendimento não estiver alinhado e trouxer, efetivamente, a solução de um problema ou dúvida do cliente.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Saiba porque é tão importante investir em Inbound Marketing para e-commerce

Planejar as etapas do seu e-commerce é necessário para o sucesso de vendas na internet, mas para que as coisas

Marketing de engajamento

Marketing de engajamento: o caminho para o alcance e autoridade

A vida na internet acontece a todo instante. Com tantas experiências disponíveis, o marketing de engajamento cresce e oferece às

Entenda a importância do LinkedIn para empresas

Você sabe qual é a importância do LinkedIn para empresas? Entenda mais sobre a rede social que revolucionou o segmento
Lead industrial

Entenda como o marketing digital pode ajudar na captação de lead industrial

O avanço da tecnologia transformou a forma de trabalho das indústrias. Se antes os esforços eram completamente voltados para encontrar

marketing digital para empresas

Importância do marketing digital para empresas: os 7 pilares

Nos dias de hoje, se uma empresa quer ser relevante no mercado, precisa estar onde o cliente está: no ambiente

ugc

O que é UGC (User Generated Content)?

Entenda o que é UGC (User Generated Content), como ele influencia a decisão de compra e como utilizar no marketing
logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?