Você sabe a diferença de SEO Friendly e SEO Contínuo?

Como você faz suas buscas na internet? Digita o tema em questão no Google e começa a pesquisar em diversos links, certo? Você e 90% dos usuários brasileiros utilizam mecanismos de busca para “caçar” suas informações online e, por isso, nós sempre voltamos a falar de SEO e da importância de se ter um site e conteúdos com boa encontrabilidade na web. 😉

Hoje em dia, se uma empresa não trabalha SEO na construção e desenvolvimento do seu site, a chance dela ser encontrada nos mecanismos de busca é muito pequena. Existem algumas regras criadas e avaliadas pelo “robô” do Google (o maior buscador da internet) que tornam os sites mais amigáveis, são elas:

    • Formatação dos conteúdos de cada página;
    • Utilização correta das heading tags;
    • Meta informações das páginas;
    • Estruturas corretas de títulos;
    • Utilização de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.

 

> Entenda como um projeto de SEO pode acelerar seus negócios

 

Esses são elementos que devem ser trabalhados na programação, junto da equipe de SEO, conteúdo e desenvolvedores de uma equipe de Marketing Digital. E uma boa aplicação de SEO no Marketing pode resultar em um case de sucesso: tanto de SEO Friendly como SEO Contínuo!


Qual é a diferença de SEO Friendly e SEO Contínuo?

As técnicas que citamos para que seu site esteja bem posicionado no Google são apenas algumas dentre várias que devem ser aplicadas, e devem fazer parte de sua estratégia de Marketing Digital a curto e longo prazo. E, então, temos um trabalho de aplicação de SEO Friendly e outro SEO Contínuo. Entenda um pouco mais sobre a diferença entre eles:

 

O que é SEO Friendly?

O SEO Friendly é a conjunto de boas práticas de construção da página/site, que permite que ela tenha uma leitura mais completa do Google. Com uma boa estruturação de elementos como título, intertítulos, fotos e suas descrições, o Google pode ler melhor suas informações, compreendendo os conteúdos publicados, e assim posicionando melhor sua página nos resultados de busca.

Imagine o seguinte: você é um dos “robôzinhos” do Google responsável por elencar quais páginas aparecem quando alguém procura o termo “marketing digital”. Com a quantidade infinita de páginas possíveis, é razoável que você faça uma análise prévia, excluindo do rankeamento páginas que pareçam sem muito valor para quem está buscando.

Resumindo, você irá observar se a página possui título, se os intertítulos estão bem estruturados e se tem relação com o tema, a hierarquia do conteúdo, se possui foto, se a velocidade do carregamento da página está boa, se é responsiva, se seu site tem certificação e é seguro (entenda o que significa ter um site seguro no Chrome). Ou seja, se as práticas de SEO Friendly estão bem aplicadas e se essa é uma página relevante para o usuário!

Agora inverta essa situação: sendo você o responsável pela página, ao construir seu site com essas estruturas, você ajuda o Google a encontrar você e a te deixar bem colocado nas buscas!

 

O que é SEO Contínuo?

Já o SEO Contínuo está mais relacionado com o Marketing de Conteúdo  e tem um grande peso para que você esteja nas primeiras posições dos mecanismos de busca! Aplicando da melhor forma possível essas práticas de SEO Contínuo, seu conjunto permite que as informações sejam lidas de melhor forma pelo Google (assim como explicamos há pouco!).

Dessa vez, a análise não está diretamente relacionada com a estrutura em si, mas com o conteúdo. Além de verificar se sua página tem título, por exemplo, o “robôzinho” vai verificar se ele está relacionado com a palavra chave buscada. No caso de SEO Contínuo, a intenção é atrair mais visitantes orgânicos!

E sobre palavras-chaves, um adendo: o uso de palavras-chaves relevantes para seu negócio é importante para dar visibilidade ao seu site. Cada página de seu site ou publicação de blog são novas portas de entrada para os usuários. Assim, utilizar palavras-chaves em cada uma delas e manter suas páginas atualizadas são práticas importantes para que você seja visualizado nas pesquisas do Google!

Os dois conjuntos de boas práticas de SEO estão conectadas: quando você pensa em construir uma página/blog com essas diretrizes, você colabora para que sua empresa esteja, de forma orgânica ou não, bem posicionada.

Quer ter certeza de que seu site/blog está construído e seguindo as boas práticas de SEO  Friendly e Contínuo? Entre em contato!