Tendências de Marketing Digital 2018 para já ficar de olho!

Estar por dentro das tendências de marketing digital pode ser decisivo para conseguir aproveitar todas as ferramentas e oportunidades que estão surgindo e vão se consolidar nos próximos anos. Para isso, separamos algumas indicações para já incluir no radar e no planejamento de 2018:

CHATBOTS

Respostas instantâneas, objetivas e personalizadas – o uso de chatbots está facilitando o contato entre marcas e públicos, com sistemas que aprendem, adaptam-se e guiam os clientes até a solução de problemas. Grandes marcas já estão utilizando a tecnologia no Facebook Messenger e a tendência é que cada vez mais segmentos adotem os chatbots em diferentes canais de contato.

INFLUENCIADORES

Ok, não é mais novidade ver campanhas com a força e o carisma dos influenciadores digitais, porém, para os próximos anos a diferença é que cada vez mais marcas vão dar mais peso para o conteúdo e identificação, no lugar apenas do alcance e audiência. A pesquisa da Nielsen Global Online Consumer Survey indicou que 90% dos consumidores confiam mais em recomendações do que conteúdos institucionais, o que reforça a importância de selecionar influenciadores que tenham proximidade real com sua marca e consumidores, para que a estratégia seja eficaz.

STREAMING

Os vídeos já dominaram sua timeline, certo?

Consumimos muitos vídeos em diferentes redes, especialmente as transmissões ao vivo. Dados recentes indicam que as pessoas estão 10x mais propensas a comentar uma transmissão ao vivo do que um vídeo editado, já que esse conteúdo parece muito mais dinâmico e interativo para o público. Assim, considere fazer um streaming para eventos, palestras, lançamentos de produtos, entrevistas, análises… com os avanços da tecnologia nunca foi tão fácil gerar esse tipo de conteúdo de maneira rápida e com boa qualidade.

CONTEÚDO PRÓPRIO

A ideia de só copiar o que os concorrentes fazem está com dias contados! Nessa mesma linha do streaming, investir em conteúdo próprio, como ilustrações, textos e tutoriais é um diferencial para conseguir ter mais controle e se diferenciar dos concorrentes. Procure histórias que cativam seu público, crie vivências e experiências reais. A criac?a?o de conteu?do, entre outras coisas, permite o aumento da credibilidade da organizac?a?o e do nu?mero de vendas, já que bons conteúdos melhoram seu posicionamento nos buscadores ou o alcance nas redes sociais. Como já indicamos, esses conteúdos devem entrar em diferentes momentos da jornada de consumidor (link texto).

PARA JÁ FICAR DE OLHO: INTERNET DAS COISAS

Se até alguns anos atrás objetos com inteligência artificial eram personagens apenas de filmes de ficção, hoje itens comuns do dia a dia com interação virtual estão se tornando realidade, desde avanços na medicina, até interações em exposições de arte. Na prática, esse avanço representa uma nova maneira de pensar em aplicativos, sites, chats e buscadores que interajam só usando a voz ao invés de digitar as informações, por exemplo, conseguindo resolver problemas e situações com uma velocidade elevada. Falar de IoT não é mais futuro, mas uma realidade.

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