Descubra 5 curiosidades sobre os Chatbots!

Para não ficar por fora desta tendência separamos cinco curiosidades sobre os chatbots, expansão e futuro para você!

A ideia de ter uma máquina respondendo aos seus clientes parece algo muito improvável? Hoje já é possível ter interações que ajudam no atendimento ao consumidor através dos chatbots, com agilidade, praticidade e interações cada vez mais personalizadas.

Curiosidades sobre os Chatbots

1. A primeira das curiosidades sobre os chatbots é que Alan Turing, o famoso cientista da computação britânico, foi o responsável por muitos dos conceitos que seguimos hoje de tecnologia e indicou que um computador só poderia ser considerado inteligente quando pudesse conversar com uma pessoa, sem que ela percebesse algo de errado. Conhecido como “teste de Turing”, essa é a base dos chatbots, definida ainda em 1950!

2. Em 1966 o software ELIZA, que simulava uma conversação com usuários, foi criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Considerada a mãe de todos os bots, ELIZA utilizava trechos da mensagem do usuário para parecer que tinha um extenso vocabulário, agindo como uma psicóloga virtual. Incrível, né?

3. Apesar de tentativas ao longo das décadas, a necessidade de ter um chatbot no atendimento só se tornou uma tendência quando os aplicativos de mensagem como Whatsapp e o Messenger se tornaram parte do cotidiano e foram utilizados também como o canal de SAC para muitas empresas. Hoje os aplicativos de mensagens são mais utilizados que apps de redes sociais e de acordo com a Credence Research até 2019, 65% da população global usará apps com essa finalidade.

4. O Facebook anunciou no seu evento anual Facebook Developer Conference: F8, que 1.2 bilhões de usuários estão usando o Messenger e que a plataforma já possui 100.000 bots. Se parece expressivo, a expansão poderá ser MUITO maior: o Facebook tem cerca de 60 milhões de empresas no ecossistema e uma grande quantidade delas está também no Messenger. Logo, temos milhões de empresas que podem adotar os chatbots nos próximos anos para interação com os clientes na plataforma.

5. De acordo com os dados divulgados pelo Chabot Survey 2017, 61% dos entrevistados não acreditam que os chatbots irão substituir totalmente o atendimento humano, mas é inegável que eles podem lidar com os primeiros contatos e dúvidas mais comuns. Assim, apenas algumas situações específicas e complexas serão encaminhadas aos atendentes, o que irá representar uma agilidade tanto para os consumidores quanto para as empresas, com redução de custos e do tempo de atendimento.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

marketing no Instagram

7 estratégias comprovadas de marketing no Instagram para impulsionar suas vendas

O marketing no Instagram tornou-se uma ferramenta indispensável para empresas que desejam ampliar sua presença digital e impulsionar vendas.
leads para imobiliárias

Leads para imobiliárias: o que você precisa saber para converter mais

Aprender a converter leads para imobiliárias pode ser mais simples do que você imagina. Se você atua no ramo imobiliário,

Conteúdo gerado pelo usuário

Conteúdo gerado pelo usuário: como aproveitá-lo no marketing digital

Um dado mercadológico nos inspira a olhar para uma tendência que pode melhorar os resultados de marketing digital: 92% dos

venda por atribuição

Venda por atribuição: entenda como ela pode melhorar seu processo de vendas

Você já imaginou como os conteúdos produzidos pela equipe de marketing podem auxiliar a equipe comercial? E como os vendedores

No marketing digital, as transmissões ao vivo invadem as redes sociais

Ainda é cedo para bater o martelo do sucesso, mas nós já estamos de olho e queremos atentar você para
automação de marketing

Quais são os objetivos da automação de marketing?

A automação de marketing é indispensável para empresas que querem crescer online. Ela une várias técnicas e tecnologias para fazer

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?