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10 dicas para melhorar suas vendas no Whatsapp

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Realizar vendas no Whatsapp pode ser uma maneira de alavancar os resultados da sua empresa. Por meio do aplicativo de mensagens, é possível conversar com clientes e fornecedores, compartilhar imagens e realizar chamadas de vídeo, porém, para garantir bons negócios, é preciso agir com base em um plano de ação.

Com mais de 5 bilhões de instalações na Google Play Store, loja de apps para celulares com sistema Android, o aplicativo é o que tem a maior base de usuários ativos por mês no Brasil, segundo a pesquisa “Digital in 2020”, realizada pela We Are Social. Como você deve imaginar, o potencial de vendas no Whatsapp é gigante, mas os benefícios não se resumem nisso!

Empresas mais antenadas podem aproveitar o aplicativo de mensagens para engajar o público-alvo, estreitar o relacionamento, comunicar novidades e atrair novos clientes. Seja qual for a intenção, o segredo para o sucesso está em conectar-se com a audiência e ser relevante em seu dia a dia.

Siga essas recomendações e tenha mais vendas no Whatsapp!

Prefira utilizar um número profissional

Abordar os clientes utilizando um número pessoal pode indicar que a empresa não é tão profissional quanto realmente é. Além disso, o WhatsApp Business possibilita a configuração do horário de atendimento, disponibilidade de horários e programação de mensagens automáticas. O cuidado com a marca deve estar presente em todos os detalhes!

Coloque o Whatsapp como principal contato em seu site

Os sites são a casa da sua empresa na internet, por isso, o canal de contato deve estar em um espaço visível em todas as páginas. Deixe claro que se trata de um número de Whatsapp e, se possível, deixe um link à disposição. Quanto mais você facilitar a vida do usuário, maiores serão as chances de vendas na internet.

Faça contatos para oferecer conteúdo relevante

Mesmo que você não mantenha contatos diários com os clientes, é interessante enviar conteúdos úteis ao longo das semanas. A dica é criar uma lista de transmissão segmentada por interesses e enviar materiais que possam despertar a atenção das pessoas. Vale compartilhar um áudio, texto, vídeos e até mesmo um resumo dos últimos posts do seu blog.

Pedir feedbacks para entender o que pode ser melhorado também é fundamental. Aliás, se algum cliente pedir para sair da lista, tenha o cuidado de removê-lo. É importante que as interações sejam boas!

Utilize o Whatsapp para dar suporte ao cliente

Com a rotina cada vez mais dinâmica, otimizar o tempo do cliente é uma forma de conquistar seu coração. As pessoas preferem enviar mensagens do que serem atendidas pelo telefone, então utilize isso a seu favor e ofereça todo o suporte que elas precisam.

Resolva os problemas com a agilidade que a rede pede, responda dúvidas, seja empático e mantenha o profissionalismo. Para evitar confusão, salve os contatos com organização, guarde o histórico das mensagens e faça classificações de acordo com o estágio de relacionamento.

Construa sua audiência via Instagram e Facebook

O Facebook, Instagram, LinkedIn e o Youtube serão os canais de atração para contatos que podem gerar vendas no Whatsapp. Configure as plataformas colocando o número de telefone em seu perfil, informe nos posts que você tem o espaço de atendimento e compartilhe depoimentos recebidos por lá. Isso contribui para que seus clientes percebam que podem falar com você pelo aplicativo.

Use gatilhos mentais para aumentar as conversões

Gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro humano recebe para a tomada de decisão. Se você deseja obter mais vendas no Whatsapp, precisa entender esses gatilhos e saber quando devem ser usados. O gatilho de urgência, por exemplo, induz o cliente a fazer uma conversão imediata para não perder a oportunidade de compra. Aprender a mexer com as emoções do cliente é tão importante quanto saber vender para ele.

Jamais faça spam

A partir do momento que se compromete a fazer negócios na internet, é essencial evitar contatos indesejados e propagandas indevidas. No caso do Whatsapp, não envie mensagens de bom dia, boa noite ou os famosos gifs de bichinhos fofos. A comunicação deve estar sempre relacionada com sua proposta de negócio.

Treine sua equipe para prestar o melhor atendimento possível

O alinhamento das equipes colabora para o sucesso de todas as iniciativas da empresa, inclusive com as vendas no Whatsapp. Realize um treinamento com profissionais de marketing digital e vendas, garanta que os colaboradores estejam preparados para atender os clientes, tirar suas dúvidas e fechar negócios. O atendimento padronizado evita as reclamações de clientes mal atendidos e preserva a imagem da marca.

Crie uma campanha de vendas para o WhatsApp

Em outras palavras: tenha um material adequado para trabalhar. Você pode pensar em uma carta de vendas em versão resumida, um script persuasivo ou recursos visuais para enriquecer a abordagem. Uma comunicação diferenciada e focada em apresentar os diferenciais da empresa potencializa os resultados.

Divulgue o canal de comunicação

A publicidade online é um recurso poderoso para melhorar suas vendas no Whatsapp, já que aumenta o alcance e permite que você atinja um público mais amplo. Divulgue seu telefone em anúncios do Google Ads, e-mail marketing e nos posts patrocinados e abra oportunidades com pessoas de diferentes regiões – esse é um dos benefícios que o trabalho digital oferece!

O WhatsApp é um dos principais aplicativos de mensagem do mundo e, quando utilizado com atenção e estratégia, pode se tornar uma poderosa ferramenta de negócios. Quanto mais você souber sobre sua persona e mais assertivo for na abordagem, maiores serão as chances de fazer boas vendas no WhatsApp.

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