5 motivos porque você precisa produzir vídeos verticais

O acesso a internet por meio de smartphones tornou-se a principal forma de navegação, influenciando diretamente no formato de consumo de conteúdo.

Há um tempo, o vídeo vertical era visto de forma negativa, por não poder ser reproduzido em tela cheia, somente com uma barra preta nas laterais. Hoje, o formato tem sido bem aceito pelos usuários e a tendência é de que a produção de vídeos verticais se torne cada vez mais popular.

Confira 5 motivos pelos quais sua empresa deve começar a produzir vídeos verticais.

1. As pessoas estão acostumadas a usar os smartphones na vertical

Naturalmente, as pessoas usam o celular na direção em que fazem ligações. Seja para ver vídeos ou navegar pelas redes sociais, geralmente, o smartphone é utilizado na vertical. Até um tempo atrás, para consumir conteúdos visuais era necessário virar a tela na horizontal. Com isso, os usuários se dividiam entre realizar ações básicas na vertical e mudar a posição para consumir conteúdo visual.

De acordo com uma pesquisa da MOVR Mobile Overview Report, os usuários de smartphones posicionam seus telefones verticalmente (modo retrato) cerca de 94% das vezes durante o uso.

Outro estudo, desta vez realizado pela KPCB Research em 2016, aponta que as pessoas nos EUA gastam 29% do tempo usando dispositivos na vertical. Como estão segurando os aparelhos nessa direção para a maioria das tarefas, é natural que gravem seus vídeos do mesmo jeito.

2. As pessoas acessam as mídias sociais pelo celular

Os aplicativos móveis são projetados seguindo o pressuposto de que os usuários estão passando mais tempo nas redes sociais, interagindo na posição vertical. O estudo da Microsoft comScore em 2016 mostrou que quase 80% do uso de redes sociais ocorre em dispositivos móveis – 61% apenas em smartphones. É essencial que o conteúdo desenvolvido siga o formato consumido por esses usuários.

3. As redes sociais se adaptam bem ao vídeo vertical

Desde Fevereiro de 2017 a renderização de vídeo vertical em aplicativos sociais tem tido resultados positivos. Ao invés de encarar o consumo de conteúdos na vertical como algo negativo, as redes sociais estão aderindo e se atualizando, para oferecer uma experiência melhor para seus usuários.

O Youtube, por exemplo, apresentou a versão Android do aplicativo, sem bordas pretas quando o dispositivo é mantido verticalmente e o vídeo é visualizado em tela cheia. A atualização também permite que ao assistir um vídeo na vertical o telespectador se envolva com reações e comentários de uma maneira que é natural para eles.

4. O anúncio vertical possui uma conversão melhor

Os vídeos verticais também trazem benefícios para os anunciantes. Com a ocupação visual maior, as chances de distração do usuário diminuem.

A Snapchat já experimenta o resultado positivo com o formato há algum tempo. Em uma pesquisa, a empresa aponta que os anúncios nesse formato atraem até 2 vezes mais a atenção dos usuários. E os resultados comprovam! Em 2015, a Snapchat informou que as taxas de conclusão de anúncios de vídeo vertical em tela cheia eram 9 vezes maiores do que as de anúncios de vídeo horizontais.

5. Os usuários querem praticidade

Pense em você, como usuário, ao navegar por uma rede social espera que o conteúdo chegue da forma mais clara e prática, sem que seja necessário ficar alternando entre links e telas.

Na maioria das vezes, ao se deparar com um vídeo, as pessoas preferem assistir em tela pequena, com as laterais vazias, do que girar 90 graus para assistir em tela cheia – é uma atitude preguiçosa, mas comum.

Entender o que os usuários esperam ao consumir conteúdo é indispensável para uma estratégia assertiva.

>> Veja como nós podemos ajudar sua empresa a produzir ótimos conteúdos.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

A taxa de rejeição pode ser um problema para a performance do site da sua empresa.

O que é a taxa de rejeição de um site?

A taxa de rejeição é uma métrica que mede quantos visitantes saem do seu site sem realizar nenhuma ação. Entenda.

Marketing digital no turismo: como ele mudou a rotina dos turistas?

Pesquisar os melhores destinos, restaurantes, hotéis com melhor custo-benefício, pontos turísticos, passagens com promoção: facilidades proporcionadas pelo marketing digital no

Como funciona o ranqueamento do Google

Como funciona o ranqueamento do Google?

Você já se perguntou como funciona o ranqueamento do Google? Como o maior buscador da web decide quais páginas aparecem

cpc e cpm

CPC, CPA, CPM… O que significam os termos de mídia digital?

Saber o que alguns termos de mídia digital significam e quando usá-los pode ser o diferencial para o sucesso de
nano banana

O que é Nano Banana? Saiba como usar a IA de imagens do Google

O Nano Banana não é uma plataforma avançada que permite criar, editar e transformar imagens com comandos simples em texto.
Conteúdo interativo

Conteúdo interativo: o que você precisa fazer para ter bons resultados

Se você quer chamar atenção das pessoas, precisa se diferenciar. O conteúdo interativo está aí para ser explorado de forma