14 anos de Facebook – o que mudou no seu alcance?

Provavelmente você já deve ter percebido, mas hoje o Facebook comemora o Dia do Amigo. Sabe qual é o motivo? Há exatamente 14 anos essa rede social era lançada pra mudar completamente a forma com que as pessoas consumiam conteúdo, além de impactar diretamente nas marcas, que teriam o desafio de aprender a trabalhar com essa rede.

Atualmente, o Facebook já ultrapassou a marca dos 2 BILHÕES de usuários em todo o mundo e continua sendo a rede social mais utilizada, mas no começo ninguém sabia muito bem como a rede poderia impactar a vida de milhares de pessoas e, futuramente, de empresas também.

Quem se lembra do alcance orgânico?

Pois é! Lá no começo, a entrega dos conteúdos de páginas de forma orgânica era muito maior, já que a plataforma ainda estava estruturando o sistema de mídia. Em contrapartida, poucas pessoas sabiam utilizar esse recurso e por isso acabavam criando perfis pessoais que representavam empresas (aliás, é comum até hoje vermos essa prática, mas não é o recomendado).

Quando houve a possibilidade de criar anúncios para que as marcas alcançassem mais e mais pessoas, muitos profissionais tiveram que aprimorar seus conhecimentos para trabalhar com essa nova plataforma o que criou um mar de possibilidades e passou a permitir a segmentação por público, tornando-se mais eficaz e atingindo as pessoas certas definidas para cada empresa.

Com o passar dos anos, a plataforma foi se aprimorando cada vez mais para agradar os usuários, mudando seus algoritmos e selecionando o conteúdo que aparecia para cada pessoa de acordo com suas preferências. Inclusive, nós já comentamos aqui no blog sobre a última mudança.

O Facebook também aumentou seu leque de formatos para páginas, onde no começo era permitido somente imagem e texto, hoje temos gifs, vídeos, enquetes, notas, carrosséis e muitos outros que possibilitam criar diversas formas de dialogar com o público.

Em 2014, a empresa comprou também o Instagram e o WhatsApp que passaram a fazer parte de seu portfólio, mas com funcionalidades completamente diferentes.

A Webcompany trabalha com o Facebook desde o começo, gerenciando projetos de sucesso dentro da plataforma e ajudando diversas marcas a criarem um diálogo com seus públicos. Quer saber mais sobre o que pode ser feito para a sua empresa? Fale com a nossa equipe!

 

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

o que são backlinks

O que são backlinks e como eles impactam sua estratégia digital

Muitas pessoas não sabem o que são backlinks, mas isso não muda o fato de que eles são responsáveis por

agência de tráfego pago

Como escolher a melhor agência de tráfego pago?

Escolher uma agência de tráfego pago pode ser a decisão que define o sucesso ou fracasso das suas campanhas digitais.

Como as pesquisas online estão afetando nossas compras?

Da escolha de um produto ao agendamento de hotel, a pesquisa online já faz parte da experiência de compra atual,
O que é CRO? Como melhorar a otimização da taxa de conversão para impulsionar suas vendas

O que é CRO? Como a otimização da taxa de conversão vai impulsionar suas vendas

Você já investiu pesado em anúncios, aumentou bem o tráfego para o seu site, mas as vendas não saíram como

pinterest ads

Pinterest Ads: Estratégias para impulsionar suas vendas no B2C

O Pinterest Ads permite diversificar sua estratégia e e alcançar consumidores no momento em que eles planejam suas compras.
Por que você deve investir em marketing digital focado em conversão

Por que você deve investir em marketing digital focado em conversão

Você já se perguntou por que algumas empresas parecem ter um sucesso incrível online, enquanto outras lutam para se destacar