10 livros de marketing digital para aprimorar suas estratégias

Livros de marketing digital são fundamentais para quem quer se manter atualizado nessa área. Além de nos ajudar a aprofundar conceitos, eles são excelentes na hora de fazer um planejamento com embasamento teórico.

Se você já atua de forma profissional em Marketing Digital, ou está começando com as primeiras estratégias, é importante estar por dentro dos últimos lançamentos, pois sabemos que as atualizações nessa área chegam à velocidade de cliques!

Confira alguns livros de marketing digital que separamos para você aprofundar seus conhecimentos na área, saber das últimas novidades e deixar suas estratégias mais inteligentes e estruturadas.

 

Livros de marketing digital que você não pode deixar de ler

 

  1. Marketing na Era Digital, de Martha Gabriel

 

marketing na era digitalNa última década temos presenciado a inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas e sua difusão é crescente em todas as classes sociais. Passamos de um contexto de leitura e consumo da informação digital para um ambiente de escrita e atuação por parte do consumidor. O mercado mudou e, nesse contexto, o consumidor deixa de ser apenas alvo, transformando-se também em mídia e gerador de mídia. Estamos passando da era da interatividade para a era das comunidades e as estratégias de marketing precisam englobar e considerar a dimensão tecnológica emergente e o impacto das transformações sociais nos negócios.

Este livro aborda, em linguagem simples e objetiva, a importância estratégica do marketing nesse novo contexto que engloba o digital e a plataforma participativa da Web 2.0 como elementos essenciais a serem considerados em ações de sucesso. De forma inovadora, este livro integra informações digitais online. Por meio do uso de um dispositivo móvel conectado à internet (celular, smartphones, PDAs), o leitor tem acesso a cases, exemplos e vídeos digitais online disponíveis a qualquer instante nos QRcodes presentes ao longo dos capítulos. Outra funcionalidade digital é a realidade aumentada apresentada na capa, que dá acesso ao vídeo de apresentação do livro gravado pela autora.

Leitura essencial e recomendada a profissionais de marketing, gestores empresariais e estudantes de MBA que desejam compreender o cenário complexo que tem se delineado, atuar nele e desenvolver estratégias de sucesso para seus negócios. As regras do jogo estão mudando e, para vencer, é preciso também mudar as estratégias.

 

  1. Marketing 4.0, de Philip Kotler

marketing 4.0Este livro comprova mais uma vez por que Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos. Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing. Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.

Este livro ensina você a identificar as novas tendências e aplicações do marketing digital para compreender melhor: como o peso da opinião de familiares e amigos alterou o caminho do consumidor, que agora passa pelos cinco As (assimilação, atração, arguição, ação e apologia); qual é o papel das subculturas digitais mais ativas na defesa da marca – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet); de que maneira o marketing on-line e o off-line devem se complementar para proporcionar ao cliente um envolvimento mais profundo; como o marketing de conteúdo aumenta a curiosidade pela marca ao criar valor para o consumidor. De tempos em tempos surge um “novo” movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz. É um dos livros de Marketing Digital que você precisa ler!

 

  1. Hacking Growth: a Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido, de Morgan Brown e Sean Ellis

Esse livro promete ser o livro definitivo dos pioneiros do growth hacking, uma das melhores metodologias de negócios no Vale do Silício. Parece difícil de acreditar, mas houve um momento em que o Airbnb era o segredo mais bem-guardado de couchsurfers, o LinkedIn era uma rede exclusiva para executivos C level e o Uber não tinha a menor chance contra a então gigante rede de táxis amarelos de Nova York. Então, como essas empresas que começaram de maneira tão humilde alcançaram tanto poder? Elas não expandiram simplesmente criando grandes produtos e esperando que eles ganhassem popularidade. Havia uma rigorosa metodologia por trás desse crescimento extraordinário: o growth hacking, termo cunhado por Sean Ellis, um de seus inventores.

A metodologia growth hacking está para o crescimento de market share assim como a lean startup está para o desenvolvimento de produtos, e o scrum, para a produtividade. Growth hacking leva ao crescimento focando os clientes, alcançando-os, mantendo-os, encantando-os e motivando-os a voltar e comprar mais. Envolve equipes multifuncionais que combinam a expertise de analistas, designers, engenheiros de software e profissionais marketing para rapidamente gerar, testar e priorizar ideias importantes para o crescimento.

 

  1. Facebook Marketing, de Camila Porto

Facebook MarketingComo a maior rede social do mundo pode se tornar uma peça-chave para o seu negócio? Como aumentar suas vendas, atrair e fidelizar clientes e conquistar fãs? Estas e outras respostas você encontrará no livro de Camila Porto, além de tudo que precisa saber para utilizar o Facebook a fim de potencializar seu negócio e ter muito mais resultados. A partir de um conteúdo rico e objetivo, acompanhado de entrevistas exclusivas com profissionais renomados, você saberá como utilizar o Facebook desde a construção da sua estratégia, o que postar, como anunciar, como vender, como mensurar e como estar sempre onde seus clientes estão. Com um bilhão de usuários, o Facebook se tornou um dos canais mais importantes para os negócios, e você precisa saber o que ele é capaz de fazer pelo seu.

Neste livro você aprenderá: como usar o Facebook para alavancar sua carreira; como potencializar sua marca na maior rede social do mundo; como produzir conteúdo e gerar engajamento; como usar os anúncios no Facebook e conseguir mais visibilidade; como integrar o Facebook ao seu site, e-commerce, blog de forma estratégica para vender mais; como saber se suas ações estão gerando resultados, a partir da mensuração da sua presença no Facebook; como gerenciar crises e transformá-las em oportunidades para o seu negócio. “Facebook Marketing” é um dos livros de Marketing Digital essenciais para você apronfundar seus conhecimentos sobre o tema!

 

  1. Planejamento de Marketing Digital, de André Miceli e Daniel Salvador

planejamento de marketing digitalUma das poucas obras em português sobre planejamento de marketing digital, este livro veio para romper com as antigas formas de organizar e visualizar planos estratégicos e táticos. Testado por mais de dez anos em dezenas de clientes de diversos setores, o Diagrama de Soluções Digitais (DSD), idealizado pelo Coordenador do MBA de Marketing Digital da FGV no Brasil, André L. Miceli, e o Gerente de Marketing, Daniel O. Salvador, o DSD se apresentou como um diferencial competitivo importante para as pessoas e organizações que o utilizaram. Formado por diversas etapas que abrangem desde o planejamento estratégico até a medição dos resultados, o livro é acompanhado por diversas ferramentas práticas para auxiliar profissionais no seu cotidiano.

 

  1. O código de conversão, de Chris Smith

o codigo de conversaoEm O Código de Conversão você aprenderá um sistema passo a passo para capturar e converter leads online em vendas na maior proporção possível. Os consumidores de hoje são espertos e têm mais opções do que nunca. O mesmo vale para vendedores e marqueteiros. A habilidade de gerar leads de qualidade e de hiperpersonalizar a experiência de vendas não tem precedentes por causa da internet. É aí que este guia de marketing se destaca de todos os outros recursos ― é escrito por um vendedor premiado que sabe como fechar vendas pelo telefone no mesmo dia. Obter o nome e o e-mail de alguém é uma coisa, mas obter seu cartão de crédito requer o diagrama prático detalhando especificamente o quê e quando dizer ― até mesmo o tom de sucesso a ser usado ― para que você consiga convencer as pessoas a comprar de você. Mas, antes disso, deve haver para quem ligar, e é por isso que dois terços deste livro falam sobre como exatamente gerar leads da internet lucrativos ― em um baixo custo por clique, lead e aquisição ― e como usar tecnologia, pessoas e automação de marketing para transformar esses leads em uma fonte sem fim de compromissos de qualidade para seu time de vendas.

 

  1. Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi

marketing de conteudo epicoUm dos principais especialistas do mundo em marketing de conteúdo, Joe Pulizzi, explica como atrair clientes atuais e futuros criando informações e conteúdo que efetivamente despertem o seu interesse. Não podemos mais interromper nossos clientes com conteúdo medíocre e mensagens de vendas com os quais eles não se importam. O Marketing de Conteúdo Épico conduz você passo a passo pelo processo de desenvolvimento de histórias que produzem informações, divertem e induzem os clientes a agir – sem realmente dizer-lhes explicitamente para fazê-lo. O conteúdo épico, distribuído para a pessoa certa no momento correto, é a forma de verdadeiramente capturar os corações e mentes dos clientes. É a forma de posicionar a sua empresa como confiável e especializada em seu setor de atividade. É o assunto que os clientes compartilham e falam a respeito. Uma vez que fisgamos os clientes com conteúdo épico, eles nos recompensam fazendo nossas vendas aumentarem sem parar.

 

  1. Obrigado pelo Marketing, de Vitor Peçanha

O marketing de conteúdo está se tornando essencial em todas as empresas, e os profissionais que o dominam são cada vez mais valorizados no mercado. Obrigado pelo marketing é leitura obrigatória a para quem quer se tornar um deles. Escrito por Vitor Peçanha, referência brasileira no assunto, o livro agrega os conhecimentos técnicos e práticos que ele adquiriu ao longo de sua jornada à frente da maior empresa do país nesse mercado, a Rock Content. Usando uma linguagem de fácil compreensão, ele mostra todas as etapas para criar e executar uma estratégia de sucesso em marketing de conteúdo, além de explicar como usar da melhor maneira canais como blogs, redes sociais e e-mail, sempre focando em resultados. Uma obra fundamental para o marketing dos novos tempos.

 

 

  1. A Bíblia do Marketing Digital, de Claudio Torres

a biblia do marketing digitalA Bíblia do Marketing Digital é um guia prático para que o leitor entenda como utilizar a internet e as tecnologias digitais para os negócios e implemente ações de marketing, comunicação e publicidade online. Aborda as principais estratégias, ações, ferramentas e mídias presentes na web, além de incluir roteiros práticos para uso no dia a dia. O livro foi escrito para ser aproveitado por todos que desejam utilizar a internet para o crescimento de seus negócios, seja você um pequeno ou médio empresário, um executivo de uma grande empresa, um publicitário, um profissional de comunicação e marketing ou mesmo um estudante ou professor de cursos de comunicação, marketing e publicidade. Se você quer entrar de vez na revolução dos negócios por meio da internet, este livro foi feito para você.

 

 

  1. Guia definitivo do e-mail marketing, de DJ Waldow e Jason Falls

o guia definitivo do email marketing“Dizem que” o email está morto. Bobagem! Noventa e quatro por cento dos americanos usam email. Apaixonados por redes sociais usam mais o email, não menos. A abrangência do email móvel é enorme. O email oferece aos profissionais de marketing mais oportunidades do que nunca… Oportunidades que guiam os clientes desde a consideração e experimentação até a repetição de compras, a lealdade e a militância em favor de sua marca. No entanto o email mudou. Os usuários de email mudaram. Para conseguir resultados melhores você deve quebrar as regras. Ser um rebelde! Seja você uma empresa B2B, B2C ou startup, este livro apresenta dicas valiosas para transformar o seu email marketing.

Com o Guia Definitivo de Email Marketing, você aprenderá a: descobrir quais “regras” de email marketing estão obsoletas – e quando quebrar as outras; otimizar cada componente de sua mensagem e campanha; aumentar a lista de emails para que ela se reflita diretamente nos seus ganhos; incentivar o opt-in simplificando de modo sistemático o cadastramento de e-mails; utilizar humor e criatividade em seu email; escrever ótimas calls to action principais, secundárias e terciárias; aproveitar todas as vantagens de ferramentas desde QR codes até envio de SMS para aumentar sua lista de email; tomar melhores decisões técnicas em relação a caixas opt-in previamente selecionadas e outros atributos; saber quando introduzir deliberadamente “imperfeições” em seus e-mails; usar o email marketing e a mídia social de forma que eles se fortaleçam entre si; se preparar para o futuro do email marketing no curto e longo prazos.

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