5 estratégias de marketing digital para Black Friday que você deve utilizar

Pensar em estratégias eficientes de marketing digital para black friday é uma maneira que as marcas encontram de se destacar e aproveitar as oportunidades de vendas nessa data, que é uma das mais importantes para o comércio brasileiro. Se você já está pensando em como aproveitar o momento para lucrar mais, esse artigo irá te ajudar!

A Black Friday brasileira acontecerá no dia 27 de novembro de 2020. Apesar de ter um dia específico, algumas lojas costumam usar a quinta e a sexta-feira para as promoções ou até mesmo esticar as ofertas até o domingo. Há quem prefira realizar uma Black Week, ou seja, uma semana inteira com valores promocionais em celebração da data. Não há tantas restrições quanto ao formato adotado, mas seja como for, é imprescindível que você dedique esforços para as ações de marketing digital para Black Friday.

Confira os dados da Black Friday de 2019

  • O varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões na Black friday 2019 (quinta e sexta-feira), segundo dados da Ebit|Nielsen.
  • Em 2019, o faturamento no período da Black Friday foi 23,6% maior ao registrado na mesma época do evento em 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões.
  • Durante a quinta e sexta-feira (28 e 29 de novembro de 2019) foram registrados 5,33 milhões de pedidos, aumento de 25% na comparação com o mesmo período do ano anterior (4,27 milhões).
  • As promoções online da Black Friday 2019 levaram 418 mil brasileiros a comprar pela primeira vez via internet, uma alta de 12% em relação a 2018.

Todas as empresas precisam investir em marketing digital para Black Friday?

A Black Friday reserva boas oportunidades tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para aproveitar as ofertas especiais, quanto para as lojas, que podem intensificar as vendas e atrair novos clientes.
Diante de tantas possibilidades de negócios, aproveitar a Black Friday é quase uma obrigação para os lojistas que precisam intensificar o faturamento no fim de ano. Independente se a loja for física ou um e-commerce, as estratégias de marketing digital para Black Friday irão ajudar na atração de clientes e podem até ajudar a torná-los fiéis, caso sejam feitas com muita estratégia, bons conteúdos e muita criatividade.

5 dicas que potencializam os resultados de marketing digital para Black Friday

Seja inovador ao criar uma experiência

É natural que os clientes cheguem até sua loja atraídos pelo desconto, mas você terá que entregar mais do que isso para mantê-los por ali. E então, o que fazer? A resposta está em proporcionar a melhor experiência de compra, afinal, de nada adianta oferecer 80% de desconto no produto se o site não suportar a quantidade de acessos ou falhar na hora de apresentar as opções.

Realize pesquisas para descobrir o que o público-alvo valoriza ao realizar uma compra, otimize os canais de comunicação para que os clientes entendam a mensagem com facilidade e esteja disponível para responder as dúvidas sempre que for necessário. Além disso, ser transparente quanto aos valores e prazos de entrega faz toda a diferença na satisfação do consumidor!

Elabore ações de engajamento e premiações

As marcas devem pensar na Black Friday como uma porta de entrada dos clientes, onde eles chegam pelo desconto, mas ficam porque gostaram dos diferenciais oferecidos. Por isso, investir em programas de fidelidade ou ações de engajamento podem ajudar na fidelização.

Uma ação de engajamento pode envolver uma hashtag promocional, em que o cliente compartilha uma foto usando um produto, pode ser um desconto por indicação ou até mesmo o incentivo de publicações em redes sociais. O ideal é pensar em atividades personalizadas, que combinem com o persona da marca e dos consumidores, para que haja engajamento e seja efetiva para alcançar novos clientes por meio da rede de seus consumidores existentes.

Utilize dados para formar sua estratégia

Não só as estratégias de marketing digital para Black Friday como todas as outras utilizadas no ano devem ser definidas utilizando dados como referência, pois eles indicam o que tem funcionado e quais são as preferências dos consumidores.

Para que haja transparência e sucesso, é fundamental melhorar a captação e análise de dados, pois quando a qualidade dos números melhora, você tem a possibilidade de elevar as taxas de entrega, no caso de campanhas de e-mail marketing, e de obter um ROI melhor, inclusive nos anúncios em mídias sociais.

Pense em estratégias para evitar o Abandono de Carrinho

A taxa de abandono de carrinho é um indicador negativo para as lojas virtuais, sendo assim, elaborar ações inteligentes para reduzir o índice é uma das coisas mais importantes em uma estratégia de marketing digital para Black Friday.

Uma maneira de fazer isso é utilizando uma comunicação que gere conexão emocional, como por exemplo “Olá, fulano. Ficamos muito contentes com sua visita!”. Além disso, adicione prova social na forma de avaliações que transmitam seguranças, seja breve e envolvente e projete um bom fluxo. Lembre-se que o usuário não quer ter trabalho ao navegar pela sua página, mas ele tem interesse em ser tratado com gentileza e humanidade.

Abrace uma causa

As comunidades estão cada vez mais fortes no ambiente digital e as pessoas se unem pelos valores e causas em comum. Se a sua marca quiser fazer parte da vida das pessoas, ela precisa mostrar quais movimentos defende. Mesmo que você não queira se posicionar sobre assuntos polêmicos, pode falar sobre causas gerais, como por exemplo, incentivar o consumo ético, destacando a importância do consumo consciente e da redução do desperdício.

Aproveitar as ações de marketing digital na Black Friday para mostrar como a produção da marca é sustentável, feita com pouco ou nenhum dano ambiental ou como todos os clientes, independente de raça ou gênero são bem-vindos na loja também é válido. Aproveite o maior alcance da época e use a comunicação a seu favor!

Assim como em qualquer outra data comemorativa, a Black Friday traz oportunidades interessantes, mas que exigem um esforço estratégico por parte das marcas, já que passam rápido. A boa notícia é que se você fizer um bom trabalho de marketing digital na Black Friday, pode melhorar os indicadores da empresa o ano inteiro.

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