O que faz um gestor de tráfego?

Uma boa estratégia de marketing digital exige como peça fundamental um bom gestor de tráfego. A busca por investir em publicidade para aumentar a visibilidade do negócio está cada vez mais em alta, principalmente com as mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo.

Segundo o estudo realizado pela Deloitte, contratada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), em 2020 cada investimento em publicidade gerou R$8,54 para a economia brasileira. No total, foram investidos 49 bilhões de reais em publicidade, um aumento anual de 4,5% entre 2001 e 2020.

Todo mundo quer – e pode ter – uma fatia desse bolo ao apostar em estratégias de marketing digital, como um bom gestor de tráfego faz. Acompanhe este texto para entender tudo sobre o assunto!

O que faz um gestor de tráfego?

Um gestor de tráfego é o profissional responsável por gerir campanhas de anúncios pagos online. Ele lida diretamente com os investimentos feitos pelas empresas para anúncios patrocinados nas mais diversas plataformas de mídia digital, como Facebook, Instagram, Google, Youtube, Pinterest, entre outras.

Funciona da seguinte forma: a empresa disponibiliza certa quantia mensal para investimentos em Ads e o gestor de tráfego se responsabiliza por analisar as melhores plataformas para as necessidades do negócio, entender como aquele investimento pode trazer o melhor retorno possível e monitorar esses resultados.

É claro que não se resume a somente criar uma campanha online. Além dessas atribuições que citamos, o profissional de tráfego também atua ativamente na busca pela melhoria dos resultados, de acordo com o objetivo da empresa, portanto, precisa estar sempre acompanhando e realizando ajustes na campanha quando necessário.

A maior diferença entre um gestor de tráfego que apenas sabe usar as ferramentas de anúncios pagos e o que atua profissionalmente com essa demanda são as abordagens estratégicas que podem tornar o investimento do cliente muito mais promissor do que, inicialmente, ele pode ser, afinal, ele é quem atua de frente direcionando todo o fluxo de visitas recebido.

Dentre suas principais atividades estão:

  • Análise e otimização de fluxo;
  • Segmentação adequada das campanhas de acordo com os interesses da empresa;
  • Definição e distribuição de orçamento para tráfego pago, conforme as melhores oportunidades de retorno para o negócio;
  • Acompanhamento constante das taxas de conversão e outros KPIs;
  • Geração de leads qualificados para a marca.

Por que a gestão de tráfego é importante?

Se você ainda não compreendeu bem o que um gestor de tráfego faz, vamos falar da importância de investir em anúncios pagos para que você compreenda melhor essa estratégia.

Primeiro, “tráfego” é uma nomenclatura dada aos visitantes de uma página na web, portanto, ele pode ser tanto pago quanto orgânico.

O tráfego pago é aquele que vem como resultado do investimento em anúncios em mídias online, que divulga a sua marca e atrai mais visitas. Já o tráfego orgânico é o que gera visitas para o seu site organicamente por meio de técnicas de SEO e sem precisar de patrocínio.

Existem também outros tipos de tráfegos, como:

  • Tráfego social: quando as pessoas chegam nos seus canais online por meio de redes sociais, como Instagram, Facebook, Linkedin, entre outras;
  • Tráfego de referência: quando as pessoas chegam ao seu site por meio de backlinks;
  • Tráfego direto: quando as pessoas digitam exatamente o endereço da sua página no navegador e acessam seu site;
  • Tráfego de e-mail marketing: quando o acesso aos seus canais são advindos da ferramenta de e-mail.

Quando nos referimos a um gestor de tráfego, estamos falando mais especificamente do investimento em anúncios pagos para gerar visitas a uma página da internet. A importância disso, na verdade, envolve diversas vantagens, a começar pela atração de novos usuários interessados em seu conteúdo/serviço/produto.

Veja algumas das principais vantagens da gestão de tráfego:

  • Aumento dos visitantes do site;
  • Maior chance de impactar leads qualificados;
  • Aumentar a taxa de conversão;
  • Com a segmentação certa, é possível atingir um grupo específico de pessoas;
  • Possibilidade de destacar seu negócio frente à concorrência;
  • Alcançar a primeira página do Google e estar acima dos conteúdos orgânicos;
  • Aumento das vendas e maior reconhecimento de marca.

Vantagens de contratar a Webcompany para ser seu gestor de tráfego

Agora que você já sabe o que faz um gestor de tráfego, saiba que a Webcompany é uma agência de marketing digital que conta com especialistas em criar, analisar, monitorar e gerar os melhores resultados para as suas estratégias digitais.

Nossa equipe une conhecimento e paixão pelo digital a uma dinâmica de trabalho flexível, transparente e eficaz, com o objetivo de potencializar resultados para empresas que querem, sempre, estar um passo à frente da concorrência.

Não oferecemos apenas os serviços de um gestor de tráfego, mas todo um planejamento completo de marketing digital com foco na performance da sua empresa. Ao contratar a nossa agência, você não precisará de mais de um profissional para gerir seus anúncios pagos, porque atuamos em todas as frentes, com serviços como:

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  • Analista de marketing digital e gestor de tráfego dedicado a seus objetivos;
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