O que o Machine Learning tem a ver com Marketing Digital?

Machine Learning é um tipo de Inteligência Artificial que pode aprender sozinha a partir da coleta de uma grande quantidade de dados e tomar decisões inteligentes aprendendo com o comportamento do usuário. Os algoritmos analisam estatisticamente esses dados, resultando em previsões e respostas que sejam mais assertivas.

Não é novidade que os dados são muito importantes para o marketing digital, afinal é necessário analisar os resultados e aprender com eles para gerar insights e criar diálogos com o consumidor. É exatamente nesse processo que o Machine Learning pode ajudar: encontrando quais são os usuários que podem gerar rentabilidade para a empresa de forma mais rápida e assertiva.

A primeira coisa que um sistema baseado em Machine Learning faz é analisar os dados que você já possui dos seus consumidores e com base nisso, ele busca outros perfis similares. Com essa tecnologia, é possível buscar essas pessoas com segmentação diferente da demográfica, baseada em dados de consumo, acesso em sites e preferências na internet.

Um exemplo prático é o Trivago. A empresa tinha o objetivo de fazer com que seus clientes mais qualificados realizassem transações através do aplicativo. Usando uma machine learning alimentada pelo Google, conseguiram otimizar a segmentação e assim ter um resultado de 20% de aumento em seus usuários qualificados via Android e IOS.

Além de encontrar usuários qualificados, essa tecnologia também encontra a melhor forma de fazer com que eles engajem com a marca, combinando a mensagem certa, o tom de voz e o layout que mais agrada cada um.

Já deu pra notar que o Machine Learning faz uma grande diferença na hora de atingir o público certo com o conteúdo otimizado para ele. Mas para que ela funcione bem é essencial que haja uma alimentação de dados com informações certas e relevantes. Esse processo é fundamental para o bom funcionamento da tecnologia.

O uso do Machine Learning está cada vez mais frequente em empresas que buscam tomar decisões mais assertivas com base nos dados coletados e essa tendência promete crescer cada vez mais.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

marketing digital

História e evolução do marketing digital

Conheça a história e a evolução do marketing digital desde os anos 1990 até hoje, e entenda como as tecnologias
Google Meu Negócio

Como o Google Meu Negócio pode ajudar a minha empresa?

O mundo todo usa o Google para fazer pesquisas e as pessoas que estão procurando o seu serviço ou produto,

remover um site do google

Como remover um site do Google?

Já imaginou querer remover um site do Google, mas descobrir que não tem mais acesso a ele? Pode parecer um

Marketing no LinkedIn

Marketing no LinkedIn: Qual a estratégia para minha marca?

Saber como fazer um bom trabalho de marketing no LinkedIn tem impacto direto nos resultados da sua estratégia digital, porque

marketing no Instagram

5 dicas para melhorar sua estratégia de marketing no Instagram

Sabe porque o marketing no Instagram está cada vez mais popular? Porque a rede cresce à medida que os conteúdos

Marketing industrial: o caminho para bons resultados

Para entender sobre o que trata o marketing industrial, vamos pensar nas empresas que criam produtos especialmente para atender outros

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?