Utilizar ferramentas de marketing para captar contatos através de formulários é algo que já é feito na maioria das empresas de médio e grande porte. O desafio está na próxima etapa: alimentar o funil de vendas. É importante manter o consumidor interessado na sua marca ao longo de todo o caminho percorrido até a decisão de compra. Você sabe quais são as melhores maneiras de fazer isso?
Chamamos de Funil de Vendas as ações envolvidas em todas as etapas do relacionamento do usuário com a empresa ao longo da jornada de compra. Naturalmente, o processo começa com o desejo ou necessidade de comprar algo, a partir daí, a pessoa realiza pesquisas e busca informações que garantam que é seguro concluir a compra. Alimentar o funil de vendas está ligado a entregar tudo o que é preciso ao longo das etapas de topo, meio e fundo, para que ela decida fechar negócio com você.
Por que você deve se preocupar em alimentar o funil de vendas?
Alimentar o funil de vendas é dar suporte à equipe comercial. O trabalho envolve diferentes estratégias, mas todas com apenas um objetivo: levar o consumidor do topo do funil, quando ele acabou de conhecer sua marca, até o fundo, quando ele está prestes a decidir adquirir o que você está oferecendo.
Como o funil de vendas é formado por um conjunto de etapas e gatilhos, ele possibilita que as áreas de marketing e vendas trabalhem de forma alinhada e previsível, gerando mais eficiência na aquisição de clientes e na qualidade da relação do potencial cliente com a marca. Quando a nutrição de leads é bem feita, as chances da compra acontecer é muito maior, porque o usuário não se dispersa enquanto considera outras opções no mercado,
Sugestões para alimentar o funil de vendas
Na fase inicial: topo do funil
Ofereça materiais simples para downloads
Os visitantes que chegam ao seu blog provavelmente estão no estágio de conscientização e coleta de informações, o momento ideal para disponibilizar ofertas fáceis e gratuitas. Tudo o que você precisa fazer é oferecer algo interessante e pedir que o usuário cadastre-se para ter acesso. Facilite o processo e seja atrativo!
Trabalhe com influenciadores
Uma pesquisa realizada em março de 2021, pelo Youpix, empresa voltada para a indústria de criadores, mostrou que 86,5% das marcas, já enxergam que trabalhar com influenciadores é extremamente importante para os negócios. A pesquisa também revelou que 71% das empresas irão aumentar o investimento no setor. As pessoas estão cada vez mais envolvidas com as outras nas redes sociais e explorar o potencial de engajamento de um influenciador do seu nicho para captar leads qualificados é uma ótima forma de atrair pessoas interessadas e alimentar o funil de vendas.
Conteúdo de instruções e exemplos
Libere um guia gratuito de qualquer coisa que seja simples para você, mas interessante para a audiência. Vale escrever um e-mail ou um roteiro básico para vídeos. Atenção, entregar algo assertivo não é sinônimo de baixa qualidade. Como estamos no começo do funil de vendas, é preciso que seja apenas algo mais direto e de fácil acesso.
Na fase intermediária: meio do funil
Disponibilize webinars
Webinar é um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que geralmente permite a interação da audiência via chat. Empresas de diferentes segmentos podem utilizar o formato para alimentar o funil de vendas e estreita o relacionamento com o seu lead. Indústrias que fornecem peças automobilísticas, por exemplo, podem enviar conteúdos educativos sobre as possibilidades de utilização dos melhores itens do portfólio de produtos.
Forneça listas de verificações
Se o seu produto ou serviço ajuda a solucionar uma das dores do público-alvo, vale utilizar listas para exemplificar como isso acontece, pois essa é uma forma de se mostrar relevante para o consumidor. Busque entregar tópicos que sejam aplicáveis e apresente sua oferta como uma opção de escolha. É fundamental que a pessoa sinta que você quer contribuir com a vida dela e não apenas vender alguma coisa.
Templates gratuitos
Quem não gosta de receber algo que irá facilitar o trabalho? Seu possível cliente, com certeza, adora! Ofereça um modelo para algo que sua empresa seja referência. Por exemplo, um escritório de contabilidade pode criar um fluxo de caixa. A ideia é entregar um item realmente útil e que comece a solucionar uma dor importante. Aqui é a fase em que o cliente está prestes a decidir pela compra, portanto, ele precisa confiar na qualidade do que a empresa oferece.
Invista em SEO
A visibilidade orgânica de sua marca é outra forma de fazê-la se mostrar confiável, relevante e presente em todas as etapas do processo de compra. Imagine que na etapa de consideração, ou seja, no meio do funil, o usuário fará muitas pesquisas sobre o mercado em que você está inserido. Se o SEO for feito e a empresa aparecer em diferentes resultados, a credibilidade tende a ser maior.
Na fase final: fundo de funil
Ingresso para eventos ou atividades especiais
E se além de um conteúdo relevante você convidasse o usuário para uma iniciativa da sua empresa? Todos adoram sentir que são especiais e ter a chance de participar de programações sem pagar nada. Você pode fazer uma promoção em que aqueles que se inscreverem para uma demonstração ou consulta gratuita participarão de um sorteio aleatório de ingressos grátis para uma conferência paga, por exemplo. Se o lead aceitar, essa é a sua chance de mostrar a relevância da marca!
Experimentação
Liberar o acesso ao seu produto ou serviço para que o usuário teste o serviço por tempo limitado pode ser uma forma de encantá-lo. Existem muitos exemplos de testes gratuitos por aí, mas o truque é fazer com que o seu pareça exclusivo e urgente. Trabalhe para que o consumidor tenha um gostinho de sua empresa incrível.
Estudos de caso
Os conteúdos enviados nesta etapa precisam mostrar a eficácia dos produtos ou serviços oferecidos pela marca. Artigos como “Veja como a solução X ajudou a empresa Y a aumentar a receita em 50%!” podem ser interessantes, principalmente se houver prova social, ou seja, depoimentos que comprovam que aquilo aconteceu na prática.
Alimentar o funil de vendas tem tudo a ver com produzir conteúdos de qualidade. Por meio dos materiais enviados em cada e-mail ou mensagem, você consegue educar seu potencial cliente e também sanar suas dúvidas, anseios e problemas, colocando seu negócio na posição de solucionador de problemas e encaminhando esse lead pelo funil até o momento da decisão.
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